logo


Bagada escrito em 22 de Abril de 2024

Luto em Natal: faleceu Veridiano Rodrigues, do Verus Bar

A segunda-feira está mais triste em Natal! Faleceu Veridiano Rodrigues, o proprietário do lendário Verus Bar. O empresário lutava contra a diabetes e sofreu algumas complicações e infecções recentemente. Na manha de hoje (22) não resistiu. 

Verus, como era carinhosamente chamado, tinha 67 anos, fundou um dos mais tradicionais bares da cidade, fazendo a alegria de muitas gerações. O local é conhecido pelos shows e pela receptividade das meninas que lá trabalhavam. 

Blog do Bagada

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 18 de Abril de 2024

Buracos abertos há 3 meses em Capim Macio

Na manhã desta quinta-feira (18) um seguidor registrou e nos enviou esse verdadeiro absurdo que acontece no bairro de Capim Macio. São 3 enormes buracos que estão abertos há aproximadamente 3 meses e nada fazem para resolver definitivamente. Vejam o risco que que esta falta de manutenção leva à população. 

Os buracos estão localizados nas ruas Francisco Pignataro e Américo Soares WanderleY. Nãi sabemos ainda se esta é uma responsabilidade da prefeitura ou da Caern, mas ficam aqui o registro e o pedido de "socorro". 

Blog do Bagada 

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 24 de Março de 2024

Banho de esgoto em Areia Preta

Algumas coisas nunca mudam. A “língua preta”, formada na praia de Areia Preta por poluição que segue entrando no mar, segue ocorrendo regularmente, sem nenhum tipo de intervenção do poder público.

Recentemente, o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) apresentou uma petição em uma ação civil pública cobrando a definição de um prazo para que a Prefeitura de Natal inicie uma série de fiscalizações para evitar a poluição na praia de Areia Preta.

Contudo, não é o que está acontecendo na prática e quem mora no local segue reclamando da continuidade da situação. Devemos lembrar que a principal atividade econômica da nossa cidade é o turismo. Enquanto governo e prefeitura anunciam "obra em todo lugar", esse absurdo acontece em uma das principais praias urbanas de Natal. 

Blog do Bagada 

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 24 de Março de 2024

Domingo triste: morre o “Gordinho Artur”

O domingo começa com a triste notícia do falecimento de Artur Costa, o "Gordo Artur", como era carinhosamente chamado pelos mais próximos. Ele estava internado na UTI do Hospital Rio Grande, em Natal, após sofrer uma convulsão em casa, mas não resistiu ao sofrer duas paradas cardiorespiratórias. 

Artur tinha 49 anos e era figura muito querida. Chegou a trabalhar por alguns anos na Assembleia Legislativa, gostava de frequentar cafés e bares da cidade, sempre em busca de um bom papo. Em algumas dessas ocasiões tive a satisfação de dar boas risadas ao seu lado. 

O velório e sepultamento ocorrerão ainda neste domingo. Fica aqui o nosso abraço solidário aos parentes e amigos do "Gordinho Artur"

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 20 de Março de 2024

Trânsito caótico em Natal

Absoluto caos no trânsito de Natal antes do clássico ABC x América. Estratégia absurda da PM, visando evitar confronto entre torcedores, acabou prejudicando milhares de pessoas e causando o maior congestionamento do ano.

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 16 de Março de 2024

Opinião: ruma de “pé de gia” querendo ser vereador de Natal

Opinião: ruma de “pé de gia” querendo ser vereador de Natal

As convenções partidárias estão aí e começamos a conhecer os pré-candidatos natalenses. Alguns novos nomes e outros antigos conhecidos querendo morder uma quantidade razoável de votos para garantir uma vaguinha em algum lugar a partir de 2025. Faz parte e isso é mais antigo na política que os 10 mandamentos.

Dizem que “dinheiro não aguenta desaforo”, mas urna eletrônica aceita sim. Porque é cada nome que tenho visto que só Jesus para explicar tal pré-candidatura. Tem ex-vereador querendo voltar, tem forasteiro querendo chegar, tem quem está indo só por ordem de alguém, tem mulher indo só para o partido morder a cota, tem de tudo.

Aliás, tem novos bons nomes também. Não citarei nenhum, por enquanto, para não ser injusto ou tendencioso. O fato é que outubro é logo ali e veremos qual será a escolha do povo natalense. O vereador é o cargo eleitoral mais próximo do povo, o que mais está acessível. Portanto, cuidado na hora de escolher o seu. Fuja dos “pé de gia”.

Blog do Bagada

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 13 de Março de 2024

Projeto propõe que radiografias não sejam descartadas no meio ambiente

Em sessão ordinária nesta quarta-feira (13), o plenário da Câmara Municipal de Natal aprovou o Projeto de Lei n° 699/2021 apresentado pela vereadora Margarete Régia (PROS) que dispõe sobre a obrigatoriedade de recolhimento de radiografias descartadas por estabelecimentos que realizam exames radiológicos na capital potiguar. Acatado em segunda discussão, o projeto segue agora para sanção do Executivo.

Obrigar os estabelecimentos que realizam exames radiológicos a recolher as radiografias descartadas em decorrência da execução de suas atividades, a fim de que esse tipo de resíduo de serviço de saúde seja gerenciado seu descarte de forma adequada, e conscientizar a população do município de Natal sobre a necessidade de descartar adequadamente as lâminas plásticas com resíduos de Raio-X, como forma de cuidar do meio ambiente são os objetivos da proposição.

"Todos os dias, as clínicas e os hospitais de Natal fazem milhares de radiografias e nem sempre o descarte dessas radiografias é adequado. Isso muitas vezes vai parar nos lixões, nos rios, em qualquer lugar. Então, esse projeto da vereadora Margarete é muito importante. Trata-se de um projeto que tem natureza ambiental, sócio ambiental, preocupado com a preservação do planeta", defendeu o vereador Robério Paulino (PSOL), que subscreveu a matéria.

Outro texto aprovado em segunda discussão foi o PL 743/2021, do vereador Tércio Tinoco (União Brasil), que institui o Projeto Farmacêutico Clínico, que modifica e reestrutura a utilização de mão de obra farmacêutica nas Unidades de Pronto Atendimento – UPAs, nas Unidades Básicas de Saúde e Unidades Mistas de Saúde da rede pública de saúde, no âmbito do município.

De acordo com Tércio Tinoco, a proposição tem o intuito de modificar, reformar e/ou reestruturar a utilização de mão de obra farmacêutica nas UPAs, Unidades Básicas de Saúde e Postos de Saúde da rede municipal, visando melhoria no atendimento à população que utiliza esse serviço após atendimento médico. "Consideramos que a assistência farmacêutica visa assegurar o acesso da população aos medicamentos a partir da promoção do uso correto deles, a fim de garantir a integralidade do cuidado e a resolutividade das ações em saúde", concluiu.

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 13 de Março de 2024

And the Oscars goes to…

And the Oscar goes to…

Algumas figuras públicas, principalmente políticos, precisam entender que nem toda trend deve ser usada ou simplesmente não combina com o seu perfil. Aliás, é a sua equipe de comunicação que precisa fazer esse filtro. Vejam o exemplo do prefeito Álvaro Dias.

Seguindo a tendência do Oscar, o seu marketing achou bacana entrar na onda, citando 5 obras que mereceriam a premiação. Acontece que 2 delas ainda estão inacabadas, sendo uma atrasada. Fora que, convenhamos, não combinou muito com o perfil mais sério e muitas vezes sisudo do chefe do executivo natalense.

E vocês, o que acharam? Merece a estatueta?

Blog do Bagada

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 13 de Março de 2024

Natal está mais quente e perdeu 50% da vegetação nos últimos anos

Entre 1984 e 2013, Natal perdeu mais da metade de sua área verde, o que deixou a cidade entre 0,9 0C e 1,50C mais quente, segundo o professor do IFRN (Instituto Federal do Rio Grande do Norte), Malco Jeiel, que é geógrafo e doutor em Climatologia pela Universidade Autônoma de Madrid.

“As imagens de satélite demonstram uma notória redução da área verde, primeiro fator a influenciar no aumento de temperatura de uma cidade. O IPCC [sigla em inglês para Intergovernmental Panel on Climate Change, ou Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, em português], que é formado por mais de 50 cientistas do mundo inteiro, inclusive do Brasil, que produzem estudos constantemente sobre aquecimento global, diz que a temperatura do planeta aumentou entre 0,70C e 0,80C... e olha o efeito que já dá", alerta o pesquisador, que planeja atualizar os dados do estudo até o meio deste ano.

Segundo o professor, "o efeito climático, com o aumento de um ou meio grau a gente pensa que é pouco, mas não é não, porque a escala é exponencial para o ambiente como um todo. Por exemplo, o Brasil trabalha como agronegócio e quando o planeta vai aquecendo, tem que haver pesquisa de melhoramento genético da planta para se tornar mais resistente a mais um grau, o café...é a mesma coisa. O aumento de meio ou 10C é muito preocupante, tanto é, que o gatilho para o IPCC é 1,50C, passou disso, a situação é considerada irreversível”.

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 12 de Março de 2024

Dengue: 9 em cada 10 casas inspecionadas em Natal têm focos do Aedes Aegypti

Nove em cada dez casas inspecionadas por equipes de saúde em Natal nas últimas duas semanas apresentaram focos de mosquito dengue. A informação é do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria de Saúde de Natal, e foi divulgado nesta terça-feira (12) pelo portal g1-RN.

São considerados focos de dengue pontos que podem servir para o acúmulo de água. A água parada – e limpa – serve para reprodução do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue.

“Nós estamos tendo chuvas muito significativas, e aí os nossos agentes, ao irem às residências, estão encontrando esse número. Já faz duas semanas que nós temos observado que, de cada 10 residências, em 9 nós estamos encontrando focos”, relatou o chefe do Centro de Controle de Zoonozes de Natal, Jan Pierre Araújo.

De acordo com o Jan Pierre, mais de 30 mil casas em Natal foram visitadas pelos agentes de endemias do município do início do ano até o dia 29 de fevereiro. E mais de 35 mil focos de dengue foram destruídos.

“Por aí se consegue ver que existe mais de um foco por residência visitada dos nossos agentes”, disse.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), em 2024, mais de 5,6 mil casos suspeitos de dengue foram notificiados em todo o Rio Grande do Norte. Em Natal, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, foram cerca de 900.

O chefe do Centro de Controle de Zoonozes de Natal pediu que a população seja receptiva com os agentes de endemia que estão visitando as residências e também reforçou que a maior prevenção deve ser feita pelo próprio morador.

G1

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 10 de Março de 2024

Família pede oração pela saúde de Bruno Mooneyhan


Família pede orações pela saúde de Bruno Mooneyhan

Circula nos grupos de WhatsApp o apelo de amigos e familiares pedindo orações pela saúde de Bruno Mooneyhan, bastante conhecido em Natal. O jovem empresário participava de um torneio de Beach Tennis quando sentiu fortes câimbras por todo o corpo e precisou ser hospitalizado às pressas.

Bruno, adepto à vida saudável, sofreu Rabdomiolise, tendo um quadro grave de desidratação, e encontra-se na UTI, mas aparentemente já fora de risco.

Desejamos saúde!

Blog do Bagada

Comentários

Deixe um comentário

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 14 de Fevereiro de 2024

Morre o professor de matemática Osley Leandro

Morre o professor Osley Leandro, de matemática

Notícia trágica e triste, daquelas que aperta o coração e preocupa. O professor Osley, de matemática, caiu do apartamento onde mora. Ainda estamos verificando o motivo, mas um vizinho acredita que ele teria tirado a própria vida. Mais uma vítima dessa doença silenciosa e que causa tanto sofrimento.

Osley tinha mais de 30 anos de experiência e era muito ativo nas redes sociais. Que Deus conforte o coração da família e dos amigos. Sentimos muito!

Blog do Bagada

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 5 de Fevereiro de 2024

Vereadora Brisa se revolta com ação da PM na Favela do Japão, mas não menciona agente da Rocam baleado

A vereadora Brisa Bracchi (PT) foi até as redes sociais falar em “violência policial” após a Polícia Militar ser acionada e com as informações que tinha, fazer uma operação na Favela do Japão, na zona Oeste de Natal, no último sábado (3).

Brisa além de condenar a ação policial, nem sequer cita que um PM que atua na Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam) foi baleado durante o ocorrido.

Segundo a vereadora, a operação atrapalhou o projeto social Balé da Ralé e ainda diz que está em “contato com as autoridades para tratarmos com urgência esse caso grave.”

Sobre o policial baleado

Segundo a PM, o agente de segurança foi atingido por dois disparos durante uma troca de tiros. Um dos disparos atingiu o punho do policial e o outro a região do tórax.

Como estava utilizando colete balístico, o equipamento impediu que o projétil atingisse o corpo do policial. O militar foi socorrido no Hospital Walfredo Gurgel. O autor dos disparos fugiu do local.

Com informações da 98 FM Natal

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 4 de Fevereiro de 2024

Bruno Giovanni revela estar sendo ameaçado por empresário

O comunicador Bruno Giovanni divulgou em seu blog que está sofrendo ameaças por parte do empresário Fabiano Galvão. No relato, BG detalhou a cronologia dos fatos e afirmou que as ameaças começaram em maio do ano passado. 

Segundo ele, tudo começou em maio do ano passado, quando o Blog do Bg publicou uma confusão envolvendo o empresário Fabiano Galvão e o advogado Pedro Petta no condomínio Alphaville Natal.

"Desde o episódio das publicações em maio do ano passado pelo BLOGDOBG, que esse sujeito vem me fazendo ameaças em redes sociais no perfil dele, no canal do YouTube do meu programa na 96 FM e para pessoas com quem se encontra e fala no meu nome", afirmou.

BG relatou que o empresário foi para o Youtube da 96 FM para "desferir palavras de baixo calão e acusações infundadas" contra ele. BG acrescentou: "Com o histórico de problemas e do comportamento do empresário Fabiano Galvão, não só tive que tornar público o comportamento dele referente a minha pessoa, como não tenho mais como relativizar o que ele vem fazendo".

 

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 24 de Janeiro de 2024

Modernidade: chifre agora vira like

Modernidade: chifre agora vira like


A nossa Natal não cansa de surpreender. Há pelo menos 3 dias não se fala em outra coisa na capital potiguar, quiçá no estado inteiro, que não seja sobre o polêmico chifre que tomou conta dos grupos e redes sociais. Obviamente não citarei nomes. Não citarei sequer as profissões. Assunto batido e cansado!

 

O que tem surpreendido mesmo é a necessidade de alguns envolvidos de trazerem exaustivamente o tema para as redes sociais. Todo dia é um moído, um expondo o outro, uns depoimentos tão naturais quanto uma nota de R$3,00. Que negócio triste! Errou? Pede desculpas a quem tem que pedir e segue a vida. Foi traído ou traída? Manda ir pastar ou perdoa e segue a vida.

 

Mas procurar engajamento com uma arrumação dessa?!? Pois é, chifre agora gera likes e seguidores. Quem quer levar? Quem vai passar? Eita arrumação…

 

Blog do Bagada

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 20 de Janeiro de 2024

Eu também quero ser prefeito de Natal

Eu também quero ser prefeito de Natal!

A campanha começou, meu povo!
Estamos saindo da fase da especulação e assistindo as confirmações. Carlos Eduardo, líder nas pesquisas e mais do mesmo, Natália Bonavides, que não quer, mas Lula mandou, tem mudado sua postura nas redes sociais, General Girão, o cearense que provavelmente vai acabar apoiando Paulinho, Joanna Guerra, uma grande técnica que Álvaro tenta empurrar goela abaixo, e Paulinho Freire, que agora parece que vai.

Um já foi prefeito por 4 mandatos, travou o Plano Diretor e virá com promessas inéditas, a outra é conhecida por apoiar invasões e militar exclusivamente em prol das pautas petistas, o general que foi eleito surfando na onda do Bolsonarismo, e Paulinho que surge como uma “novidade”, mas está articulando para vir com o apoio de muita gente poderosa.

Sendo assim, vou filiar-me ao Partido Alto, que é o partido do samba, e lançar a minha pré-candidatura também. Ora mais! Já me vejo ocupando o Palácio Felipe Camarão! Tenho, pelo menos, uns 20 votos na família. Será que já dá para me considerar prefeitável?

Brincadeira à parte, acompanharemos uma das mais disputados eleições municipais já vistas na capital potiguar.

Blog do Bagada

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 19 de Janeiro de 2024

Joanna Guerra: “Paulinho precisa resolver o que ele quer”

Para disputar as eleições, Joanna Guerra precisa primeiro ser a vencedora no pleito de Álvaro Dias, que ainda irá decidir para quem irá seu apoio. Ela reconheceu “nomes de peso” como os do secretário de Esportes Rafael Motta e do deputado federal Paulinho Freire, mas fez uma ressalva.

“Primeiro, Paulinho precisa resolver o que ele quer. Numa semana ele é candidato. Na outra semana existe a ventilação que ele irá apoiar algum outro possível candidato à Prefeitura”, disse Joanna Guerra.

Enquanto a decisão não é tomada, a secretária afirmou que vai seguir o seu trabalho à frente da pasta do Planejamento, em vistas a dar sequência as obras desenvolvidas em Natal. No entanto, ela não esconde o desejo de ser a candidata do prefeito.

“Eu já coloquei meu nome à disposição do prefeito Álvaro Dias com objetivo de dar continuidade à gestão. Ter realmente essa personalidade, esse perfil técnico, esse perfil experiente que nós temos no Executivo, de muitos anos aqui em Natal, de formação, de qualificação, de diálogo com as comunidades, de conhecimento sobre a cidade do Natal, de números sobre projetos, sobre políticas públicas, sobre aquilo que Natal precisa par continuar avançando e crescendo… Então, tendo o apoio do prefeito Álvaro Dias, eu serei a candidata”, disse Joana Guerra.

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 18 de Janeiro de 2024

Modinha perigosa: adolescentes alugando lanchas em Pirangi

Modinha perigosa: adolescentes alugando lanchas em Pirangi

O verão está aí e as praias lotadas de jovens procurando diversão. A estação é considerada por muitos como a melhor do ano, mas exige também alguns cuidados ao aproveitá-la. Principalmente quando falamos de adolescentes em busca de aventuras, paqueras e experiências. Chegaram nos últimos dias ao nosso blog informações de que grupos de adolescentes estão alugando lanchas para irem aos parrachos do litoral sul.

Garotos e garotas se reúnem, pagam as despesas, compram bebidas e vão em busca de farra. Mas e a responsabilidade, de quem é? Na última quarta-feira escutei o relato preocupante de um marinheiro. “Já disse ao dono da lancha que não aceitarei mais participar desse tipo de passeio. Jovens irresponsáveis que passam dos limites”, desbafou o homem. “Se acontecer algo mais grave a culpa será minha”, finalizou.

Essa semana um grupo de rapazes se desentendeu em pleno passeio. Uns queriam convencer o marinheiro a ir até Tabatinga e outros não aceitaram. Formou-se a confusão em alto mar e até agressão física rolou. Outro caso chocante foi o de um marinheiro que está sendo acusado de assediar meninas que estavam visivelmente embriagadas. Isso tudo sem nenhum dos pais ou adulto acompanhando.

Enfim, protejam os seus filhos e conversem com eles. O dinheiro não compra tudo! Entregar a segurança de um adolescente nas mãos de um desconhecido e achar que está tudo bem, porque estão teoricamente se divertindo, pode ter consequências graves. Fiquem alertas!

Blog do Bagada

*Foto meramente ilustrativa*

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 16 de Janeiro de 2024

Álvaro Dias exonera filho de Nina Souza e amplia afastamento entre os dois

Álvaro Dias estica a crise com o grupo do vereador Paulinho Freire e da vereadora Nina Souza.

O diário oficial do município traz, nesta terça-feira (16), a exoneração do filho da vereadora, Pedro Henrique Araújo de Souza, além de todos os cargos indicados por Nina.

Pedro era indicado dela já há algum tempo, em que ocupava um cargo na Secretaria de Mobilidade Urbana, a STTU. Assume Marcos José Chaves Gomes.

Blog do Bg

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 10 de Janeiro de 2024

Fim de uma era: Salomé encerrará as atividades

Fim de uma era: Salomé encerrará as atividades

Uma triste notícia para quem conhece um dos mais tradicionais lanches de Natal: Salomé vai encerrar as atividades após 40 anos de uma história que marcou a história da cidade.

A informação veio através do colega Bruno Giovanni, no Meio Dia RN, e pegou muita gente de surpresa. Segundo informações colhidas por este blog, um bar especializado em espetinhos vai administrar o local, mas focado em hambúrguer.

Quem comeu comeu!

Blog do Bagada

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 1 de Janeiro de 2024

E o Pix, nada ainda? Prefeitura de Natal não pagou dezembro?

E o pix, nada ainda? Prefeitura de Natal não pagou dezembro?

Servidores municipais de Natal passaram o Reveillon sem o salário na conta. Um enorme prejuízo para eles e para a economia local em uma data emblemática, uma vez que mais de 20 mil famílias são atingidas e aproximadamente R$75 milhões deixaram de circular na cidade.

Hoje, coincidentemente, está circulando nos principais veículos uma matéria que aponta o prefeito Álvaro Dias como o sexto gestor mais aprovado do Brasil dentre as capitais. Os comentários nas postagens são os melhores. E aí, o que você acha?

Blog do Bagada

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 30 de Dezembro de 2023

Mudança na Lei Djalma Maranhão deve reduzir eventos gratuitos em Natal

Com as mudanças na Lei Djalma Maranhão que reduzem pela metade o incentivo fiscal para financiar projetos culturais em Natal, a classe artística aguarda, a partir de 2024, a queda em espetáculos e eventos culturais na capital potiguar, além de uma redução no número de projetos gratuitos.

Na última terça-feira (26), na última sessão do ano, a Câmara de Natal aprovou uma matéria apresentada pelo prefeito Álvaro Dias (Republicanos) que baixou de 2% para 1% o valor proveniente de impostos a ser usado como incentivo cultural, por meio da renúncia fiscal.

Segundo o presidente da Associação dos Produtores Culturais e Artísticos do Rio Grande do Norte (APCA) e CEO da Idearte Produções, Amaury Jr, Natal vai na contramão do Brasil, que vê o governo federal aumentar os investimentos na cultura.

“Precisa se ampliar, não diminuir e dividir o pão. O que a gente espera de 2024 é um apagão, é uma redução significativa”, lamenta.

O produtor ainda reclama da retirada do IPTU como fonte de recursos da lei, deixando somente o ISS. A partir de agora, com a mudança apresentada pela Prefeitura e aprovada pela Câmara Municipal, o IPTU será considerado apenas para fins de aferição do teto do valor a ser renunciado, não podendo ser utilizado como valor destinado à captação de projetos.

Para a Prefeitura, a redução no incentivo cultural visa “consolidar” o Fundo de Incentivo à Cultura. O valor da renúncia fiscal iria para este fundo.

“É um absurdo o Fundo ser de R$ 400 mil reais como ele é quando é lançado, porque ele é lançado a bel prazer da gestão. A gente é a favor disso [do Fundo], toda classe é a favor, mas não tirando da Lei Djalma Maranhão, não tirando de uma conquista”, afirma.

Saiba Mais

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 28 de Dezembro de 2023

Vereador Herberth cita blocos tradicionais de Natal como mau exemplo da lei cultural

Vereador Herberth cita blocos tradicionaois como mau exemplo da lei cultural

Em resposta a uma crítica do influencer Diógenes Jr, pelo posicionamento dos vereadores em relação à Lei Djalma Maranhão, o parlamentar Herberth Sena acabou citando um dos blocos mais tradicionais de Natal como mau exemplo para o modelo anterior da lei cultural.

“Tipo esses blocos, esses eventos que recebem recursos da lei ainda cobram ingresso vão diminuir”, disse o vereador. O irônico é que ele estava presente em alguns desses blocos nos últimos anos. O estranho é ler isso por parte de um parlamentar jovem, que diz defender a geração de emprego e renda. Somente no bloco citado por Herberth, foram mais de 200 pessoas trabalhando diretamente no dia do evento. Fora os indiretos e os que trabalham no pré e pós festa.

Fora isso, o vereador diz que “não há projetos na zona norte e nem da zona oeste”, o que não é verdade. Norte Samba, Virada Cultural, Sambinha da Laje e Cheia de Manias são alguns dos eventos que acontecem na ZN. Natal é mesmo a cidade do atraso. A cidade onde “se paga 200 para o outro não ganhar 20”.

Blog do Bagada

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 26 de Dezembro de 2023

A pedido da Prefeitura, Câmara Municipal votará projeto que pode acabar com a cultura

Câmara de Natal votará hoje projeto que pode acabar com a cultura

Chegou à Câmara Municipal de Natal um Projeto de Lei que pode acabar com os setores da cultura e do entretenimento natalense. A proposta partiu da FUNCARTE e da Tributação e está deixando produtores e artistas preocupados. O prefeito Álvaro Dias teria comprado a ideia e solicitou aos seus vereadores que aprovem o projeto.

As informações passadas ao prefeito são inverídicas e ele acreditou. Agora cabe à Câmara decidir se vai prejudicar um dos setores que mais emprega na cidade. Lembrando que o entretenimento não beneficia apenas os produtores. São mais de 50 atividades envolvidas direta ou indiretamente.

O corte seria de quase 50%, o que prejudicará milhares de trabalhadores. Os secretários da cultura e da tributação apoiam o corte. O prefeito, mal assessorado, comprou a ideia e poderá sair extremamente prejudicado com a classe artística e cultural em seu último ano de mandato. 

 

blog do Bagada

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 24 de Dezembro de 2023

Partiu Márcia Dantas Varella

Partiu Márcia Dantas Varela

No último sábado, 23, perdemos Márcia Dantas Varela, 67 anos. Uma figura querida que vinha há anos lutando contra o câncer.

Márcia, seridoense, filha do ex-deputado Dary Dantas, era presença vibrante em eventos sociais do estado. Gostava também da política e seus bastidores. Uma mulher de sorriso no rosto e sempre muito carinhosa com este comunicador.

Um grande abraço a Luiz Varella, ao amigo Victor e seus irmãos. A família preferiu uma solenidade mais reservada e em breve divulgará informações sobre a missa de 7º dia.

Descanse, Marcinha!

Blog do Bagada

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 19 de Dezembro de 2023

(In)segurança em Natal: tiroteio na Av Alexandrino

(In)segurança em Natal: tiroteio na Alexandrino

A bandidagem está mais destemida que nunca em Natal. Na tarde desta terça-feira, em local bastante movimentado, um casal tentou assaltar a funerária localizado na rua São José com a Av Alexandrino de Alencar. Os bandidos foram surpreendidos com a reação do proprietário e acabaram baleados.

Infelizmente neste período aumentam os casos de assaltos. Ainda mais com a (in)segurança que vivenciamos no RN. Não tem mais dia, local nem hora.

Blog do Bagada

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 17 de Dezembro de 2023

Fantástico: Dr Marcos Braga representa a OAB/RN no caso “mensageiros do tráfico”

“Mensageiros do Tráfico”: OAB/RN bem representada no Fantástico

 

Conforme este blog anunciou previamente, o Repórter Secreto, do Fantástico, esteve em Natal e a matéria foi ao ar neste domingo, 17. O tema era sobre os “mensageiros do tráfico”. Maus advogados que visitavam clientes na Penitenciária de Alcaçuz e levavam mensagens deles para outros criminosos. Ordens de execução e empréstimos de armas estavam entre os “recados” levados por eles.

 

Se por um lado estes advogados tentaram desonrar a profissão, por outro lado o talentoso advogado Marcos Braga representou a OAB/RN na matéria e deixou a instituição orgulhosa com a sua postura. Dr Marcos é o atual presidente do Tribunal de Ética da OAB/RN e falou em nome dos colegas e da Ordem. Como não poderia deixar de ser, a matéria gerou repercussão nacional e Braga tem sido parabenizado por grandes juristas em todo o país.


Aliás, é este o advogado responsável por este blog ainda não ter sido alvo de processo ou cancelamento. Obrigado!

 

Blog do Bagada

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 17 de Dezembro de 2023

Marmota: a confra, o vibr@dor e o Uber

Marmota: a confra, o vibrador e o Uber

Não faltava mais nada na nossa linda Natal. Mas estamos no mês das confraternizações, onde rola muito álcool, e tudo pode acontecer. Na última sexta-feira, 15, aconteceu um encontro entre amigas, que estudaram no mesmo colégio por anos, e os maridos não poderiam participar.

A tarde/noite estava bem animada e apimentada. Elas combinaram previamente que os presentes do Amigo Secreto teriam que ser algo para usar na intimidade. Lingeries, cremes e brinquedinhos eróticos foram trocados. Fim da confra e cada uma para a sua casa.

Uma das jovens, noiva e bastante alcoolizada, resolveu chamar o Uber. Ao entrar no carro e perceber que o motorista era um rapaz bem apessoado, a moça resolveu conversar sobre os presentes trocados. O papo foi ficando animado e a viagem demorou mais que deveria. Acontece que ela esqueceu um pequeno detalhe: havia compartilhado a viagem com o noivo.

O noivo, desesperado, resolveu pegar o carro e ir em direção ao Uber, achando que a noiva poderia ter sido sequestrada ou algo do tipo. Surpresaaa! O carro estava bem próximo à casa dele, parado em uma rua tranquila, e a moça estava apresentando ao motorista o brinquedinho que acabara de ganhar. Formou-se a confusão e o corno ameaçou chamar a polícia. Até que a jovem assumiu a culpa e disse que não rolou “nada demais”.

Que fim levou o noivado? Saberemos em breve! Cada um foi para o seu lado e o Uber voltou ao trabalho feliz e contente.

Blog do Bagada

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 15 de Dezembro de 2023

É Fantástico! O Repórter Secreto está em Natal

Atenção! O Fantástico está em Natal

Tremores, nervosismo e ansiedade tomarão conta de quem está devendo algo à justiça neste momento. O repórter investigativo do Fantástico foi visto almoçando tranquilamente no renomado Camarões. Essa notícia não abalará em nada os que estão com a consciência limpa. Mas pode tirar o sono de quem tá com bronca nas costas.

O que vem por aí? Palpites?

Blog do Bagada

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 14 de Dezembro de 2023

A Família Marista perde Irmão Inácio

A família Marista perde Irmão Inácio


Uma triste notícia chega ao blog nesta quinta-feira, 14 de dezembro. O querido Irmão Inácio partiu aos 73 anos, em São Luís/MA. Partidos estão todos os corações que tiveram a honra de conviver com um ser humano tão gentil, acolhedor e agregador. O eterno diretor era dono de raro carisma, adorava estar entre os mais jovens e tinha verdadeiro amor pelo ensino e pela formação de cidadãos.

 

Conheci Ir Inácio em 1998. Eu não era bom aluno e fui algumas vezes chamado para uma conversa. Nunca levantou o tom de voz. Naquele ano, mesmo não sendo selecionado para o time de futsal, Irmão Inácio resolveu me levar para a Brasil Norte, em Maceió, argumentando que eu ajudaria a animar o ambiente das equipes do Marista de Natal.

 

Obrigado, Irmão Inácio! Hoje a Família Marista perde um grande líder, mas seus exemplos ficarão para sempre na memória e nos nossos corações. Que Maria e Champagnat lhe recebam como merece!

 

Blog do Bagada

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 11 de Dezembro de 2023

Homem é encontrado morto em guarita da Secretaria de Educação de Natal

Um homem foi encontrado morto durante a manhã desta segunda-feira (11) em uma guarita da Secretaria de Educação de Natal. Segundo informações da Guarda Municipa de Natal, o homem era uma pessoa em situação de rua.

Ainda de acordo com a GMN, o corpo foi encontrado por volta das 6h, por um dos vigilantes. Ele já estava em estágio de decomposição, o que aponta que sua morte ocorreu há pelo menos dois dias.

A Guarda Municipal foi acionada e está no local da ocorrência. Até a publicação desta matéria, não há informações sobre a possível causa da morte do homem, que também não foi identificado. O Itep foi acionado para recolher o corpo.

Tribuna do Norte

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 8 de Dezembro de 2023

Comerciantes do Alecrim reclamam de ocupação irregular das calçadas

Comerciantes e lojistas do bairro do Alecrim intensificaram as cobranças e voltaram a solicitar fiscalizações por parte da Secretaria de Serviços Urbanos de Natal (Semsur) acerca da atuação desordenada de barracas e ambulantes nas proximidades do camelódromo e de calçadas de lojas do bairro. Segundo estimativas da Semsur, no período natalino o número ultrapassa os 600 ambulantes no bairro.

Nas imediações do camelódromo, próximo ao Relógio do Alecrim, é possível constatar ambulantes que disputam espaço com venda de mercadoria dos mais diversos tipos, seja alimentícios, vestuário, itens eletrônicos, entre outros. Alguns deles ocupam calçadas de lojistas, que reclamam da desorganização.

Para o presidente da Associação dos Empresários do Bairro do Alecrim (Aeba), Matheus Feitosa, a fiscalização do poder público precisa ser mais intensa de modo que não haja impacto da atividade comerciária no bairro. “Não é só fiscalizar, mas organizar, definir o tamanho das bancas, o que e como pode ser vendido. Se não tivermos esse apoio de ordenamento urbano, fica difícil fazermos com que o Alecrim funcione da melhor forma possível. Enquanto brigamos por infraestrutura e segurança e ter sucesso em algumas dessas demandas, a questão do ordenamento público e fiscalização é abandonado”, reclama Matheus Feitosa.

“No entorno do camelódromo muitos estão ocupando área que não é para ocupar, isso de forma desordenada. As calçadas estão sendo invadidas, tanto por lojistas que colocam produtos nas calçadas como alguns ambulantes e camelôs ocupando espaços indevidos. Isso está forte nesse período porque é uma forma de tentar chamar a atenção do cliente, mas muitas vezes afasta e torna mais feio o ambiente de circulação de clientes e de quem trabalha. Isso acontece devido à falta de fiscalização da prefeitura”, acrescenta.

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 6 de Dezembro de 2023

Marmota: a Caminhonete do Amor no Parque das Dunas

Marmota: casal testa amortecedor do carro próximo ao Parque das Dunas

O que seria apenas mais uma inocente caminhada no lindo Parque das Dunas, acabou virando um flagrante na manhã desta quarta, 6. As jovens saiam do local, em direção ao carro, e pararam para tirar fotos, quando perceberam um movimento estranho em um carro e ficaram curiosas.

Um casal dentro de uma caminhonete cinza (preservaremos a marca e placa), percebeu a aproximação das meninas. A mulher, loira dos cabelos curtos, pulou para o banco de trás. O homem, um pouco acima do peso, não conseguiu passar para a parte traseira e resolveu abrir as portas para reencontrar a amada. O reencontro pegou fogo, diga-se.

Em plena luz do dia, num local movimentado é muito visitado, num carro sem película frontal, o casal resolveu se entregar à paixão ali mesmo. Haja fogo! As jovens que flagram o momento tórrido caíram na risada e continuaram caminhando para os seus carros. Quando passaram pela “caminhonete do amor” novamente perceberam que o casal estava um pouco mais entusiasmado e o veículo chegava a balançar.

Que marmota! Acredito que estavam apenas transando a suspensão. Nada demais! Povo maldoso…

Blog do Bagada

 

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 5 de Dezembro de 2023

Secretário culpa regras federais que impedem “Nova Ribeira” e aponta exigências “absurdas”

A Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final da Câmara Municipal do Natal (CMN) realizou nesta segunda-feira 4 uma audiência pública para tratar sobre a revitalização da Ribeira. O debate acontece logo após um projeto digital de reocupação do bairro histórico viralizar nas redes sociais. Representando a Prefeitura, o secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) Thiago Mesquita criticou exigências federais que travam a requalificação da região.

O secretário Thiago Mesquita apontou problemas que resultaram no atual cenário de abandono do lugar. “Primeiro, o cenário da problemática de área tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional [Iphan]. O tamanho do investimento econômico e do aspecto burocrático de restauro nesse país é uma vergonha. A gente entende a necessidade de preservar o aspecto urbanístico de fachadas, é relevante e não podemos abrir mão”, explicou.

“Mas as exigências que o Iphan imputa, à nível nacional, são absurdas. É aquilo que se imputa para não se viabilizar qualquer projeto nesse sentido de restauro”, continuou. “Duvido muito que as cores vibrantes propostas aqui [pelo projeto do artista Ronkaly] sejam autorizadas”, exemplificou.

Para Thiago Mesquita, é necessária uma avaliação profunda para verificar se esses regramentos têm sido impeditivos para que as áreas históricas não sejam requalificadas, permanecendo abandonadas. “Além disso, temos um forte viés ideológico e conceitual que rege esses órgãos. Se quisermos resolver a questão da Ribeira, precisamos enfrentar o aspecto ideológico e conceitual, mas principalmente pedir a reformulação de padrões de legislações que nos permita viabilizar economicamente parcerias público-privadas”.

O titular da Semurb apontou que o Novo Plano Diretor estabeleceu uma ponte com a normativa federal para tentar driblar aspectos burocráticos. “Estabelecemos um instrumento chamado ‘arrecadação de imóveis abandonados’ que, através de uma parceria público-privada, podemos recuperar imóveis que estejam há mais de cinco anos sem recolher IPTU. A Semurb tem feito um levantamento para identificar, principalmente na Ribeira, imóveis que reúnam as condições necessárias para quem quer fazer parceria público-privada”.

Agora RN

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 5 de Dezembro de 2023

Opinião: agora todos amam a Ribeira

Opinião: agora todos amam a Ribeira

Viralizou nos últimos dias a campanha “Ribeira Nova” e o assunto tomou conta da cidade. Imagens feitas com utilização da Inteligência Artificial circularam nos grupos e redes. Uma audiência pública chegou a ser realizada na última segunda-feira, 4, e os vereadores desmontaram grande entusiasmo pelo tema. Por que somente agora?

A Ribeira está aí desde quando Natal é Natal. Quantos anos de abandono? Quantas promessas feitas? Quantos projetos que não saíram do lugar? Precisou um artista, Ronkaly, desenvolver um projeto que chamou atenção através das pastagens de uma corretora de imóveis, Michele Lordão, para o tema virar pauta pela milésima vez. E agora, dará em algo realmente?

Vamos aguardar! O fato é que os nossos reativos políticos passaram a amar a Ribeira novamente. Vamos ver quanto tempo vai durar essa paixão.

Blog do Bagada

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 3 de Dezembro de 2023

Projeto “Ribeira Nova” será tema de audiência na Câmara de Natal

Depois de viralizar nas redes sociais o projeto Ribeira Nova será tema de audiência pública na Câmara Municipal de Natal. Através de uma postagem da corretora de imóveis Michele Lordão as imagens logo chegaram a milhares de pessoas. "Foram mais de 8 mil compartilhamentos", disse Michele. 

É fato que a Ribeira realmente merece maior atenção do poder público há muitos anos. Muitas promessas já foram feitas. Está na hora dos governos e da sociedade se unirem em prol dessa causa. O tema será abordado na próxima segunda-feir, as 10:30h, na "casa do povo". 

 

Blog do Bagada

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 3 de Dezembro de 2023

É cabaré, mas é organizado

É cabaré, mas é organizado

Na noite do último sábado, 2, houve uma operação em várias “casas de drinks” de Natal. A PF, PRF e o Ministério Público do Trabalho estavam verificando as questões trabalhistas e exploração sexual. O famoso Senzala não estava devendo nada à justiça e foi aprovado com louvor.

Parabéns, Ministro Amir! É cabaré, mas é organizado!

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 2 de Dezembro de 2023

Confusão em motel da zona sul

Confusão em motel da zona sul!

A manhã deste sábado começou animada em um motel da zona sul. A polícia foi chamada após um homem bastante alterado ser expulso do quarto pela companheira. O cidadão discutia com a polícia e gesticulava muito, tentando se justificar.

Parece que a madrugada foi animada!

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 29 de Novembro de 2023

UTI do hospital Walfredo Gurgel tem vazamento de oxigênio e gás comprimido

Nesta quarta-feira (29), aconteceu um vazamento de oxigênio e gás comprimido usado na ventilação mecânica para entubação dos pacientes no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, localizado no bairro Tirol, na Zona Leste de Natal.

Os profissionais do hospital estão usando “balas de oxigênio” para manterem os pacientes vivos na UTI, segundo informações de Breno Abbott, conselheiro fiscal do Sindsaúde-RN. Ainda de acordo com Breno, o sindicato se reunirá com a direção do hospital nesta manhã para um resolução do problema.

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 27 de Novembro de 2023

Drogasil Petrópolis vira alvo da bandidagem

Drogasil Petrópolis vira alvo da bandidagem

A Drogasil Petrópolis foi novamente alvo de bandidos na noite do último domingo, 26. O assalto aconteceu por volta das 22h, quando um bandido armado entrou na loja portando arma e ordenou que todos deitassem no chão. Um outro homem dava cobertura no estacionamento do local.

O assaltante levou todo o dinheiro que estava no caixa, produtos da drogaria e pertences dos funcionários e clientes. As imagens ainda não foram disponibilizadas, mas funcionários relatam que o bandido já é conhecido entre as farmácias da região.

Blog do Bagada

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 26 de Novembro de 2023

Tiroteio no Largo do Atheneu

Tiroteio no Largo do Atheneu

Recebemos agora de seguidores a informação de um tiroteio próximo ao Largo do Atheneu. Policiais estão no local fortemente armado e um homem está no chão, provavelmente atingido por um tiro.

Em breve mais informações!

Blog do Bagada

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 21 de Novembro de 2023

Hoje tem chuva de devotos em Natal

Hoje tem chuva de devotos

Hoje, 21 de novembro, comemoramos o dia da padroeira de Natal, Nossa Senhora da Apresentação. Um dia emblemático para a cidade, de muita fé e oração. Dia também do milagroso surgimento de “devotos”. Sabe como é, né?!? Ano que vem tem eleição municipal.

Que Nossa Senhora abençoe a nossa Natal e nos livre de toda desgraça!

Blog do Bagada

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 20 de Novembro de 2023

A destruição causada pelas drogas

A destruição causada pelas drogas

Avistei hoje uma colega da época de faculdade. Estava pelo Tirol e ela caminhava no sentido oposto ao meu. De longe a vi e fiquei torcendo para que não fosse realmente ela, mas era. Infelizmente quem eu encontrei hoje não é mais aquela jovem talentosa, bonita e saudável de outrora. A droga a consumiu.

Bateu-me uma tristeza inevitável. Não sei se agi certo ou errado, mas fiquei tão desconcertado que não a cumprimentei. O que dizer? O que perguntar? Ela me reconheceria? As dúvidas vai ficar martelando meu juízo agora. Como martela também um questionamento: como pode uma pessoa se auto destruir assim?

Cuidemos dos nossos jovens, cuidemos de nós mesmos. O baseado inocente de hoje, pode ser o crack assassino de amanhã.

Que pena, amiga, que pena!

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 19 de Novembro de 2023

Quero ser prefeito de Natal também!

Lançarei minha pré candidatura a prefeito de Natal também

Virou festa! Todo mundo quer ser pré-candidato a prefeito de Natal agora. Eu também quero! Aliás, vou até conversar com Álvaro Dias, para ser um dos 12 pré-candidato dele também. Eu gosto é da resenha e não posso ficar de fora dessa, né?

Carlos Eduardo, Natália Bonavides, Rafael Motta, BG, Paulinho Freire, General Girão, sargento Gonçalves, Styvenson, Luís Eduardo, Joana Guerra, Herbert Sena, Robério Paulino, Érico Jácome,…esqueci alguém?
Tem gente aí que descobriu Natal um dia desse, que se perde ligeiro ali na Zona Norte.

A disputa terá mais nomes que a eleição para vereador. Já que estão “levando à pagode”, vou me filiar ao Partido Alto e cantar também.

Quero ser prefeito de Natal! Boa noite!

Blog do Bagada

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 17 de Novembro de 2023

Vandalismo, rostos cobertos e prejuízo ao trabalhador

Vandalismo, rostos cobertos e prejuízo ao trabalhador

Pneus queimados, prejuízo ao patrimônio público, trabalhadores perdendo os seus horários, rostos cobertos para não serem identificados, trânsito caótico em horário de pico, polícia desrespeitado…isso é protestar? É assim que esses “estudantes” querem reivindicar algo?

Há quem interessa esse tipo de movimento? A sociedade compactua com isso? Quem liderou essa baderna? Quem patrocinou a bagunça? Vamos aguardar o pronunciamento da turma da esquerda sobre o que acontece hoje em Natal.

Blog do Bagada

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 15 de Novembro de 2023

Apagão em Natal? Faltam energia e sinal de celular

Vários seguidores relatando a falta de energia em diferentes bairros de Natal na manhã desta quarta-feir, 15. Alem disso, as operadoras Tim e Claro apresentam péssimo sinal de internet. As previsões dos últimos dias era de que o calor traria muitas consequências. Será que esse "apagão" é uma delas? 

Blog do Bagada

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 11 de Novembro de 2023

Influencer Rica de Marré em Natal

Quem está trabalhando e curtindo em Natal é Rica de Marré. A influencer de quase 5 milhões de seguidores no Instagram chegou na última sexta-feira, 10, e esteve com a também blogueira Flávia Pípolo. Abraão, marido de Rica, também está por aqui e relembrou a época que morou na capital potiguar. 

Será que vão curtir o sábado na capital potiguar? 

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 9 de Novembro de 2023

Festa “Ex-Marista Nunca” abre lote extra de ingressos

Consolidada, com camisas esgotadas, a festa Ex-Marista Nunca, que ocorre neste final de semana, oferece a última oportunidade para quem não quer perder o evento já tradicional no calendário dos potiguares. A organização abriu hoje (09/11) um lote extra, atendendo a pedidos dos que não abrem mão de viver momentos de alegria e nostalgia. O lote pode ser adquirido diretamente no Grêmio da escola.

“Ficamos muito felizes porque em todas a edições os ingressos esgotaram. Sinal de que continuamos no caminho certo, proporcionando reencontro e experiências, neste que é o maior evento de ex-alunos do país. O lote extra foi bem analisado e pensado para os que não querem ficar de fora”, explica Iury Bagadão, da Mestiço, promotora do evento.

Sao esperadas na festa 3 mil pessoas que serão animadas das 15 às 23h pelos shows da Banda Magníficos, Renno Porta, Pedro Luccas, Mesa 12 e Gota Elétrica. além disso a festa “Ex-Marista Nunca” proporciona reencontros, emoções e experiência diversas, reunindo várias gerações.

“Já estamos na contagem regressiva. A festa do Marista já virou um case nacional, uma tradição que conquistou outras cidades como Maceió, João Pessoa, Belém, São Luís e Recife. Quem for, com certeza, vai vivenciar momentos para entrar na memória”, garante Tiago Galego, da Mestiço.

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 8 de Novembro de 2023

O “Porpa” vai pra casa

O “Porpa” está em casa!

O amigo Cláudio Porpino anunciou nesta quarta-feira, 8, no seu Instagram, que está finalmente indo para casa. O ex-deputado recebeu alta hospitalar e comemorou muito a notícia.

“Momento de muita emoção. De alta hospitalar. Agradecer”, escreveu Cláudio. Após meses de angústia e muita luta pela vida, agora ele fará a reabilitação em casa. Amém!

Blog do Bagada

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 7 de Novembro de 2023

Prefeitura autoriza procedimentos extra-teto e cirurgias cardíacas serão retomadas em Natal

O secretário de Saúde de Natal, George Antunes, anunciou a retomada das crirurgias cardíacas em Natal. A decisão veio após reunião, nesta terça-feira (7), com o prefeito Álvaro Dias, que autorizou o pagamento de procedimentos extra-teto. Segundo órgãos de controle, esse tipo de cirurgia pela rede pública está suspensa desde a segunda quinzena de setembro.

“Nós fizemos uma reunião agora com o prefeito e, dada a sensibilidade dele ao caso, é inevitável, não dava para a gente postergar mais ainda do que esse dia de hoje, ele autorizou que eu pagasse esse recurso extra-teto, mesmo tirando recurso de outras áreas econômicas, mas autorizou. Hoje eu vou voltar a conversar com os prestadores de serviço para ver se a partir de amanhã [quarta-feira] a gente começa a operar esses pacientes”, afirmou George Antunes.

No entanto, o secretário apontou uma dificuldade: por quanto tempo Natal vai sustentar essa situação? A indagação é fruto do esgotamento do teto de financiamento para procedimentos de média e alta complexidade (MAC), que foi alcançado já no mês de agosto. O fato, inclusive, coincidiu com o período de suspensão das cirurgias, iniciado no mês seguinte.

“Por quanto tempo Natal vai ter que segurar os serviços do Estado inteiro? Enquanto o Governo do Estado, enquanto a Sesap não voltar a pagar aquele R$ 1,150 milhão, que é de uma contrapartida obrigatória, de farmácia básica, UPA e Samu – não estou falando nem daqueles R$ 70 milhões que eles nos devem – é um dinheiro que já faz falta. Com R$ 1,150 milhão eu já fazia esse complemento no extra-teto”, disse o titular da SMS.

O secretário afirmou que Natal está atendendo residentes de outros municípios do Rio Grande do Norte para além do que foi pactuado com o Poder Executivo estadual. Essa discrepância geraria um custo de R$ 60 milhões anuais à Prefeitura, segundo ele. Antunes pede revisão dos valores repassados pelo Governo do Estado.

Outra cobrança do secretário é referente ao Ministério da Saúde. De acordo com ele, um aumento no teto de financiamento foi aprovada na ordem de R$ 43 milhões e cabe agora à pasta federal a aprovação e publicação de portaria para a utilização dos recursos pelo município.

Tribuna do Norte

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 7 de Novembro de 2023

Caso Themisinha: família continua buscando informações

A família da natalense Themis Freitas, 51, continua buscando informações sobre o seu paradeiro, apesar do que foi noticiado em alguns blogs. A última informação é de que ela teria embarcado rumo à São Paulo, mas teria ficado em Brasília durante a conexão. O caso agora está sendo acompanhado também pela Polícia Federal. 

Themisinha, como é conhecida, não dá notícias há mais de 1 mês, não tem celular e nem usa cartão de crédito. O que dificulta bastante as buscas. Os familiares continuam buscando informações e acionaram a PF de Brasília. 

"O que mais desejamos é que Themisinha volte e que esteja bem", desabafou uma prima em uma rede social. Estamos na torcida! 

Blog do Bagada 

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 7 de Novembro de 2023

Opinião! Dinheiro não dá em árvore

Opinião! Dinheiro não dá em árvore!

Nos últimos dias acompanhamos casos desastrosos de investimentos de alto risco em Natal. Levadas pela tentação do “dinheiro fácil” centenas de pessoas acabaram ficando no prejuízo financeiro e, em alguns casos, também emocional. Cuidado!

A frase é antiga e você deve ter escutado na infância: “dinheiro não dá em árvore”. Desconfie sempre das promessas de alta rentabilidade sem oficialidade. A minha sabia mãe sempre disse: “o único lugar onde dinheiro e sucesso vem antes do trabalho é no dicionário”.

Blog do Bagada

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 4 de Novembro de 2023

“Língua Negra” retrata o descaso com Areia Preta


“Língua Negra” retrata o descaso com Areia Preta

A imagem impressiona e não é novidade. A “língua negra” voltou a aparecer na praia de Areia Preta e preocupa moradores da região. Há bem pouco tempo a área foi considerada impropria para o banho, justamente por causa desta água suja que escoa para o mar.

“Pagamos um IPTU em torno de R$10mil para vermos esse descaso pela janela”, diz um morador. Além dessa situação, a vizinhança sofre diariamente com os rolezinhos das motos barulhentas que trafegam ali noite adentro.

Não precisamos lembrar que Natal é una cidade que sobrevive do turismo. O que o poder público está esperando para preservar as nossas riquezas naturais?

Blog do Bagada

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 4 de Novembro de 2023

Desaparecida! Família e amigos procuram Themis

A família e os amigos de Themis Dantas Azevedo de Freitas, 51 anos, estão bastante preocupados com o seu sumiço. Nesta sexta-feir, 03, foi publicada uma nota comunicando o seu desaparecimento. Há aproximadamente uma semana não se tem noticias dela. 

 

"Themisinha", como é carinhosamente chamada, não passa por um bom momento emocional e teria ido à praia da Pipa, lugar que costuma frequentar bastante. Ficamos na torcida para que logo seja localizada e que esteja bem. 

Blog do Bagada 

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 2 de Novembro de 2023

Baixaria no bairro de Petrópolis

O Largo do Atheneu ficou agitado na noite desta quarta-feira, 1º, após uma "arenga" entre mulheres. Conforme mostra o vídeo, as mulheres aparentemente saiam de um badalado restaurante quando resolveram discutir e partir para o vale-tudo. Por sorte os homens permaneceram calmos e tentavam acalmar as enciumadas. 

Teve golpe com bolsa, tentativa de bofete, puxão de cabelo e muito palavrão. Juma Marruá ficaria com medo das meninas da elite natalense.

Blog do BagAda 

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 31 de Outubro de 2023

URGENTE! Criança de apenas 11 anos planejava ataque à escola de Natal

Uma ação conjunta entre a Polícia Civil do Rio Grande do Norte e o Ministério da Justiça e Segurança Pública resultou na identificação de uma criança de 11 anos de idade, suspeita de planejar um ataque a uma escola localizada em Natal. A informação foi confirmada pela própria Polícia Civil.

Em menos de 24 horas, após identificação de informações críticas que apontavam à iminência de concretização de um possível ataque, as autoridades conseguiram uma representação de busca e apreensão através do Poder Judiciário.

Durante a operação, as autoridades apreenderam materiais que comprovam o planejamento da ação, e as investigações apontam para o envolvimento de outro adolescente da mesma escola. Este adolescente foi ouvido, nessa segunda-feira (30), através da Delegacia de Proteção a Criança e Adolescente (DPCA/NATAL).

A rápida ação das forças de segurança pública estaduais e federais foi crucial para garantir a integridade dos alunos e funcionários da instituição de ensino identificada.

A Polícia Civil orienta a todos os pais que sejam vigilantes quanto às crianças e adolescentes, em especial no que se refere ao uso de aplicativos de jogos que, em muitas ocasiões, estão sendo utilizados para fins criminosos.

Atuaram na operação de investigação e agentes de segurança pública da Delegacia de Proteção a Criança e Adolescente (DPCA/NATAL), da Delegacia Especializada no Atendimento a Adolescente (DEA), com o Laboratório de Operações Cibernéticas (Ciberlab), e a Diretoria de Operações Integradas e Inteligência (Diopi) do Ministério da Justiça.

Fonte: Blog do Gustavo Negreiros

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 25 de Outubro de 2023

Direita natalense reunida e unida para 2024

Direita reunida e unida para 2024 em Natal

Na última terça-feira, 25, encontraram-se em Brasília nomes de peso da direita potiguar. O senador Rogério Marinho reuniu Styvenson, Sargento Gonçalves, General Girão, Bruno Giovani e Paulinho Freire. De acordo com as informações, todos concordaram que dentre eles apenas um nome será lançado a pré-candidato à prefeitura de Natal.

O cenário começa a se desenhar para 2024. Resta saber qual será a decisão do prefeito Álvaro Dias, que insiste em ventilar nomes sem expressão eleitoral alguma.

Blog do Bagada

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 19 de Outubro de 2023

“Eu sou aliado do presidente Lula”, diz Álvaro Dias! Ouça áudio

“Eu sou aliado do presidente Lula”, diz Álvaro Dias

O prefeito de Natal, Álvaro Dias, em entrevista para a rádio 98fm, nesta quinta-feira, 19, deixou claro o seu posicionamento político. “Eu sou, independente de quem goste ou não goste, através do partido que faz parte do governo, aliado do presidente Lula”, deixou claro o prefeito.

blog do Bagada 

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 18 de Outubro de 2023

Vereador Tércio Tinoco passa por cirugia bem sucedida

Vereador Tércio Tinoco passa por cirurgia bem-sucedida

Terminou no fim da tarde desta quarta-feira, a cirurgia para retirada de um parafuso de titânio que perfurou o esôfago do vereador de Natal, Tércio Tinoco. O procedimento, realizado em São Paulo por recomendação dos médicos que acompanham o parlamentar na capital, foi considerado um sucesso.

O vereador já deixou o centro cirúrgico e está em observação. A equipe médica avaliou não ser necessária a internação do parlamentar em UTI. Pelos próximos dias, Tércio Tinoco vai usar uma sonda para se alimentar, até que o esôfago cicatrize. Essa foi a terceira cirurgia a qual o vereador é submetido pelo mesmo motivo: o deslocamento de uma das placas de titânio, colocadas na coluna depois do acidente que o deixou tetraplégico.

Nas redes sociais, a família do vereador agradeceu as orações e as muitas manifestações de carinho enviadas nos últimos dias.

 

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 15 de Outubro de 2023

Professora Sheila Saint-Clair: uma aula de amor

Neste domingo, 15 de setembro, comemoramos o Dia do Professor! Profissão que merece ser bem mais valorizada e respeitada. A homenagem do blog aos mestres vai através da melhor e mais dedicada professora que já conheci. Não à toa ela já foi inúmeras vezes homenageada. 

A história de vida de uma mulher de origem humilde que, ignorando as adversidades da família e a falta de recursos financeiros, atingiu um êxito escolar antes inimaginável para, hoje, repassar o amor pela educação a outras pessoas há 45 anos. Esse é um resumo da trajetória da Prof. Dra. Sheila Saint-clair, por coincidência, minha mãe, mas também é a de tantos outros mestres que superam desafios todos os dias para brilhar nas nossas salas de aulas. Aos queridos professores, toda minha admiração. Vocês movem o mundo!

Blog do Bagada

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 12 de Outubro de 2023

O Porpa está de pé e em plena recuperação

Cláudio Porpino está em plena recuperação e já ficando de pé. Travando há meses uma batalha pela vida, o ex-deputado apresenta melhoras dia após dia. O Porpa é um guerreiro e logo logo estará de volta ao seu inquieto cotidiano. Dessa vez, porém, cuidando mais da saúde. Força, Gordo! 

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 11 de Outubro de 2023

Opinião! “Deus só limitou a inteligência; a estupidez é ilimitada”

OPINIÃO! Deus só limitou a inteligência; a estupidez é ilimitada

A estúpida polarização está atingindo níveis inimagináveis no Brasil. Os aloprados agora se aproveitam de uma triste guerra para externar todo o seu radicalismo e requentar o “nós x eles”. Aliás, temos presenciado o surgimento de muitos “especialistas” em geopolítica nos últimos dias.

Até mesmo colegas comunicadores entraram na onda e alimentam a idiotice, externando aquele sentimento que estava guardado. Alimentar essa disputa agora mostra o quanto o ser humano ainda precisa evoluir. Centenas de pessoas estão morrendo e vocês aí nessa picuinha rasteira?

Estão, inclusive, politizando o retorno ao Brasil dos natalenses que estavam em Israel? Não devíamos ficar felizes, agradecer? Perderam a noção em busca do engajamento e estão abusando do tal “clickbait”.

Blog do Bagada

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 11 de Outubro de 2023

EXCLUSIVO! Natalenses já estão no avião da FAB e aguaram decolagem

O blog recebeu com exclusividade imagem de natalenses embarcados no avião da FAB, nesta quarta-feira, 11. Depois de dias angustiantes, Elísio Araújo e Renata Santa Rosa (foto) conseguiram sorrir, pois já estão embarcados e aguardando decolagem.

"Assim que tiver decolando é que vou ficar realmente tranquilo", disse Elisio ao blog. Dará tudo certo e em breve traremos novidades. Que venham em paz! 

Blog do Bagada 

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 11 de Outubro de 2023

URGENTE! Natalenses deverão deixar Israel nesta quarta-feira

A informação é da amiga Eliana Lima e anima a todos que têm acompanhado toda a situação  Os natalenses que ainda estavam em Israel, no grupo liderado pelo Padre Francisco, deverão deixar o país ainda nesta quarta-feir, 11, no voo da FAB. São 13 potiguares que ainda permaneciam em Tel Aviv aguardando chamado para embarcar. 

Os empresários Rogério Drumond e Elísio Araújo fazem parte do grupo, junto às esposas Lilian Lins, nutricionista, e Renata Santa Rosa, arquiteta. Enfim, uma notícia que tranquiliza parentes e amigos. Que venham em paz. 

Blog do Bagada 

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 9 de Outubro de 2023

Parte dos natalenses conseguem sair de Israel

Parte do grupo natalense que está em Israel conseguiu sair do país nesta segunda-feira, 9. A viagem, planejada por dois anos, precisou ser interrompida pela situação do país. Mesmo estando em uma região onde não há conflitos, 12 pessoas resolveram seguir para a Espanha, parte para Madrid e parte para Barcelona. A informação é de que os demais sairão de Tel Aviv nos próximos dias. 

Blog do Bagada 

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 8 de Outubro de 2023

Parte dos natalenses que estão em Israel decide voltar

Das 25 pessoas que compõem o grupo de turistas e peregrinos comandados pelo Padre Francisco Fernandes que está em Israel, dez delas conseguiram passagens para Madrid, na Espanha, e deixarão Israel já na segunda-feira (9). Os demais membros do grupo seguem com as passagens marcadas para a quarta-feira, dia 11

Fonte: Blog do BG 

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 26 de Setembro de 2023

AGORA! Incêndio na Ponte Newton Navarro. Um carro está em chamas!

Um veículo está em chamas neste exato momento na Ponte Newton Navarro. Uma seguidora nos enviou fotos e a competente equipe do Via Certa Natal nos passou o vídeo. Não há informações sobre vítimas, mas aparentemente ninguém ficou ferido. Somente o prejuízo do proprietário e um imenso congestionamento no sentido Redinha/Centro. 

Evitem a ponte nova por hoje.

blog do Bagada 

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 26 de Setembro de 2023

Homem estava em carro roubado, causou o acidente na BR-101 e policial à paisana reagiu

Homem estava em carro roubado, provocou acidente e policial à paisana reagiu

Descobrimos o motivo das imagens que postamos mais cedo nesta terça-feira, 26/09, sobre uma ocorrência na BR-101. Tratava-se de um bandido que havia roubado um veículo, provocou o acidente e foi abordado por um policial à paisana que passava pelo local e presenciou a cena.

No carro ainda encontraram drogas após vistoria da PRF. O bandido está preso e deverá responder pelos crimes. Parabéns ao corajoso policial.

Blog do Bagada

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 26 de Setembro de 2023

Homem armado, outro de joelhos e trânsito parado na BR-101

Homem armado, outro ajoelhado e trânsito parado na BR-101

 

Recebemos há pouco imagens de um seguidor, morador da região, que mostram uma confusão na BR-101, próximo ao Sams, sentido Parnamirim/Natal. É possível ver um homem apontando a arma para outro, que está de joelhos, provavelmente envolvidos em um acidente ou perseguição. A manhã desta terça-feira começa agitada em Natal. 

Ainda não temos detalhes do que realmente aconteceu. Mais informações em breve. 

Blog do Bagada 

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 12 de Setembro de 2023

“É preciso que o próprio DNIT explique a sua inércia”, diz Álvaro Dias

"É preciso que o próprio DNIT explique a inércia”, diz Álvaro Dias

 

O prefeito Álvaro Dias ativou o modo “pistola” durante entrevista ao Repórter 97 Via Certa Natal. Indignado com a falta de planejamento do DNIT(Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), ele criticou a “morosidade” e exigiu explicações.

 

Errado Álvaro não está! Faltou planejamento ao DNIT. Uma decisão unilateral que pegou a todos de surpresa e vai prejudicar muita gente. Absurdo!

 

Blog do Bagada

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 11 de Setembro de 2023

Interdição na Ponte de Igapó deve iniciar nesta segunda-feira, 11/09

Interdição na Ponte de Igapó inicia nesta segunda-feira, 11/09


A partir desta segunda-feira, 11/09, o DNIT iniciará uma obra de manutenção e revitalização na Ponte de Igapó. Quem desloca-se através desta via provavelmente enfrentará engarrafamentos e interdições. Aliás, não custa lembrar que o trecho passou por obras há bem pouco tempo, realizadas pela Prefeitura de Natal.

 

É justamente esse o questionamento que fica: porque o DNIT não aproveitou o mesmo período para fazer as suas intervenções? A obra na ponte poderá durar mais de 1 ano e inicia bem próximo à alta estação. Imaginem o caos que isso vai gerar aos natalenses e turistas. Quanta falta de planejamento.

 

Blog do Bagada

 

Foto: Canindé Soares

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 9 de Setembro de 2023

Petrópolis e Tirol pedem socorro

Petrópolis e Tirol pedem socorro


Pelo menos uma vez por semana este blog recebe imagens e denúncias de furtos e assaltos nos bairros de Petrópolis e Tirol. Ambos tem um dos IPTUs mais caros da cidade, são considerados bairros nobres, e vários estabelecimentos comerciais. Recentemente, até sequestro de cachorros aconteceu por lá.

 

Desta vez a vítima foi uma loja de carnes, localizadas em plena Afonso Pena. Um bandido subiu ao telhado e roubou a tubulação de cobre das câmaras frias. Um prejuízo enorme, porque impossibilitou a loja de abrir em pleno sábado, dia mais movimentado. Absurdo!

 

Blog do Bagada

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 5 de Setembro de 2023

Boas notícias: Ricardo Bezerra e Cláudio Porpino recuperando-se bem


Boas notícias: Ricardo Bezerra e Cláudio Porpino recuperando-se bem


Duas ótimas notícias para a noite desta terça-feira, 05/09, chegam até o blog. A cirurgia do empresário Ricardo Bezerra foi um sucesso e ele recupera-se muito bem. Já Cláudio Porpino segue na lenta reabilitação, mas animado, consciente e hoje conseguiu sentar na cama.

 

Duas figuraças que merecem muita saúde as nossas orações. Estamos na torcida!

 

Blog do Bagada

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 5 de Setembro de 2023

Parabéns, idiot@! Reinaugurada há 4 dias, Praça Cívica já tem pichação


Parabéns, idiot@! Reinaugurada há 4 dias, Praça Cívica já recebeu pichação


Um idiot@ resolveu deixar a sua marca na recém reinaugurada Praça Cívica. A frase escrita já mostra que tipo de gente é capaz de fazer isso. São essas pessoas que fazem “marchas” defendendo a descriminalização da maconha e pedem respeito.

 

Jumento!

 

Blog do Bagada

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 5 de Setembro de 2023

“Quem mata é a polícia”, cantam participantes da Marcha da Maconha

Um vídeo viralizou desde o último domingo, 03/09, nas redes, mostrando um pouco do que aconteceu durante a Marcha da Maconha. Uma das organizadoras do evento entoa uma “música” desrespeitando a polícia, o poder público.


São essas mesmas pessoas que gritam por “respeito” em manifestações. Muitas delas vibram até hoje dizendo “o amor venceu”.

 

Blog do Bagada

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 3 de Setembro de 2023

Ricardo Bezerra está na UTI! Situação é “estável grave”

Ricardo Bezerra está na UTI! Situação é “estável grave”


O empresário Ricardo Bezerra, sócio do Carnatal, figura muito conhecida na cidade, está internado na UTI. Segundo informações de familiares, o organismo está respondendo bem aos medicamentos e os órgãos apresentam bons sinais.

 

“Kadoca está hospitalizado para realizar um procedimento de troca de válvula aórtica, que será realizado por cateterismo”, diz uma mensagem de parentes. Ao meu amigo “Bezerrinha”, como o chamo carinhosamente, desejo melhoras e pronta recuperação.

 

Blog do Bagada

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 2 de Setembro de 2023

Sábado começou com assalto em loja da Comjol da Prudente de Morais

Um grupo de bandidos armados invadiu a Comjol da Prudente de Morais na abertura da loja as 8h da manhã desse sábado (2). Eles renderam os funcionários e levaram um malote.

De acordo com informações, os criminosos estavam fortemente armados, coisa de gente profissional. Não há informações de feridos.

É inadmissível o atual estado da (in)segurança do Rio Grande do Norte. Dessa vez, o alvo foi o empreendimento do presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Natal, é o crime mandando um claro recado para o trabalhador.

A pergunta que sempre fazemos: até quando vamos admitir situações como essa? Precisamos urgente de uma reviravolta completa na gestão da segurança pública do nosso estado.

Blog do Bagada

 

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 1 de Setembro de 2023

BG x STTU: “arenga” boa em Natal

BG x STTU: arenga boa em Natal

 

O comunicador Bruno Giovani resolveu chamar a STTU pra “briga” nesta quinta-feira, 31/08, durante o seu programa na 96fm. Revoltado com as multas que vem recebendo injustamente, segundo ele, BG diz que “existe uma ação criminosa dos amarelinhos”. O vídeo logo viralizou e fez-se a polêmica.

 

A STTU acusou o golpe e já emitiu nota tentando defender-se das acusações. O fato é que não é tão raro ouvirmos casos de multas indevidamente aplicadas em Natal. Porém, não é tão raro também vermos motoristas infringindo as leis de trânsito diariamente.

 

Bons e maus profissionais estão em todos os segmentos, não é exclusividade da STTU. Mas o trabalho da instituição precisa sim ser questionado. E a prefeitura deveria promover frequentemente cursos para esses profissionais se reciclarem, além de dar apoio psicológico. Não é uma função fácil.

 

As vezes é preciso que um corajoso dê uma chacoalhada nos órgãos públicos mesmo. A postura de BG pode até ter sido exagerada em algumas colocações, mas foi necessária para que os “amarelinhos” fiquem mais atentos na hora de dar a famosa “canetada”. Aliás, o comunicador provou que os agentes da STTU erraram no caso dele.

 

Que a prefeitura esteja atenta a isso e não custa lembrar, pessoal: respeitemos as leis de trânsito.

 

Blog do Bagada

 

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 29 de Agosto de 2023

Garotada raiz: alunos do pré fazem camisas patrocinadores por “casa de drinks”

Garotada raiz: alunos do pré fazem camisas patrocinadas por “casa de drinks”


Alunos da turma Pré C do Colégio Porto, em Natal, resolveram inovar e estamparam em sua camisa o patrocínio da mais famosa “casa de drinks” da cidade. Ele usariam o uniforme durante os jogos internos do colégio. Pois, “usariam” mesmo, pois a diretoria não permitiu o uso.

 

Em uma sociedade cheia de mimimi e com jovens cada vez mais sensíveis, dá até uma animada ver que ainda temos essas brincadeiras entre eles. E ainda estamparam o Bart Simpson fazendo o tal “bund@ lelê”. Como diz a música do Natiruts “deixa o menino jogar”, colégio Porto. Viva a garotada raiz!

 

Blog do Bagada

Comentários

Deixe um comentário

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 28 de Agosto de 2023

Mais um assalt0: restaurante em Petrópolis é vítima da (in)segurança no RN

Mais um assalt0 em Natal: restaurante em Petrópolis é vítima da (in)segurança


Na noite do último domingo, 27/08, clientes de um restaurante no bairro de Petrópolis foram vítimas da (in)segurança no RN. Bandidos levaram pertences pessoais de quem estava na área externa do estabelecimento.

 

Já não é fácil empreender por aqui, imagina com toda essa onda de assaltos. E estamos falando do bairro mais nobre da cidade. Enfim, os marginais devem ter roubado celulares “apenas para tomar sua cervejinha”.

 

Blog do Bagada

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 28 de Agosto de 2023

VÍDEO! Assalto em Natal: advogada é vítima da (in)segurança no RN

VÍDEO! Assalto em Natal: advogada é vítima da (in)segurança no RN

No último domingo, 27/08, uma advogada chegava à residência dos pais quando foi abordada por bandidos armados. O caso aconteceu no bairro de Lagoa Nova, em Natal, em plena luz do dia. A rua fica bem próxima ao fórum.

É possível ver no vídeo o desespero da vítima, apontando para algo dentro do carro. Eram os remédios do seu pai, que ela acabara de comprar. Eles levaram tudo que estava dentro do veículo, inclusive o carro, mas a advogada não sofreu danos físicos. Infelizmente, fica o trauma psicológico.

Os bandidos não costumam ter piedade nem compaixão. Aliás, só Deus mesmo, com toda sua misericórdia, para dar um jeito nessa (in)segurança absurda e crescente aqui no RN. Na última semana o governo fez um grande espetáculo para anunciar a chegada de novas viaturas.

Resta saber quando, e se, voltaremos a nos sentir seguros em nosso estado. Importante também redobrar a atenção ao chegar e sair de casa ou do trabalho.

Blog do Bagada

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 27 de Agosto de 2023

Assaltos na Praia do Meio tornam-se recorrentes

Assaltos na Praia do Meio tornam-se cada vez mais recorrentes


Chega ao nosso blog a denúncia de mais um assalto na Av 25 de Dezembro, Praia do Meio, por trás do antigo Hotel Reis Magos. E novamente a vítima foi um bugueiro que transportava turistas. Ou seja, uma péssima impressão que fica da nossa cidade.

 

Segundo áudio recebido, foram levados celulares, alianças, um bracelete de ouro, bolsa e carreira. Ficam os prejuízos materiais e, o pior, emocional. A obra que acontece na via tem contribuído para os assaltos, pois os motoristas precisam reduzir bastante a velocidade.

 

Fica o apelo ao poder público para que não passemos essa vergonha. A vida de turistas e natalenses sendo postas em risco pela ação recorrente da bandidagem.

 

Blog do Bagada

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 25 de Agosto de 2023

Super Mouse em Ponta Negra?

Super Mouse em Ponta Negra?


Circula nas redes sociais um vídeo do Super Mouse visitando a praia mais famosa de Natal, Ponta Negra. Imagina aí a imagem negativa que isso nos traz.

 

Ainda há quem diga que não é preciso fazer uma grande obra de reestruturação na nossa orla urbana. Precisamos salvar Ponta Negra.

 

Blog do Bagada

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 14 de Agosto de 2023

Vídeo: posto de combustíveis na zona Leste de Natal é assaltado

Câmeras de vigilância flagraram o momento em que um homem uniformizado e armado realizou um assalto contra dois frentistas em um posto de combustíveis no bairro da Ribeira, localizado na zona Leste de Natal.

 

O uniforme do criminoso é similar aos usados por funcionários de empresas concessionárias de luz, água e internet. O caso ocorreu no sábado (12).

 

Comentário do Bagada:

Mais um caso da nossa (in)segurança. E aí: mais um caso isolado?

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 13 de Agosto de 2023

Domingo de boa notícia! Hilneth Correia recebeu alta hospitalar

A querida amiga Hilneth Correia recebeu alta hospitalar neste sábado, 12/08, em Natal. A jornalista travou uma batalha por aproximadamente 60 dias, tratando de problemas estomacais. Venceu!


Deixo um grande abraço para ela, sempre entusiasta dos nossos eventos, e para o “pequeno Rapha”, seu filho. Saúde, Hilneth, e vamos brindar a vida!

 

Blog do Bagada

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 12 de Agosto de 2023

A bandidagem não dorme! Passageiros de ônibus são assaltados às 5:30h em Natal


A bandidagem não dorme! Passageiros de ônibus são assaltados às 5:30h em Natal


O vigilante de uma unidade de saúde do município de Natal relatou em um grupo de WhatsApp o momento de terror que viveu na manhã deste sábado, 12/08. Ele estava em um ônibus, a caminho do trabalho, por volta das 5:30h, quando um homem armado com uma faca entrou no transporte e anunciou o assalto.

 

“Um meliante com uma faca entrou no ônibus e anunciou o assalto. Graças a Deus, não aconteceu nada comigo”, relatou o vigilante. O fato aconteceu próximo à Vila Naval, Alecrim. “O meliante viu que o ônibus estava com mais homens do que mulheres, aí o mesmo recuou e fugiu”. Antes de fugir, porém, o bandido ainda conseguiu roubar uma bolsa, um celular e uma carteira dos passageiros.

 

A bandidagem não dorme no RN, sente-se livre para cometer assaltos em qualquer local e em qualquer horário. Segurança precária e lei flexível. O trabalhador honesto que lute.

 

Blog do Bagada

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 11 de Agosto de 2023

Sextou! Empresário natalense inova e lança bronzeamento artificial para homens

Sextou! Empresário natalense inova e lança bronzeamento artificial para homens


O irreverente empresário natalense, Jussier Costa, da Premium Express, larga mais uma vez na frente e lança moda para o verão. Sempre criativo nas redes sociais, nesta sexta-feira, 11/08, ele apresentou a nova tendência: bronzeamento artificial para homens modernos.

 

“Estou sempre um passo à frente, pensando em inovar e lançar algo diferente”, disse Jussier, que é conhecido por divulgar a sua loja de maneira descontraída. A dúvida é: será que ele quis realmente mudar o visual ou trata-se de mais uma criativa campanha de vendas? O fato é que o cara saiu novamente na frente. É um fenômeno!

 

Blog do Bagada

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 11 de Agosto de 2023

Projeto "Nosso Gabinete" chega ao bairro Praia do Meio

A Praia do Meio é a próxima parada do projeto "Nosso Gabinete + Perto", idealizado pelo vereador Tércio Tinoco, e que segue acontecendo no mandato de Zé Humberto, enquanto Tércio está licenciado por motivo de saúde.

O ponto de encontro vai ser a quadra de esportes da praia, na Rua Pedro Afonso, ao lado da Praça Luiz Raimundo de Souza. Lá, serão oferecidos serviços em várias áreas, e tudo gratuito. Cortes de cabelo, aferição de pressão, teste de glicemia, ventosaterapia, orientação jurídica, além de espaço Kids e atividades recreativas.

Essa edição traz uma novidade: vacinação de pets, e contra Covid e Influenza. "Infelizmente, a capital potiguar não está alcançando as metas de imunização. E a gente sabe a importância dessas doses, por isso decidimos oferecer também esse serviço no nosso evento. Quem não tem tempo de buscar as vacinas durante a semana vai ter essa facilidade", diz o vereador Tércio.

O projeto conta com apoio da Fecomércio, Sesc, Senac e Uninassau.

 

 

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 9 de Agosto de 2023

Ceará-Mirim: prefeito Júlio César fala sobre Antônio Henrique, seu provável candidato no próximo pleito

O prefeito de Ceará-Mirim, Júlio César Câmara, concedeu entrevista ao programa Show de Notícias, da 97 FM. Ele falou sobre o pleito de 2024 e seu provável candidato, Antônio Henrique, que foi bem cotado em pesquisa recente feita no município.

 

Apesar dos indícios, Júlio ainda não cravou que Antônio será, de fato, o pré-candidato do grupo, mas confirmou que a situação caminha pra isso. 

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 8 de Agosto de 2023

Corpo de mulher é encontrado enterrado de cabeça para baixo em quintal de casa em Natal

A Polícia Civil, por meio da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) descobriu, nesta terça-feira (8), o corpo de uma mulher enterrado, de cabeça para baixo, em uma cova rasa, no quintal de uma residência localizada no bairro Nossa Senhora da Apresentação, no conjunto Vale Dourado, em Natal. Não há informação sobre a identidade da vítima.

 

Segundo a Polícia Civil, o principal suspeito é o ex-companheiro da vítima, que não foi localizado. Ele estava em liberdade há pelo menos quatro meses, após ter sido preso por ter cometido feminicídio contra sua então companheira.

 

O corpo foi removido em uma ação conjunta entre o Corpo de Bombeiros e o Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep).

 

Tribuna do Norte

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 6 de Agosto de 2023

Conhecido empresário natalense é assaltado na feira da São José

Conhecido empresário natalense é vítima de assalto na feira da São José

A (in)segurança no Rio Grande do Norte precisa realmente tomar novos rumos. A bandidagem não está dando trégua. Na manhã deste domingo, 06/08, um conhecido empresário natalense foi vítima de um assalto no entorno da feira da São José às 07h da manhã.

 

De acordo com testemunhas, o empresário foi abordado por 3 jovens armados e teve o carro levado. Mais informações em breve.

 

Blog do Bagada

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 2 de Agosto de 2023

Ciclista irresponsável causa acidente na Ponte Newton Navarro

Ciclista irresponsável causa acidente na ponte Newton Navarro

Na última terça-feira, 01/08, circulou nos grupos um vídeo de dois ciclistas colidindo na ponte Newton Navarro, em Natal. O caso gerou repercussão e muita revolta por parte de outros praticantes do esporte. Acontece que um dos adeptos ao pedal estava na contramão e atingiu em cheio um colega.

A turma do ciclismo já batalha tanto por espaço e respeito. Um mau exemplo como esse deve realmente ser repudiado. A irresponsabilidade do ciclista podia ter terminado em tragédia. Respeitem as leis do trânsito, seja motorista, ciclista, motociclista ou pedestre.

Blog do Bagada

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 1 de Agosto de 2023

Lua cheia “se amostra” em Natal, para dar boas vindas ao mês de agosto

Lua cheia "se amostra" em Natal, para dar as boas vindas a agosto

O mês de agosto nos presenteará com duas “superluas”. A primeira pôde ser contemplada nesta terça-feira, 01/08, e a segunda acontecerá no próximo dia 30.

Quem também nos presenteou foi o fotógrafo potiguar Canindé Soares, “o mago das lentes”, com um belíssimo registro da lua cheia nascendo em Natal. Contemplem, curtam, comentem e compartilhem.

Um mês de agosto abençoado para todos!

Blog do Bagada

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 28 de Julho de 2023

“Sextou na Praça” promete valorizar comércio e destacar potencialidades do bairro de Candelária

De conjunto habitacional a bairro, em 1993. Candelária, na zona Sul da capital potiguar, cresceu e hoje é morada de mais de 20 mil pessoas, segundo estimativa do IBGE. Ao longo dos anos, muitas residências deram lugar a comércios, e lá atualmente se encontra de tudo um pouco. Para valorizar e dar visibilidade aos comerciantes do bairro, acontece nessa sexta-feira, 28, a primeira edição do “Sextou na Praça”, evento do vereador licenciado de Natal e morador de Candelária, Tércio Tinoco.

O evento vai acontecer sempre nas últimas sextas de cada mês, na Praça ao lado da Igreja de Nossa Senhora de Candelária. Para esta edição, serão montadas barraquinhas com gastronomia para todos os paladares; feira de exposição com produtos variados; além de um espaço kids pra criançada. E pra animar o evento, o cantor Luizinho Nobre sobe ao palco com muito samba e pagode. O Sextou é aberto à população.

*SERVIÇO*
“Sextou na Praça”
Sexta, 28/07 – 17h
Local: Praça da Igreja de Nossa Sra. Candelária (R. Marechal Rondon)

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 27 de Julho de 2023

Denúncia! Piscina do Clube ASSEN preocupa vizinhos

O blog recebeu hoje imagens do tradicional Clube ASSEN, localizado na av Prudente de Moraes, que é cercado por prédios residenciais e comerciais. O estado do prédio é de abandono e chama atenção a (falta de) manutenção da piscina.

 

Como podemos ver na foto, um verdadeiro convite aos mosquitos transmissores de doenças como a Dengue, por exemplo. A Associação dos Subtenentes e Sargentos do Exército deveria ser um bom exemplo. Fica aí o alerta!

 

Blog do Bagada

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 23 de Julho de 2023

Flagra! Barbie é vista na Av Eng Roberto Freire

Flagra! Barbie é vista na Av Eng Roberto Freira

Não adianta, a Barbie nunca passará despercebida em lugar algum. Longe dos cinemas e sem a sua limusine, a estrela do momento foi vista caminhando pela avenida Eng Roberto Freire, neste domingo, 23/07, em Natal.

Uma atenta seguidora flagrou o momento e nos enviou a foto. Enquanto todo mundo tentar ter o glamour da Barbie, ela desfila humildade pelas calçadas da cidade. Não sem caprichar no look, claro.

Blog do Bagada

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 22 de Julho de 2023

Bora reagir, Porpa! Estado de saúde de Cláudio Porpino volta a se agravar

Bora reagir, Porpa! Estado de saúde de Claudio Porpino volta a se agravar

O quadro de saúde do amigo Claudio Porpino voltou a ficar complicado e ele retornou à UTI. O problema dessa vez é respiratório, provavelmente pneumonia, e está sendo investigado pela equipe médica.

Bora rezar pela recuperação do Porpa.

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 22 de Julho de 2023

Cerimonial não devolve o dinheiro para a turma de medicina da UnP

Vai ter a festa da turma de medicina da UNP, mas o cerimonial realmente deu o bolo. O prejuízo foi de R$ 300 mil, os alunos pagaram a empresa que "comeu" o dinheiro. Como o orçamento da festa é de quase R$ 2 milhões, muita coisa já tinha sido paga parcialmente ou na totalidade, a festa vai acontecer. Cada aluno vai ter que pagar mais R$ 4 mil, fora os R$ 18 mil que já tinham pago.

Um detalhe, a sorte é que desde de outubro do ano passado, a comissão já estava acertando diretamente com os fornecedores. Esse dinheiro tinha sido desviado e a empresa do cerimonial prometia sempre pagar "na próxima semana".

Na quinta-feira falamos com o proprietário da Mottas Cerimonial, André Motta, que prometeu pagar o rombo no mesmo dia, o que novamente não aconteceu.

Fonte: Blog do Gustavo Negreiros

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 22 de Julho de 2023

Absurdo! Parte do bairro de Petrópolis está sem energia há horas

Absurdo! Parte do bairro de Petrópolis está no escuro há horas

Bastou um transformador explodir para parte do bairro de Petrópolis ficar sem energia desde o fim da manhã deste sábado, 22/07. Além do incômodo para os moradores, o comércio também está sofrendo e tendo prejuízo. Vários bares e restaurantes sem poder funcionar normalmente, além das lojas.

Alguns seguidores já entraram em contato com o Blog do Bagada, pedindo para divulgar esse descaso com o contribuinte. Vamos aguardar um posicionamento oficial da Neoenergia Cosern. Para mandar o boleto eles são rápidos, não é?

Blog do Bagada

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 20 de Julho de 2023

Engorda de Ponta Negra: audiência termina sem espaço de fala para secretários

Beira o inacreditável isso. Os titulares da Semurb e Seinfra foram convidados para participar de uma audiência pública popular para tratar da engorda da orla de Ponta Negra. Diante da abertura de espaço para debate, Thiago Mesquita e Carlson Gomes estiveram no local, mas não tiveram a oportunidade de falar para o público presente.

 

"Nos retiremos da audiência decepcionados com o tratamento recebido e principalmente por não ter tido a oportunidade de esclarecer a população", afirmou Thiago Mesquita, titular da Semurb, em publicação nas redes sociais. Basicamente, os secretários acompanharam os questionamentos feitos e, quando pediam a palavra, eram informados que falariam no final para responder todas as dúvidas. No entanto, um dos coordenadores encerrou a audiência e não abriu espaço para os secretários falarem: uma vergonha!

 

Ainda nas redes sociais, Thiago garantiu que pretende receber representantes da associação de moradores da Vila de Ponta Negra na secretaria para prestar os esclarecimentos devidos e seguiu lamentando o tratamento recebido: "Atitude antidemocrática numa "audiência pública popular", disse.

 

 

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 18 de Julho de 2023

Calçadão de Ponta Negra vira piscina!

Calçadão de Ponta Negra vira piscina!

Não dá! A nossa cidade não está preparada para chuvas. Aliás, os nossos últimos e atuais gestores não prepararam a cidade para isso. Basta chover algumas horas e pronto, logo surgem os alagamentos em vários pontos de Natal.

Vejam, por exemplo, essa imagem do calçadão de Ponta Negra, próximo à feirinha de artesanato. A indignação é ainda maior porque esse trecho foi reformado há bem pouco tempo. Ou seja, dinheiro público jogado fora ou muito mal usado.

Deus ajude o RN!

Blog do Bagada

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 16 de Julho de 2023

“Belinha” em casa! Vereador ajuda a recuperar cadelinha

Belinha está em casa! Vereador ajuda a recuperar cadela roubada

Após publicação do Blog do Bagada sobre o roubo da cadelinha da raça maltês, o vereador Robson Carvalho, que tem a causa animal como bandeira do seu mandato, entrou em contato para tentar ajudar. Através das suas lideranças o parlamentar conseguiu ajudar a recuperar “Belinha”.

O vídeo publicado neste domingo, 17/07, mostra o momento em que a cadela foi devolvida à sua tutora, que estava bastante emocionada. Rezamos por dias melhores para a segurança do RN e para que não tenhamos novas vítimas.

Blog do Bagada

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 16 de Julho de 2023

Assalto na Campos Sales! Bandidos roubaram uma cadelinha

Assalto na Campos SalesLevaram uma cadelinha maltês

Recebemos agora a informação de um assalto no cruzamento da avenida Campos Sales com a rua Assu. Dois homens armados chegaram em uma moto e levaram uma cadelinha da raça Maltês. Recentemente tivemos em Natal um caso de “sequestro” de cachorro. O dono precisou pagar para ter o animal de volta.

É um absurdo! Os pets hoje são praticamente filhos. Fazem companhia, dão amor. A violência no RN está sem limites e sobra até para a cachorrada. E olhe que o local do assalto é em um bairro nobre, numa avenida movimentada e iluminada.

Quem souber informações, pode entrar em contato através do número: 84 999950503. A cadela se chama Bolinha.

Blog do Bagada

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 16 de Julho de 2023

Cláudio Porpino segue internado, mas recupera-se bem

Cláudio Porpino segue internado, mas recuperando-se bem

O polivalente Cláudio Porpino segue enfrentando problemas de saúde. Recentemente ele precisou retirar o rim esquerdo e segue realizando tratamento. Está internado para realizar a nutrição parenteral e deve receber alta nos próximos dias.

Cláudio está sendo muito bem acompanhado pelo médico-cirurgião Paulo Medeiros. Se cuida, Porpa!

Blog do BagadaI

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 16 de Julho de 2023

O Morro do Careca vai desaparecer

O Morro do Careca vai desaparecer

Mais um vídeo recebido pelo blog mostrando o processo de erosão do Morro do Careca. Neste domingo, 16/07, o comunicador Saulo Spinely esteve em Ponta Negra e filmou a triste cena.

A obra da engorda da principal praia urbana da cidade pode salvar o cartão postal. Mas o atraso no RN não tem limites e a disputa politiqueira não livra nem a natureza. Vamos perder o Morro do Careca para o retrocesso!

Blog do Bagada

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 14 de Julho de 2023

Prefeitura divulga esclarecimento para os “seca pimenteira” da cidade…

A Prefeitura de Natal divulgou uma nota de esclarecimento sobre o "puxadinho" encontrado no Dom Vinícius e confirmou a legalidade do espaço. Veja:

 

 

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) vem a público esclarecer sobre a nota veiculada no Blog do Gustavo Negreiros, intitulada “Puxadão do Dom Vinícius”. Trata-se de um equipamento urbano, instalado pelo empreendimento comercial, situado na Rua Ângelo Varela, denominado de Parklets, criado pela Lei 12.033, desde agosto de 2020, que amplia o passeio público por meio da implantação de uma plataforma sobre a via e admite o uso de até duas vagas de estacionamento.

 

Para solicitar a instalação do equipamento, devem ser observados a largura e hierarquia da via e demais legislações urbanísticas. Como se trata de uso de um espaço público, o local deverá ser devidamente sinalizado indicando que ele deve ser plenamente acessível ao público, sendo expressamente vedada a sua utilização exclusiva por seu mantenedor. Ou seja, o local não é privativo do estabelecimento.

 

No caso citado, foi aberto um processo pelo proprietário do estabelecimento, após ter atendido todos os requisitos da lei, foi assinado um Termo Cooperação para implantação e manutenção do equipamento entre o empreendedor e pelas secretarias de Mobilidade Urbana (STTU) e Semurb, com validade de 3 anos. Vale ressaltar que esse equipamento é largamente utilizado em outras cidades do país e do mundo.

 

O que são Parklets

Um equipamento urbano criado pela Lei 12.033, de agosto de 2020, que dispõe sobre o processo de instalação desse equipamento. Por definição – Parklets são a ampliação do passeio público realizada por meio da implantação de plataforma sobre área antes ocupada pelo leito carroçável da via equipada com bancos, floreiras, mesas, cadeiras, guarda-sóis, aparelho de exercícios físicos, paraciclo ou outros elementos de mobiliário urbano com função de recreação ou de manifestação artística.

 

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 14 de Julho de 2023

Sextou no SINSENAT; veja vídeo

 

Está havendo uma grande confusão neste exato momento, sexta-feira, 14/07, no Sindicato dos Servidores Municipais de Natal, o SINSENAT.

Ainda não sabemos o motivo do protesto, mas os vídeos mostram que os ânimos estão acirrados e houve agressão.

Vamos apurar os detalhes!


Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 11 de Julho de 2023

Ruas Jaguarari e São José passarão a ser mão única em Natal

A Prefeitura do Natal vai modificar o fluxo de duas das principais vias de Natal. A rua Jaguarari, que passa por uma intervenção para a retirada do canteiro central, e a rua São José, formarão um binário, com as vias deixando de ser "mão dupla" e passando a sentido único. A expectativa é que a Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (STTU) confirme na quarta-feira (12) a data prevista para implementação mudanças.

 

A retirada de árvores gerou reclamação por parte de alguns moradores e do vereador Robério Paulino (PSOL), que chegou a se acorrentar em uma das árvores. A Prefeitura, porém, fará o replantio das espécies nativas nas calçadas, já que as plantas estão sendo retiradas somente do canteiro central que terá a intervenção no fluxo.

 

A STTU ainda não confirmou detalhes sobre a mudança no fluxo das vias, mas a tendência é que a rua Jaguarari passe a ter mão única no sentido Centro-Candelária, enquanto a rua São José fique no sentido oposto, com fluxo para o Centro de Natal. As mudanças, porém, serão detalhadas e confirmadas somente na quarta-feira, às 9h30, durante entrevista coletiva.

 

Tribuna do Norte

 

 

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 9 de Julho de 2023

Movimento político reúne “turistas natalenses” em torno do Morro do Careca

Movimento político reúne “natalenses turistas”em torno do Morro do Careca

O tema é “O Morro do Careca é Nosso” e reuniu na manhã deste domingo, 09/07, muitos natalenses interessados repentinamente pela causa. Virou política, como acontece com quase tudo hoje em dia, diante de um Brasil tão polarizado e carente de verdadeiros líderes.

Nas redes sociais podemos ver centenas de pessoas indo “abraçar o Morro”, interessadíssimos pela causa. Percebam, porém, através destas mesmas redes, que a grande maioria dessas pessoas só sabem onde fica o Morro do Careca porque trafegam pela avenida Roberto Freire ou pela Via Costeira. Não são frequentadores da praia e estiveram ali tão somente por política.

Essa “arenga” besta entre o IDEMA/Governo e prefeitura não tem o menor cabimento. É um retrato do RN. Por briga e mediocridade política já perdemos demais, estamos atrasados demais. Fernando de Noronha, o HUB do aeroporto, a Reta Tabajara e polos industriais são alguns exemplos do quanto os nossos representantes são limitados e desunidos.

A gente não precisa salvar apenas o Morro do Careca. A gente precisa salvar o RN da hipocrisia e do atraso!

Blog do Bagada

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 7 de Julho de 2023

Tragédia: Adolescente mata colega de escola a facadas na zona Oeste de Natal

Um estudante de 15 anos foi morto a facadas por um colega de 17 anos. O caso ocorreu na tarde desta sexta-feira (7), na Escola Ferreira Itajubá, no bairro das Quintas, zona Oeste de Natal. A vítima chegou a ser socorrida ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos.

O caso ocorreu enquanto a escola promovia um evento contra o racismo. Profissionais da instituição ainda tentaram socorrer a vítima e acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A ambulância chegou ao local, ainda fez o primeiro atendimento e levou o aluno para o hospital, mas ele não resistiu.

A vítima foi identificada como José Luiz Nascimento, 15 anos. A Guarda Municipal de Natal estava presente no evento e deteve o adolescente que matou o colega de escola. Ele foi conduzido à Delegacia Especial de Atendimento ao Adolescente (DEA), no bairro Cidade da Esperança.

Segundo a Guarda Municipal, o adolescente de 17 anos teria desferido os golpes no colega motivado por ciúmes. Que tragédia!

Tribuna do Norte

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 6 de Julho de 2023

Ponta Negra: Processo da engorda já tem o triplo do tempo de tramitação no Idema

O tempo de espera para a emissão da licença para a engorda de Ponta Negra, desde que o pedido de EIA/RIMA foi protocolado, em setembro, já levou o triplo do tempo médio para que o Idema emita uma licença. Segundo dados do órgão ambiental, as licenças são liberadas, em média, após 100 dias.

O pedido da engorda, contudo, já está em tramitação há mais de 300 dias. Segundo Leon Aguiar, diretor-geral do Idema, a espera para a licença da engorda é devida, em parte, à complexidade da obra e também por conta da demora da Prefeitura em prestar informações. Já a Prefeitura rebate a justificativa e diz que todas as informações foram prestadas no prazo.

A média de tempo necessário para a emissão de licenças no Idema está em queda. Nos últimos sete anos, o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) reduziu o tempo médio de conclusão de análise de licenças em 187 dias. Com isso, a média de tramitação, que em 2016 era de 287 dias, caiu para 100 dias. A maior rapidez, no entanto, não foi capaz de alcançar as obras em Ponta Negra, o que tem gerado inúmeros debates, por conta da importância da engorda para o turismo da capital.

Tendo como base o mês de setembro como início das discussões do EIA/RIMA, e desconsiderando as discussões anteriores relativas ao projeto, o licenciamento da engorda já dura mais de 300 dias.

Tribuna do Norte

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 6 de Julho de 2023

Ô povo ruim: hackearam a conta de Dona Luci

Ô povo ruim: hackearam o insta de Dona Luci

A ruindade do ser humano não tem limites. Segundo o jornalista Heitor Gregório, a conta do Instagram de Dona Luci foi hackeada, e estão pedindo dinheiro em seu nome.

A mãe dos queridos gêmeos, Ângelo e Augusto, usa a rede social para mostrar um pouco do dia a dia dos seus filhos e diverte muita gente. Uma pena, e ficamos na torcida para que logo se resolva.

Blog do Bagada

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 5 de Julho de 2023

Papa Francisco define quem será o novo arcebispo de Natal

O Papa Francisco nomeou o atual bispo de Bom Jesus da Lapa, na Bahia, Dom João Santos Cardoso, como novo Arcebispo de Natal. A escolha foi divulgada nesta quarta-feira (5), pelo Vaticano.

Dom João Santos Cardoso assume no lugar de Dom Jaime Vieira Rocha, que deixa o cargo após atingir a idade máxima para renúncia.

NOVO ARCEBISPO 

Dom João Santos Cardoso é natural de Dário Meira (BA), nascido em 3 de dezembro de 1961. Foi bispo de São Raimundo Nonato (PI), entre 2012 e 2015, nomeado pelo Papa Bento XVI. Em 24 de junho de 2015, o Papa Francisco o nomeou como bispo de Bom Jesus da Lapa, na Bahia.

A formação de dom João foi iniciada em sua cidade natal. Ele concluiu o bacharelado em Filosofia no Seminário Maior do Nordeste de Minas, em Teófilo Otoni (MG). Já o bacharelado em Teologia foi concluído no Instituto de Ilheus (BA). É licenciado em Filosofia pelo Centro Universitário Assunção, em São Paulo (SP), e mestre e doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Foi ordenado presbítero em 27 de dezembro de 1986, em Vitória da Conquista (BA). Antes do episcopado, desempenhou diversas funções, como coordenador geral de pastorais da arquidiocese de Vitória da Conquista; diretor acadêmico e professor do Instituto de Filosofia da arquidiocese e professor na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Em 14 de dezembro de 2011, foi nomeado pelo Papa Bento XVI como bispo de São Raimundo Nonato, tomando posse em 17 de março de 2012. Como lema episcopal, escolheu a frase latina “In Eo Qui Me Confortat” (Naquele que me fortalece). Em 24 de junho de 2015, o Papa Francisco o nomeou bispo da diocese de Bom Jesus da Lapa. A posse foi no dia 25 de setembro de 2015. Dom João foi presidente do Regional Nordeste 3 da CNBB entre 2019 e 2023.

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 4 de Julho de 2023

‘Estou na UTI, mas não morri ainda’, diz Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou na segunda-feira, 3, que não considera “justo” debater quem será o “sucessor do bolsonarismo” e o herdeiro de seu espólio político em 2026. A declaração acontece três dias após o político ser condenado a inelegibilidade por oito anos, após decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Segundo ele, uma vez que ainda cabe recurso para a decisão, ele ainda “não morreu” politicamente. “Não é justo [falar de substituto]. Estou na UTI, não morri ainda, não é justo alguém querer dividir o meu espólio. Não tem nome de conhecimento no país todo para fazer o que fiz nos 4 anos, nós ajudamos a surgir certas lideranças. (…) Bons nomes apareceram, mas ainda não tem esse carimbo”, afirmou o ex-chefe do Executivo, a Jovem Pan News.

De fato, apesar da decisão da Corte Eleitoral ter efeito imediato, a defesa ainda cabe recurso. Os advogados de Bolsonaro, inclusive, já anteciparam que aguardam a publicação oficial da decisão da Corte para decidir os próximos passos jurídicos, incluindo a apresentação de recurso extraordinário no Supremo Tribunal Federal.

“A defesa recebe com profundo respeito a decisão e vai aguardar a composição integral do julgado, já que foram lidos em sua maioria apenas votos parciais ou resumos de votos para identificar quais são as melhores estratégias daqui para a frente. Tem que aguardar o acórdão para identificar a melhor estratégia, inclusive, ir ou não ao Supremo”, disse o advogado Tarcísio Vieira, que representa Jair Bolsonaro na ação de inelegibilidade, movida pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT).

Tribuna do Norte

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 3 de Julho de 2023

Acidente na Av Hermes da Fonseca deixa trânsito lento

Aconteceu há pouco um engavetamento envolvendo três veículos na Av Hermes da Fonseca, sentido Centro, pouco depois do 16º batalhão.

O trânsito está lento e, até esta postagem, as autoridades ainda não estavam no local. Aparentemente os ocupantes do veículo estão bem e ninguém precisou de atendimento médico.

Blog do Bagada

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 3 de Julho de 2023

SindSaúde/RN mantém movimento grevista da enfermagem mesmo após decisão judicial contrária

O Sindicato dos Servidores da Saúde do Rio Grande do Norte (Sindisaúde-RN) confirmou que a greve da enfermagem no estado irá prosseguir, mesmo após uma decisão judicial a favor do mandado de segurança impetrado pelo Governo do Estado. A ação foi movida contra o Sindicato dos Servidores em Saúde do RN (Sindsaúde RN) e o Sindicato dos Enfermeiros do RN (Sindern) para suspender a paralisação.

O desembargador Glauber Rêgo determinou uma multa diária de R$ 10 mil aos sindicatos, com limite de R$ 200 mil, em caso de descumprimento da decisão judicial. Apesar disso, o Sindsaúde/RN afirmou que o início da greve da enfermagem no Rio Grande do Norte está mantido. O sindicato argumenta que a greve faz parte de uma luta nacional da enfermagem pelo cumprimento do piso salarial, cujo julgamento está em curso no Supremo Tribunal Federal (STF).

96 FM

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 3 de Julho de 2023

Governo vai acionar Justiça para retomar terrenos da Via Costeira

O Governo do Estado vai acionar a Justiça para retomar a posse de oito terrenos da Via Costeira. As áreas foram cedidas à iniciativa privada ainda na década de 1990 para a construção de hotéis, bares e restaurantes, mas as obras não avançaram.

Os contratos de concessões dos terrenos se encerraram em 2003, mas acordos celebrados por Companhia de Processamento de Dados do Rio Grande do Norte (Datanorte) e empresas, entre 2007 e 2010, inclusive com o aval positivo da Justiça, acabaram renovando as autorizações para construir. No entanto, a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) entende que os acordos estão “contaminados” por uma série de “vícios formais e materiais” e, por esse motivo, solicitará ao Judiciário que desconsidere os termos já firmados.

O último investimento na Via Costeira aconteceu há duas décadas, com a construção do SERHS.

O titular da Procuradoria do Patrimônio e da Defesa Ambiental do Rio Grande do Norte, José Marcelo Ferreira Costa, acrescenta ainda que os acordos assinados entre 2007 e 2010 não tiveram participação da PGE, o que seria mais um “vício de competência”.

“O Estado hoje discute sobre a validade desses acordos e qual a solução? A solução é solicitar que o judiciário desconsidere aquelas homologações. Diante desse vício, que nós, Procuradoria, entendemos, é o ajuizamento dessas demandas. A Procuradoria identificou vícios nessas renovações e internamente avalia, estuda, como deverá ser feito esse controle da legalidade”, explica.

Tribuna do Norte

 

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 1 de Julho de 2023

Tristeza: morre Ana Leiros

Hoje Ana Leiros descansou. A notícia foi confirmada por familiares e deixou todos tristes por essa perda. Ela tinha 64 anos.

Ana trabalhou em várias secretarias da prefeitura de Natal e deixou sua marca em cada uma delas. Também tem atuação no setor de eventos e se destacou por ser uma pessoa muito trabalhadora e querida no meio.

O velório acontece no Centro de Velório São José (Rua São José, capela 1, Lagoa Seca), desde às 16h40. O sepultamento ocorre no Cemitério Morada da Paz (Emaús) a partir das 21h.

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 1 de Julho de 2023

CMN aprova projeto de lei que regulamenta horários de eventos em Natal

A Câmara de Natal aprovou em regime de urgência, por unanimidade, o projeto de lei de n° 514/2022, que regulamenta os horários de eventos culturais, festas populares e demais eventos públicos e privados, no município de Natal. O projeto agora segue para apreciação do prefeito Álvaro Dias.

Sendo sancionado, para serem realizados, os eventos precisarão atender aos seguintes requisitos: os que fazem parte do calendário municipal, realizados em espaços públicos, poderão ocorrer de segunda a domingo, véspera de feriado e feriado, até as 2h da manhã. No caso dos eventos que não pertencem ao calendário municipal e ocorrendo em espaço público, a permissão é que seja realizado de segunda a quinta-feira até 1h30 da manhã, e na sexta, sábado, domingo, feriado e véspera de feriado, até as 2h30 da manhã.

A Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) pode autorizar o acréscimo de 3 horas aos eventos que pertencem ao calendário municipal e 2 horas aos que não pertencem. Para isso, é necessário um requerimento prévio, protocolado 10 dias antes do evento. O projeto de lei é de autoria do vereador Preto Aquino.

Junto ao pedido de realização do evento, perante a Funcarte e órgãos competentes, o solicitante deve especificar o horário de início e fim do evento, acrescido ou não do pedido de extensão. O calendário municipal de festejos e eventos será editado pela Funcarte e a Secretaria Municipal de Cultura. Na localidade que existir termo de ajustamento de conduta, os horários permanecerão inalterados.

Os festejos e eventos que tratam esta lei compreendem as festas carnavalescas, juninas, natalinas, dia do estudante, comemorações religiosas e todas as manifestações culturas realizadas em Natal, que tenham reconhecimento cultural através de declaração emitida pelo município, seja o evento público ou privado.

Tribuna do Norte

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 30 de Junho de 2023

Notícia triste: Militar é morto com mais de 20 tiros em Natal

Notícia triste que somos obrigados a dar. Um policial militar foi morto no fim da manhã desta sexta-feira (30) no bairro de Felipe Camarão, Zona Oeste de Natal.

Ele foi identificado como João Victor Serafim Ramos, sargento da ROCAM (Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas). A vítima foi alvo de mais de 25 tiros. O crime aconteceu na Rua Santa Isabel, por volta das 12h.

Esse é o terceiro caso de assassinatos de agentes da Polícia Militar no bairro. No dia 19 de maio, o Sargento Ionaldo Soares foi morto na localidade, emboscado por cerca de dez homens, e no dia 11 de junho, o 2º Sargento Silva Filho foi assassinado a tiros enquanto estava a paisana na região, próxima ao local onde morava.

 

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 29 de Junho de 2023

'Não nos sentimos ofendidos', diz mãe de fã autista imitado por Zezé Di Camargo durante encontro em Natal

Mãe do fã autista que teve movimentos repetitivos imitados por Zezé di Camargo em um encontro após um show em Natal, no último sábado (24), afirmou que ela e os filhos não se sentiram ofendidos pelo gesto do cantor.

O gesto de Zezé foi filmado e publicado nas redes sociais por Maria Luci Gomes Maia, mãe dos gêmeos autistas Ângelo e Augusto Maia, que registrava o encontro dos filhos com o cantor.

As imagens viralizaram após o ato ser classificado como capacitista pelo influencer digital Ivan Baron, que combate o capacitismo nas redes sociais.

"Quando postei o vídeo, não imaginava que poderia ter essa repercussão, pois nem eu nem os meninos nos sentimos ofendidos", afirmou Maria Luci em um vídeo publicado nas redes sociais, nesta quinta-feira (29).

A mãe dos gêmeos considerou que o cantor "talvez tenha sido infeliz" ao imitar o balançar de Augusto, mas não considerou o ato desrespeitoso.

"Ao longo desses 42 anos criando dois filhos autistas, inclusive quando o autismo era praticamente desconhecido, nós passamos por muitos momentos de preconceito, que vocês não imaginam, de até os meninos serem proibidos de frequentar alguns ambientes. Por isso mesmo tenho plena convicção de que sei identificar quando eles são tratados de forma preconceituosa, pejorativa e depreciativa", disse.

g1 RN

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 29 de Junho de 2023

PERIGO: mulher é flagrada limpando janela, sem equipamento de proteção


PERIGO: mulher é vista limpando janela, sem equipamento de segurança

Recebemos agora de um seguidor essa imagem preocupante e perigosa. Uma mulher limpando a janela do apartamento sem qualquer tela de proteção ou equipamento de segurança. O casa aconteceu em um conhecido condomínio no bairro de Lagoa Nova.

Ela estava aproximadamente no 10° andar. Cuidado, minha senhora! Deus lhe deu coragem, mas não lhe deu asas não.

Blog do Bagada

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 29 de Junho de 2023

EXCLUSIVO: Enteado escreve carta para Flávio Anselmo após um mês de sua morte

CARTA ABERTA À FLÁVIO ANSELMO
Flávio, primeiramente gostaria de deixar registrado o quanto você foi querido nessa terra enquanto teve sua passagem por aqui, sempre será lembrado por todos(as), sempre lembraram do “FLAVÃO” de uma forma boa ou ruim, mas tenho certeza que será com boas recordações e lembranças. Gostaria de contar sua historia de vida com detalhes, entretanto não tive a oportunidade de ter o conhecimento de detalhe por detalhe mas foram 20 anos convivendo contigo e nesses anos todos pude lhe conhecer. Sempre lhe admirei pelo fato de ter vindo de baixo e ter chegado até o topo, iniciou sua historia morando no bairro das Quintas e segundo relatos pessoais já foi inclusive lavador de caminhões, empresa de mudanças entre outras coisas. Foi um empresário que atuou em alguns segmentos mas pode-se dizer que sua maior paixão foi atuar no ramo do futebol e na aviação.

Começou com o pontapé profissional trabalhando na empresa Transbrasil, posteriormente deu continuidade no ramo adentrando na empresa Vasp e a partir dai teve as oportunidades da vida até se tornar o representante da TAM linhas aéreas em Natal/RN, diga-se de passagem que foi uma das agências mais conceituadas dentro do município. Apesar de participar dentro do setor da aviação comercial, sempre teve seu caso com o futebol o qual lhe permitiu ser Dirigente do ABC Futebol Clube e neste pode levantar diversos nomes de jogadores que tiveram sua carreira profissional em outros estados e clubes de renomes. Hodiernamente, Flávio já não era mais representante da TAM e nem desempenhava o cargo de dirigente em clube de futebol, mas ainda sim era um torcedor nato do ABC. Atualmente, continuava sua batalha no ramo com a representação da empresa AZUL CARGOS EXPRESS.

Outra coisa que eu gostaria de fazer constar aqui, era a paixão que você tinha por boas músicas e o bon vivant que era. Após a sua partida, estou com três músicas bem marcadas em minha mente que logo me remetem a sua pessoa: “Na cadência do samba”, “Naquela mesa”cantada por Nelson Gonçalves e “my way” cantada por (Frank Sinatra) musica onde no ano 2019 você deixou o pedido para no dia de sua partida para o plano superior fosse tocada em sua despedida na terra,Pois essa musica assim como disse e cantou era sua verdadeira historia expressada nessa canção. Não tenha dúvida de que quando eu ouvir uma dessas você estará vivíssimo em minha mente. Sempre foi nítido a preocupação que tinha com as pessoas. Nos momentos em que pode proporcionar algo melhor para aqueles que estavam ao seu lado nunca tirou esse direito de alguém, digo com base em experiencias pessoais.
Após a descoberta do seu CA, sua batalha se torna mais uma em sua vida, mas lhe confesso que sempre tive a esperança que você iria conseguir triunfar essa guerra que estava enfrentando, porém como você sempre dizia “fazer do meu jeito” e sim, mais uma vez você fez TUDO do seu jeito. Em seus momentos finais mesmo com muitas dores, quase que incapaz de dirigir e de andar não deixou de atender e enaltecer o ser humano que você jamais imaginou tanto amar, Maria Beatriz. Recentemente recebi uma foto que fizeram de vocês dois sentados tomando café no Natal shopping pois la era o seu lugar predileto para passear em suas horas vagas e qualquer pessoa que ver essa foto pode ver a sinceridade no olhar que vocês dois trocavam um com o outro.

Mesmo Maria sendo o único laço que nos permitia ter um contato ainda, a definição de família é bem mais vasto do que somente conter o mesmo DNA e pode ter certeza que independente de tudo e qualquer coisa éramos da mesma família. Quando eu era mais novo, você me pediu para que eu cuidasse da minha irmã mas infelizmente era jovem demais e não pude compreender a magnitude da sua fala. Hoje eu entendo cada letra que soou da sua boca com essa fala, lamentavelmente não tive a oportunidade de lhe falar isso em vida e me arrependo muito mas de onde quer que você esteja tenha absoluta certeza que estarei sempre disponível para Maria Beatriz no que ela precisar, não somente por ser minha única irmã mas por ter a certeza que essa era uma de suas vontades.

É isso Flavão, estamos vivendo o ciclo da vida, nascer - crescer - amadurecer - falecer, riquezas vão e vem, conhecidos vão e vem, alguns amigos ficam outros se vão, mas a família não, a família sempre está conosco independente de qualquer coisa. Um abraço forte e que Deus lhe receba com braços aberto como você merece.


João Victor Rique Machado

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 28 de Junho de 2023

Caminhão da Devassa bate em árvore no Tirol. Motorista e cervejas passam bem


Caminhão da Devassa bate em árvore no Tirol. Motorista e cervejas passam bem

Um acidente inusitado aconteceu agora há pouco na Av Afonso Pena, no Tirol. Um caminhão acabou ficando “preso” a uma árvore e perdeu parte do teto

O trânsito ficou complicado, ainda mais num dia chuvoso, mas não houve feridos. As cervejas também escaparam e passam bem.

Blog do Bagada

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 28 de Junho de 2023

Idosa é torturada e jovem tem dedos cortados em Macaiba

Cerca de quatro criminosos invadiram uma oficina e uma residência, na tarde desta terça-feira (27), no bairro Ferreiro Torto, na cidade de Macaíba, região Metropolitana de Natal. De acordo com a polícia, os assaltantes exigiram transferências via o aplicativo pix sob força de ameaça chegando a torturar as vítimas.

Duas dessas vítimas, sendo uma idosa e um jovem morador da casa invadida, passaram por momentos de terror. "Eles espancaram a idosa ferindo o rosto dela e cortaram os dedos das mãos do rapaz para que eles fizessem as transferências", disse um policial militar que atendeu a ocorrência.

Depois de promover muita violência o bando obrigou o jovem a entrar no porta malas do carro da família e fugiu, porém minutos depois o veículo foi encontrado no distrito de Lagoa Grande. A vítima levada pediu socorro a moradores do local e foi atendido, assim como a idosa que ficou na residência. A polícia iniciou diligências, mas nenhuma suspeito foi preso.

Comentário do Bagada: ainda tem quem queira proteger monstros como esses

Portal BO

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 28 de Junho de 2023

Arraia Natá quer resgatar tradição junina em Petrópolis

 

No próximo sábado (1), o bairro mais charmoso de Natal vai ter muita animação, cultura, gastronomia e música para celebrar os festejos juninos com o Arraiá Natá, das 17h às 23h.

O evento chega para resgatar o espírito folclórico e a memória afetiva de uma época tão marcante como o São João. E tudo isso envolvendo não só a comunidade como as paróquias de cada bairro em um evento gratuito e de franco acesso à população.

Com shows de Iggor Dantas e Thiago Sanfoneiro, além da apresentação de quadrilhas, espaço kids, artesanato, apresentação da Companhia de teatro "Era uma vez" e praça de alimentação e espaço pet.

Em Petrópolis, o Arraiá Natá acontece no Largo do Colégio Atheneu, que fica no cruzamento da Rua Potengi com a Avenida Campos Sales.

A organização do Arraiá Natá visa trazer de volta a tradição junina e projetar as expressões culturais do evento além de movimentar a economia local desde o microempreendedor.

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 27 de Junho de 2023

Bafômetro mostra que juiz aposentado não estava sob efeito de álcool em acidente na Rota do Sol

O juiz aposentado que causou um acidente culminando na morte de um motociclista, na noite desta segunda-feira (26), na Rota do Sol, foi submetido ao teste de etilômetro e o resultado deu negativo. A informação foi confirmada por uma fonte do PortalBO que teve acesso ao exame.

O magistrado, mesmo não apresentando influência do álcool no teste, acabou conduzido para a Central de Flagrantes para esclarecimentos. A suspeita é de que o Juiz provocou o acidente após realizar uma conversão perigosa na via.

Portal BO

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 26 de Junho de 2023

Vídeo: juiz envolvido em acidente fatal foi detido


Video: juiz envolvido em acidente fatal foi detido

O blog @sospolicial registou o momento em que o juiz Lycurgo Nunes Terceiro foi detido por policiais. Ele teria causado o acidente fatal na Rota do Sol agora há pouco, que vitimou um motoqueiro.

Segundo uma moradora do condomínio próximo onde o condutor foi detido, ele teria tentado fugir do local do acidente. Mas outro motorista, que testemunhou o ocorrido, perseguiu o juiz, o fez parar e acionou a polícia.

Até o presente momento, não sabemos a identidade do motociclista morto. Também é preciso aguardar a perícia para saber quem foi o culpado pela trágica colisão. O fato é que fugir do local, além de ser considerado crime, levanta suspeitas.

Blog do Bagada

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 26 de Junho de 2023

Acidente fatal, envolvendo juiz aposentado, causa morte de motociclista


Acidente fatal, envolvendo juiz aposentado, causa morte de motociclista

Não se fala em outra coisa nos grupos de WhatsApp da capital potiguar. Um acidente grave envolvendo um motorista idoso e uma moto. Trata-se de do juiz aposentado Lycurgo Nunes Terceiro, 80, segundo o Blog do BG, que dirigia uma Discovery Sport. Um motociclista morreu na hora.

Segundo testemunhas o condutor teria saído do local sem prestar socorro. Muita movimentação na Rota do Sol, aonde ocorreu o acidente, e em breve teremos mais informações. Lamentável o ocorrido e fica aqui a nossa solidariedade à família motoqueiro.

Blog dk Bagada

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 26 de Junho de 2023

Recorde de público e grandes shows de atrações nacionais consolidam o São João de Natal

Com grandes shows e recorde de público, o São João de Natal se consolidou no concorrido calendário de eventos da região Nordeste durante os dias de festa ocorrida no largo do Arena das Dunas.

Para se ter ideia do que representou o São João de Natal, durante os seis dias de evento, mais de 350 mil pessoas estiveram nos shows realizados.

Pelo palco do São João de Natal, passaram atrações como Bruno e Marrone, Léo Santana, Zezé di Camargo e Luciano, Claudia Leitte, Michele Andrade e Ferro na Boneca. Sem falar na valorização dos artistas locais, que estiveram presentes em toda a grade montada para o evento que, definitivamente, entrou nos grandes eventos do estado.

Um dos diretores da Clap Entretenimento, Felinto Filho, ressaltou que o São João de Natal comprovou o potencial que a cidade tem para os festejos juninos. Ele também ressaltou a visibilidade que o evento proporcionou à cidade. “As atrações nacionais e o grande público que esteve no evento colocam Natal nessa rota dos grandes eventos de São João. Não tenho dúvidas que em 2024 a festa virá ainda maior e melhor”, declarou.

Outra novidade este ano foi o Camarote Natal, que foi resultado da primeira Parceria Público-Privada firmada pela Prefeitura de Natal e a Clap Entretenimento. Para se ter ideia do que essa parceria representa, o Executivo municipal economizou cerca de R$ 3 milhões com o evento uma vez que a Clap custeou a montagem da estrutura em troca da exploração do espaço.

O espaço ofereceu uma área temática com conforto, segurança e o padrão Clap na entrega de serviços ao público com área especial com frontstage, bar de drinks do Garden Gastrobar, bares e banheiros exclusivos.

Além disso, o São João de Natal movimentou a economia formal e informal da cidade em setores como, por exemplo, hospedagem e alimentação sem falar em transporte por aplicativo, lojas de roupas, salões de beleza, entre outros.

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 26 de Junho de 2023

André de Paula assume diretoria da 97FM e promete revolucionar a rádio

Conhecido no mundo empresarial e na comunicação, o empresário André de Paula aceitou o convite e é o novo diretor superintendente da rádio 97fm. Ele hoje já foi apresentado à toda esquipe e gera expectativa para o que virá.

Dentre outras atividades de sucesso, André foi o responsável pelo sucesso da RedeTV no RN, quando esteve no comando da emissora por aproximadamente 7 anos. Ele é um dos sócios do maior evento corporativo do Brasil, o Fórum de Negócios, e sempre atuou na área da comunicação.

“Aceitei o convite por entender que é um grande desafio, por acreditar na força dessa rádio e seus profissionais”, disse o empresário. “Vamos usar todo nosso conhecimento e nossa estrutura para levar a 97 ao primeiro lugar no dial e nas plataformas digitais”, complementou André.

A diretoria da rádio, representada por Rodrigo Cândido e Haroldo Filho, está confiante. “É uma parceria que já nasce forte, pois estamos recebendo um superintendente com vasta experiência e muito respeitado no mercado”, afirmou Haroldo Filho.

Na última grande pesquisa realizada em Natal, a 97fm figurou entre os três primeiros. Além da programação musical eclética, a rádio ainda conta com os ótimos programas Show de Notícias e Giro dos Blogs. Expectativa de inovação na comunicação potiguar.

Blog do Bagada

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 26 de Junho de 2023

Em Natal, homem mata vizinho após briga por fogueira de São João

Uma briga entre vizinhos resultou em um trágico assassinato na noite deste sábado (24), no bairro de Felipe Camarão, região Oeste de Natal. O incidente ocorreu após um desentendimento relacionado a uma fogueira de São João, localizada na Rua Todos os Santos.

Dois vizinhos se envolveram em uma discussão acalorada, quando um deles teria passado com um caminhão sobre a fogueira montada por outro morador da rua, desencadeando o confronto.

Durante a briga, o proprietário do caminhão sacou uma arma e efetuou vários disparos contra o outro indivíduo. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionada e prestou os primeiros socorros, porém, a vítima veio a falecer ainda no local. O autor dos tiros encontra-se foragido e está sendo procurado pela polícia.

As identidades da vítima e do autor do crime não foram divulgadas até o momento. A delegada de plantão da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) está conduzindo as investigações para esclarecer os motivos e as circunstâncias que levaram ao trágico desfecho.

Por volta das 22h30, o caminhão pertencente ao homem envolvido no assassinato foi incendiado, intensificando ainda mais a complexidade do caso.

Tribuna do Norte

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 25 de Junho de 2023

EXCLUSIVO! OAB/RN EXTERNA PREOCUPAÇÃO COM A (IN)SEGURANÇA NO ESTADO.

Após crescentes casos de violência no RN e, na mesma semana, escritórios de advocacia e delegacia terem sido alvos de arrombamento, em Natal, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) afirmou que está "em constante diálogo com o poder público para promover a retomada da paz". 

Em nota, a instituição lamentou o episódio e externou sua preocupação com o atual momento da segurança pública no RN.

Confira íntegra de nota

A Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte (OAB/RN), externa constante preocupação com a violência a que o estado e sua população está submetida. A situação é grave e exige respostas firmes por parte do poder público, em todos os níveis.

A OAB/RN está vigilante e constante diálogo com entes públicos para promover a retomada da paz social. Como instituição representativa da sociedade civil, é sensível ao sofrimento de todos os potiguares e externa profunda solidariedade às vítimas que a ausência de segurança pública faz.

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 25 de Junho de 2023

Exclusivo: deputado General Girão, prefeitável, prestigia o São João de Natal

O deputado federal General Girão foi uma das autoridades presentes no São João de Natal.

Ele foi lembrado nas últimas pesquisas, figurando consecutivamente entre os quatro mais lembrados para prefeito da capital potiguar.

No sábado à noite, ele era apenas mais um dos milhares cidadãos que estavam curtindo o sucesso que foi o evento.

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 24 de Junho de 2023

Morre advogada Kátia Nunes

A OAB e o mundo dos grupos de policiais, principalmente, os militares, estão de luto: faleceu a advogada Kátia Nunes, figura de destaque na defesa de agentes de segurança pública e que há anos lutava contra um câncer.

Katia Nunes era figura frequente em eventos e manifestações de associações e sindicatos, dando entrevistas em defesa dos direitos dos PMs.

Kátia já tinha enfrentado um câncer anos atrás e, na madrugada de hoje, descansou.

Blog do Gustavo Negreiros

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 23 de Junho de 2023

Walfredo Gurgel volta a ficar cheio após problema em equipamento

Dezenas de pessoas ocupando corredores, em macas improvisadas como leitos de internação, à espera de uma cirurgia, que pode levar dias sem previsão para acontecer.

Embora não seja novidade, essa é a situação atual do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel. De acordo com a direção da unidade, o recente aumento de pacientes internados nessas condições se deu por problemas nos três autoclaves (aparelhos utilizados para esterilizar materiais e artigos médico-hospitalares) do hospital.

Um deles voltou a funcionar nessa quinta (22), junto com a retomada das cirurgias eletivas, que estavam suspensas desde o início da semana. O volume de procedimentos represados no período deve ser sanado em uma semana, segundo a direção.

Por causa da suspensão das cirurgias eletivas ortopédicas, cerca de 40 pacientes estavam internados em macas nos corredores do Walfredo Gurgel até o fim da manhã dessa quinta-feira (22), segundo levantamento do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Saúde do Rio Grande do Norte (Sindsaúde-RN).

Tribuna do Norte

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 21 de Junho de 2023

Waldonys, Michele Andrade e Marina Elali animam a segunda noite do São João de Natal; veja programação completa

Foto: Luana Tayze/Divulgação

 

A programação do São João de Natal na Arena das Dunas segue nesta quarta-feira (21). Entre as atrações da noite estão os cantores Waldonys, Michele Andrade e Marina Elali, além de mais um dia de festival de quadrilhas. A entrada no local é gratuita. Os portões de acesso serão abertos a partir das 18h.

Shows

18h – Marina Elali

19h30 – Waldonys

21h30 – Michele Andrade

 

Quadrilhas

20h – As Bonitas

20h40 – Encanta São João

21h20 – Junina Tradição

22h – Junina São João

22h40 – Estrela Matutina

 

Blog do Matheus Peres

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 20 de Junho de 2023

PROVA ANULADA! Em nota, Câmara Municipal de Natal confirma anulação da polêmica prova.

*COMUNICADO À IMPRENSA*

*Reunião entre Câmara Municipal de Natal, Funcern e Ministério Público aborda esclarecimentos sobre erro no gabarito do concurso público*

Na tarde desta terça-feira (20), Procuradores Legislativos da Câmara Municipal de Natal, juntamente com representantes da Funcern (Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte) e o promotor de justiça do Ministério Público, João Vicente Leite, realizaram uma reunião com o objetivo de discutir e esclarecer o erro ocorrido no gabarito do concurso público da Câmara.

O referido concurso ocorreu no último domingo, dia 18 de junho, e a Funcern foi responsável pela elaboração e aplicação das provas. Durante a reunião, foram apresentadas explicações detalhadas sobre o equívoco identificado no gabarito, que afetou especificamente o cargo 7, Assistente Geral - Assistente Legislativo.

A Funcern assumiu total responsabilidade pelo erro e se comprometeu a adotar as medidas necessárias para solucionar a situação de forma justa e transparente. Em virtude disso, foi decidido que a fundação refará a prova para a carga afetada, garantindo assim a lisura e a imparcialidade do processo seletivo, que será fiscalizado pelo MP.

A reunião transcorreu de forma colaborativa e produtiva, com todos os representantes presentes expressando seu comprometimento com a correção do equívoco e a garantia da integridade do concurso público. Para documentar as deliberações e encaminhamentos, a ata da reunião foi elaborada e devidamente assinada pelos representantes envolvidos.

Reiteramos que serão adotadas todas as providências necessárias para garantir a lisura e a justiça do concurso público da Câmara Municipal de Natal.

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 20 de Junho de 2023

Funcern defende gabarito de concurso da CMN: "Não houve nenhuma ilegalidade"

Através de nota emitida nesta terça-feira (20), a Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (Funcern) afirmou que "não houve nenhuma ilegalidade" na organização da prova e na distribuição das alternativas corretas dentro da avaliação, cujo objetivo era destinar vagas para o cargo de Assistente Geral - Assistente Legislativo da Câmara Municipal de Natal.

 

Organizada pela própria Funcern, a avaliação apresentou a alternativa A como a correta em 19 questões seguidas. O fato causou surpresa e descontentamento, inclusive, por parte de vereadores da Câmara de Natal.

 

De acordo com o comunicado oficial da fundação, a prova seguiu todos os critérios estabelecidos pelo edital do certame, reforçando que "não houve fraude, conduta ilícita, vazamento de gabarito ou qualquer outro tipo de ação de má fé por parte da Funcern". A entidade também afirmou a verdade está sendo "distorcida por alguns meios de comunicação".

 

 

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 19 de Junho de 2023

“Perplexidade”: Câmara se pronuncia e haverá reunião com o Min Público

Nota à população

Na data de 28/11/2022 foi deflagrado o processo licitatório para escolha da empresa responsável pelo certame para provimento de vagas na Câmara Municipal de Natal, cuja vencedora foi a Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (FUNCERN) através do processo número 079/2022.
Contudo, na data de ontem (18), as provas foram realizadas e para surpresa de todos nas questões específicas do cargo 7 do concurso público foi constatado que todas as respostas do gabarito da prova de "conhecimentos específicos" para o cargo de Assistente Geral - Assistente Legislativo foram preenchidas com a letra A.

Esse fato nos causou perplexidade, sendo assim, amanhã terá uma reunião entre integrantes do Ministério Público, Comissão de Fiscalização do Certame, Procuradoria da Casa e a FUNCERN (que foi imediatamente notificada pela Câmara) com o intuito de se pedir explicações à empresa pelo ocorrido e sanar quaisquer dúvidas porventura existentes.

Reforçamos nosso compromisso em garantir a transparência de todo processo seletivo e ressaltamos que não hesitaremos em adotar as medidas que forem necessárias para solucionar essa situação e evitar quaisquer prejuízos causados aos candidatos, inclusive com a possibilidade de cancelamento.

Após a reunião, a Câmara Municipal de Natal divulgará um pronunciamento oficial sobre a situação.

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 19 de Junho de 2023

“É indecente, é imoral”! Professor fala sobre polêmica prova.


“É imoral, é ilegal, é absurdo”!

O policial rodoviário federal e professor de Direito Assis Mais é bem conhecido e respeitado entre os concurseiros de plantão. Assis é PRF há 18 anos e ganhou credibilidade pela forma como ajuda pessoas que tentam aprovação em concursos. Muito ativo em suas redes sociais, ele postou um vídeo questionando a incrível “coincidência” em uma das provas aplicadas.

“Um dia triste para quem milita no mundo dos concursos públicos. Terrível o que a @funcern fez ontem no concurso da @camaranatal “, lamentou Assis. Ele ainda define a situação como “indecente, imoral e absurda”.

A FUNCERN tem expertise em realização de concursos, já realizou centenas. Outros concurseiros dizem que não é a primeira vez que algo inusitado acontece em suas provas. Dessa vez a a falha chamou muita atenção e gerou desconfiança quanto à lisura da fundação. Em uma única prova, de 20 questões, todas as respostas corretas eram a Letra A. É realmente indecente, como disse o PRF.

A Câmara já se pronunciou e anunciou que acionará o Ministério Público. “Esse fato nos causou perplexidade”, diz a nota. A FUNCERN tem a obrigação de se pronunciar o quanto antes e esclarecer a situação.

Blog do Bagada

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 16 de Junho de 2023

Casa nova: Prefeitura do Natal vai funcionar em prédio na Ribeira

A Prefeitura do Natal terá "nova" sede nos próximos dias. É o que pretende o chefe do Executivo, Álvaro Dias (Republicanos). O prefeito confirmou através das redes sociais que já determinou um estudo para deslocar órgãos e secretarias para o bairro da Ribeira.

 

De acordo com o prefeito, a mudança ocorre dentro do processo para requalificação da Ribeira. "A boa notícia já começou a circular pela cidade. Depois de muito pensar sobre como iniciar a requalificação da Ribeira, solicitei à Administração estudo para deslocar órgãos e secretarias para o bairro. Em breve, vamos dar o pontapé na reocupação a partir da própria Prefeitura", disse o prefeito.

 

A informação preliminar é de que o antigo prédio utilizado pelo Ministério da Fazenda, na avenida Duque de Caxias, será a sede do Gabinete do Prefeito, também com as secretarias de Comunicação, Turismo e a nova pasta destinada ao andamento das Parcerias Público-Privadas. Porém, outras pastas deverão ser deslocadas.

 

Ainda não se sabe qual será o custo para utilização do prédio, que pertence à União. O objetivo é uma cessão sem custos, para a preservação do imóvel. Dessa forma, o Palácio Felipe Camarão, na avenida Ulisses Caldas, seria utilizado somente para solenidades e eventos especiais.

 

Tribuna do Norte

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 16 de Junho de 2023

Ficou claro: Não haverá redução de leitos pediátricos no município após fechamento do Hospital Nivaldo Jr.

Fotos: Elpídio Júnior

A reunião marcada para hoje (16) em que foi discutido o fechamento do Hospital Municipal Nivaldo Jr, em Candelária, foi considerada esclarecedora para os presentes.

De acordo com um dos participantes da reunião, houve compreensão de que na realidade não há redução de leitos, e sim uma transferência para o Hospital Maternidade Araken Pinto, em Petrópolis.

Em voga, a maternidade reúne melhores condições para as crianças, em virtude da disponibilidade de leitos, máquinas raio-x, gasometria e demais exames.

Ficou garantida a manutenção da escala médica, assim como já funcionava no Nivaldo Jr. O nome também será mantido, em homenagem ao pediatra Nivaldo que faleceu durante a pandemia de coronavírus.

É evidente que houve falha na comunicação.

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 15 de Junho de 2023

Estudo mostra que turismo gera mais de 18,2 mil empregos em Natal

Foto: Joana Lima

O mapeamento das empresas formais do Turismo, realizado pelo Sebrae RN em parceria com a Secretaria de Turismo de Natal (Setur), aponta que, em 2021, foram gerados 18.242 empregos diretos no setor, distribuídos entre os seis segmentos mapeados. Em termos comparativos, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), o setor de serviços foi o que mais gerou admissões no período analisado, cerca de 44 mil, seguido do comércio, com 21 mil. A pesquisa levantou dados de 2,8 mil empreendimentos formais e tem o objetivo de orientar o poder público e empresários acerca de ações específicas de fomento e melhorias no segmento.

A área de Alimentação Fora do Lar (AFL), que compreende empreendimentos como bares e restaurantes, foi o que mais empregou. São mais de 10,5 mil empregos no período analisado, entre ocupações permanentes, temporárias e vagas para Pessoas com Deficiência (PCD). O setor de hotelaria e meios de hospedagem foi o segundo com maior número de colaboradores, cerca de 4,4 mil, nos mesmos parâmetros de colaboração, seguido de equipamentos de lazer (clubes, boates, estádios, teatros e cinema), com 1,7 mil. Artesanato (738) e equipamentos de agenciamento (552) são os últimos colocados.

De acordo com o levantamento, Natal possui cerca de 229 meios de hospedagem e 19.262 leitos distribuídos entre hotéis, pousadas, hostel, motéis, SPA e flats. A pesquisa não levou em consideração os Airbnb – aluguel de imóveis por temporada – o que poderia elevar ainda mais o número total de leitos e meios de hospedagem na capital. Os hotéis predominam no número de empreendimentos no setor, cerca de (37,8%), seguido das pousadas (26,2%).

Tribuna do Norte.

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 14 de Junho de 2023

Polícia Civil prende suspeito por furtos de bicicletas em condomínios de Natal

Policiais civis da Delegacia Especializada de Furtos e Roubos de Natal (DEFUR/Natal) prenderam em flagrante, nesta terça-feira (13), Michael Johnatan Menezes da Silva, 36 anos, também conhecido como “Don ou Dom”. Ele, suspeito por furto, foi preso em Natal.

Segundo as investigações, o suspeito aparece em imagens diversas, captadas por câmeras de segurança de vários condomínios da capital, onde furtou bicicletas de alto valor. Uma delas, avaliada em R$ 15.000,00 (quinze mil reais), foi recuperada pela polícia durante as diligências.

Após a sua prisão, Michael da Silva confessou a prática de mais de vinte furtos de bicicletas em condomínios em Natal. Além disso, ele teria furtado três motocicletas. Todos os crimes foram cometidos nos últimos dois meses, após a sua vinda do estado de Pernambuco, onde responde a dezoito processos por furto.

Michael da Silva foi encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.

A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.

 

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 14 de Junho de 2023

Shows de São João em Natal terão áreas exclusivas para pessoas com deficiência e intérprete de libras

Festas gratuitas, democráticas, e agora, mais acessíveis. Os festejos juninos na capital potiguar, promovidos pela Prefeitura de Natal, vão ganhar áreas exclusivas para pessoas com deficiência. Os espaços nos shows serão criados pela Secretaria de Cultura de Natal (Secult-Funcarte), atendendo a um pedido do vereador Tércio Tinoco, em uma reunião que aconteceu nesta terça-feira.

“Em grandes eventos, ainda é difícil encontrar uma presença maciça de pessoas com deficiência. Elas podem até ter vontade de ir, mas são tantas as limitações e barreiras físicas que na maioria das vezes elas, frustradas, desistem. Precisamos refletir sobre acessibilidade em todos os lugares. O que a Prefeitura vai fazer nesse São João é um importante passo nessa luta”, diz o vereador Tércio.

“Estamos inovando também na área de inclusão especial. A Prefeitura pensando no bem estar dessa população definiu um espaço no backstage onde a visibilidade e acesso sejam cômodos e práticos”, comenta o Secretário de Cultura de Natal, Dácio Galvão. Os shows também terão intérprete de libras no palco.

Nos próximos dias, a Secult vai divulgar como serão essas áreas, a partir desta segunda semana de programação. A Lei de Acessibilidade determina que todo e qualquer evento de grande porte deve disponibilizar locais reservados para pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida. “Apesar da lei, nunca na história de Natal houve essa área exclusiva em eventos públicos, e esse ano vai ter. Fico muito feliz em ver que aos poucos, estamos mudando a realidade das pessoas com deficiência na nossa capital”, comemora o parlamentar.

Os shows do São João de Natal acontecem de 20 a 25 de junho, na Arena das Dunas, reunindo grandes nomes da música nacional e regional.

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 14 de Junho de 2023

Transferência do licenciamento da engorda de Ponta Negra segue travada no Ibama

Foto: Adriano Abreu.

O processo de delegação de competência para o licenciamento da engorda de Ponta Negra, do Ibama para o Idema, não tem prazo máximo para ocorrer, segundo informou o órgão ambiental federal. De acordo com o Ibama, em nota enviada pela Assessoria de Comunicação, o pedido de transferência deverá tramitar por três setores até que a decisão definitiva seja tomada. A transferência foi pactuada em reunião realizada no dia 25 de abril, com presença de representantes do Ibama, do Idema, da Semurb, entre outros órgãos. Na ocasião, segundo o Secretário Municipal de Infraestrutura de Natal, Carlson Gomes, os técnicos do Ibama haviam previsto um prazo de 90 dias. Passados 50 dias do encontro, o processo ainda depende da avaliação de três setores do órgão.

Segundo informações do secretário de Infraestrutura de Natal, Carlson Gomes, a Prefeitura aguarda a obtenção da Licença Prévia para dar andamento a questões primordiais do alargamento da faixa de areia em Ponta Negra, como colocar publicar o edital de licitação e também requisitar uma nova licença na Agência Nacional de Mineração (ANM), uma vez que a obra irá mexer com sedimentos do fundo do mar.

“Com relação à engorda, estamos aguardando o declínio de competência que já foi acordado em ata entre Ibama, Idema e nós da Prefeitura em Brasília, de que o Idema iria licenciar a obra. Esse documento ainda não foi formalizado, estamos aguardando isso. Estamos esperando a licença prévia para poder lançar a licitação, porque lá na frente alguém pode querer embargar caso licitemos sem a licença. Com relação à licença da ANM, precisamos da LP, porque a agência exige que tenhamos. Eles exigem também um engenheiro de minas para acompanhamento das jazidas, algo que já providenciamos”. Obra paralela à engorda, o enrocamento segue com obras em andamento, já tendo 400m dos 1,7km de enrocamento executados.

TRIBUNA DO NORTE.

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 13 de Junho de 2023

Prefeitura amplia número de atividades econômicas que podem ter licença dispensada em Natal; entenda

Mais uma novidade que vai simplificar o processo de licenciamento ambiental e urbanístico em Natal. A partir do dia 02 de julho deste ano, mercadinhos, bombonieres, costureiras, lojas de ração, lanchonetes, entre outras atividadeseconômicas de pequeno porte e baixo risco ambiental e sanitário serão passíveis de dispensa de licença.

 

Ao todo são 459 atividades classificadas como pequeno porte e baixo risco. A nova classificação possibilita tornar todo o processo de licenciamento mais ágil e traz importantes mudanças para a classificação das atividades econômicas. Com isso, Natal passa a ser 6ª capital brasileira e 2ª da região Nordeste com o maior número de segmentos incluídos.

 

Pela Lei Federal de Liberdade Econômica (13.874/2019) e posterior Resolução CGSIM nº 51, cerca de 300 atividades são consideradas de baixo risco, possibilitando mais autonomia e menos burocracias para seu funcionamento. E, por isso, podem ter dispensa de ato públicos, por exemplo, da Licença Ambiental, do Alvará de Funcionamento, do AVCB do Corpo de Bombeiros e/ou do Alvará Sanitário.

 

Tribuna do Norte

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 13 de Junho de 2023

O LADRÃO CICLISTA ATACA NOVAMENTE!

O LADRÃO CICLISTA ATACA NOVAMENTE E MEXEU COM A PESSOA ERRADA

Em Natal só se fala no “Ladrão Ciclista” desde o último fim de semana. O homem foi flagrado por câmeras de segurança e a polícia já está a sua procura. Agora mais do que nunca, porque ele mexeu na bike errada.

O bandido ficou “famoso” após furtar uma bicicleta no bairro Tirol. Ontem, Dia dos Namorados, ele invadiu o Torres Amintas Barros, e levou mais uma. Mas foi no sábado, na Av Nascimento de Castro, que o marginal escolheu a bike errada, uma Elite Carbon Sport - Caloi, que custa aproximadamente R$20mil. O problema é que ela pertence somente a uma delegada da PF e, pelas mensagens que rolaram no grupo do condomínio, ela não está para brincadeira. Agora o ladrão, que é foragido da justiça, deve voltar a pedalar na cadeia.

Fiquem atentos, síndicos e porteiros, porque o rapaz é cara de pau profissional. Ele aproveita uma brecha, quando moradores estão entrando, infiltra-se e vai direto para a garagem. Depois sai pedalando numa naturalidade impressionante. Toda atenção é pouca! Que as polícias o prendam logo.

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 12 de Junho de 2023

PROCURADO: MOTORISTA QUE ATROPELOU UMA MULHER ONTEM AINDA NÃO SE APRESENTOU.

Conforme noticiado na noite de ontem, este blog presenciou ao vivo um atropelamento grave, na Av Lima e Silva, após o jogo do América. O motorista evadiu-se do local, a família da mulher atropelada já registrou um BO e o caso será investigado.

O acidente aconteceu por volta das 22:30h bem próximo ao Hotel Íbis. A vítima, Ana Priscila, 34 anos, atravessava a rua quando foi duramente atingida pelo motorista. A irmã da mesma entrou em contato com este blog e relatou que Priscila sofreu um profundo corte na testa, uma lesão na região lombar e outras escoriações menos graves. Ela é técnica de enfermagem e deve ficar aproximadamente 3 meses sem poder trabalhar, pois usará um colete para tratar a lesão.

O marido da vítima, com quem conversei ontem, enquanto ajudava na situação, registrou há pouco um BO e polícia já lhe comunicou que solicitará as imagens das câmeras de segurança do entorno. Pelo que pude ver e conversando com outras testemunhas, o carro era um Nissan Versa, cor prata. O motorista acelerou e fugiu do local sem prestar socorro, o que é crime, de acordo com o artigo 305 do código de trânsito.

“Acreditamos que não será difícil identificar o veículo e sua placa, pois há câmeras de segurança nessa avenida e na rua por onde ele fugiu”, afirmou um dos policiais que prestou atendimento. “O ideal é que o motorista se apresente antes para amenizar a situação e investigarmos cuidadosamente tudo o que aconteceu”, completou o PM.

Caso o motorista esteja lendo essa matéria, aconselho-o a procurar um advogado e apresentar-se à polícia. Presenciei o acidente e não deu para verificar de quem foi a “culpa”. O fato é que o condutor devia ter parado e esperado atendimento, além da perícia. Espero que Ana Priscila, que tem um filho de 1 aninho cardiopata, recupere-se logo.

Blog do Bagada

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 11 de Junho de 2023

ATROPELAMENTO GRAVE NA AV LIMA E SILVA

ATROPELAMENTO QUASE FATAL NA LIMA E SILVA, APÓS JOGO DO AMÉRICA

Algum irresponsável acaba de atropelar uma jovem na Av Lima e Silva, próximo ao SEBRAE, após o jogo do América.

A jovem atravessava a rua e o motorista, que dirigia em alta velocidade em um Versa Prata, a atropelou. O pior: ele não prestou socorro e evadiu-se do local. Infelizmente presenciei o acidente e, por respeito, não postarei fotos ou vídeo. Mas fica o registro para que tenhamos responsabilidade no trânsito e respeitemos os pedestres. Principalmente em local aonde temos muita gente transitando.

A SAMU e a PM já chegaram ao local e tomarão as devidas providências. As câmeras de segurança da região deverão identificar o motorista irresponsável. Absurdo! A vítima está aparentemente consciente, mas sofreu sérias escoriações.

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 11 de Junho de 2023

A ESCOLHA DE SOFIA EM PPPs

A escolha de Sofia em PPPs


A semana iniciou com a notícia da criação pelo Município de Natal da Secretaria de Inovação e Parcerias, no âmbito de sua administração direta.
É de se registrar que esse é um passo essencial para essa caminhada de modernização da gestão pública, tendo como norte uma interação mais produtiva entre particular e público na busca de um entrega mais eficiente.


Um dos primeiros desafios será definir o portfólio de projetos impactados.
A missão do ente público na escolha adequada sobre a realização de um projeto de infraestrutura abrange diversos aspectos cruciais. Em primeiro lugar, é essencial que o ente público seja capaz de identificar oportunidades de investimento, tanto por meio da análise de necessidades e demandas existentes quanto pela busca ativa de projetos que possam impulsionar o desenvolvimento econômico e social.


Além disso, é fundamental realizar uma análise de custo-benefício comparativa em relação a outros projetos, visando avaliar os impactos financeiros e sociais de cada alternativa para tomar decisões assertivas no que se refere ao uso dos recursos públicos.
A definição de prioridades é também essencial para direcionar os esforços e recursos – tanto os públicos como os privados - para aqueles projetos de maior relevância e impacto para a população.


Assim, é fundamental que a escolha do projeto esteja alinhada com a agenda pública e os objetivos estratégicos estabelecidos pelo governo, buscando atender às necessidades de longo prazo da sociedade.
Por fim, a identificação de um sponsor ou gestor responsável pelo projeto é fundamental para garantir o acompanhamento efetivo e a execução adequada, assegurando a transparência, eficiência e accountability durante todas as fases do projeto.

Texto: Ítalo Mitre. Advogado, executivo, especialista em PPPs e Concessõés.

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 8 de Junho de 2023

Bairro do Alecrim recebe Nosso Gabinete + Perto

Uma manhã inteira de serviços gratuitos para toda a família. É o que oferece mais uma edição do Projeto "Nosso Gabinete + Perto", que acontece nesse sábado, na Zona Leste, no bairro do Alecrim. Idealizado pelo vereador de Natal, Tércio Tinoco, o projeto conta com apoio da Fecomércio, Sesc, Senac e Uninassau.

Serão oferecidos desde serviços de beleza, como cortes de cabelo, esmaltação de unhas e design de sobrancelhas; a serviços de saúde, como aferição de pressão, teste de glicemia e ventosaterapia. Além de orientação jurídica e aula de dança. Para a criançada, será montado um Espaço Kids com piscina de bolinhas, pula-pula, algodão doce e pipoca.

Nosso Gabinete + Perto
Quando: Sábado, 10 de junho - 8h30 às 12h
Local: R. Presidente Mascarenhas, Alecrim (em frente à Escola Monsenhor Joaquim Honório)
Todos os serviços gratuitos

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 6 de Junho de 2023

FALECEU O TALENTOSO MANOEL PROCÓPIO DE MOURA JÚNIOR

FALECEU O TALENTOSO MANOEL PROCÓPIO DE MOURA JÚNIOR

Pesquisador, procurador aposentado, advogado, mestre maçom, escritor, músico dos bons e, o mais importante, um homem de família. Assim lembraremos do grande Manoel Procópio.

Lutava contra problemas de saúde há algum tempo e hoje descansou. Por aqui cumpriu várias missões e demonstrou muito talento em tudo o que fez.

Lembro-me da alegria com a qual ele nos recebia em seu sítio, na cidade de Nisia Floresta. Ele e tia Jarilda, a quem deixo um grande abraço pela partida do seu “Preto”, como carinhosamente ela o chamava. Ele sempre falava dos feitos do meu pai em campo, contava seus causos e ainda nos brindava com boas músicas acompanhadas pelo seu violão. 
Meu grande abraço ao amigo Erik Procópio e seus irmão e irmã.

O velório acontecerá amanhã, 07/06, a partir das 07h da manhã, no Centro de Velório da São José.

 

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 6 de Junho de 2023

Comércio funciona em horário diferenciado no feriado de Corpus Christi

O feriado de Corpus Christi, celebrado no dia na quinta-feira (8), modificará o horário de funcionamento do comércio e dos bancos na capital potiguar. A Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL Natal) informou o que abre e fecha no feriado. Confira abaixo:

Comércio de Rua
Alecrim: Lojas fechadas.
Centro da Cidade: Lojas fechadas
Zona Norte: Lojas fechadas.

 

Shopping Midway Mall
Praça de Alimentação e Lazer das 11 às 21h.
Demais lojas: abertura entre 12h e 15hs.
Encerramento 21h00.

 

Natal Shopping
Operações de alimentação e lazer: facultativo (das 11h às 22h/ Alpendre: 14h às 23h)
Quiosques de alimentação: 13h às 21h
Âncoras e Mega Lojas: 12h às 21h
Demais lojas e quiosques: 15h às 21h
Academia Botytech: 08h às 18h

 

Praia Shopping
Praça de Alimentação das 11 às 22h
Demais lojas, da 15h a 21h

 

Shopping Cidade Jardim
Lojas e quiosques 14h às 20
Alimentação a partir das 12h

 

Shopping Via Direta
Lojas, Box's e Quiosques: 14h às 20h - Facultativo
Praça de Alimentação: 12h às 20h - Facultativo

 

Partage Norte Shopping Natal
Alimentação e Lazer: 11h às 22h, sendo Cinema, conforme sessões
Lojas e Quiosques: 15h às 21h (sendo facultativo a partir das 11h)
Supermercado: 07h às 21h

 

Shopping 10
Totalmente fechado

 

Supermercados
07h às 21h

 

Bancos
Fechados.

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 6 de Junho de 2023

Concurso público da Emater é autorizado pelo Governo do Estado; previsão de 67 vagas

Um concurso público provimento de cargos efetivos para o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RN) teve realização autorizada pelo Governo do Rio Grande do Norte. O certame deverá acontecer em 2024 e tem previsão de disponibilização de 67 vagas.

 

O concurso será organizado pela Secretaria de Estado da Administração (Sead). As áreas a serem selecionadas ainda não foram definidas pela Emater e estão sendo avaliadas em conjunto com a Unidade Instrumental de Recursos Humanos (UIRH) da autarquia, a serem anunciadas posteriormente.

 

O último concurso público para provimento de cargos efetivos da Emater-RN foi promovido em 2006, com as primeiras nomeações ainda naquele ano. As últimas convocações ocorreram em 2010. Ao longo desse período, vários servidores se aposentaram, gerando a necessidade de novas contratações.

 

A Emater-RN possui 156 escritórios locais, 10 escritórios regionais e um escritório central, que funciona no Centro Administrativo do Estado, em Natal. A autarquia oferece serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural a agricultores familiares do Rio Grande do Norte e executa programas e projetos voltados ao setor rural.

 

Tribuna do Norte

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 6 de Junho de 2023

Dia dos Namorados deve movimentar quase R$ 80 milhões em Natal e Mossoró

Uma das principais datas comemorativas para o comércio potiguar, o Dia dos Namorados deverá aquecer as vendas do varejo no Rio Grande do Norte. De acordo com a pesquisa de intenção de compras realizada pelo Instituto Fecomércio-RN, a data deverá injetar cerca de R$ 66 milhões em Natal e R$ 13 milhões em Mossoró, dois principais polos econômicos do estado.

 

“Com a finalidade de antecipar as intenções de compras do consumidor potiguar frente às datas comemorativas mais importantes para o comércio, a Fecomércio RN realiza pesquisas que funcionam como verdadeiros termômetros de vendas, bem como apresenta as principais tendências do mercado varejista local”, explicou o presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz.

 

Em Natal, a pesquisa revela que a maioria dos consumidores da capital potiguar (57,6%) deseja ir às compras visando comemorar a data deste ano. O índice é superior ao registrado 2022 (48,7%) e 2021 (45,7%). A maioria dos gastos com presentes para os amados vai ficar na faixa de até R$ 200, informado por 73,3% dos consumidores que disseram que irão às compras na data comemorativa.

 

O valor médio para a compra do presente do dia dos namorados será de R$ 149,57. Em 2022, o valor médio foi de R$ 128,06; em 2021 de R$ 122,45; e, em 2020, foi de R$ 109,16.

 

A data não é exclusividade de quem está em início de relacionamento. O levantamento apurou que 55,2% dos que vão às compras presentearão as (os) esposas (os) no dia 12 de junho; 37,6% irão homenagear as (os) namoradas (os); e 9,2% os noivos (as), companheiros (as), entre outros.

 

Sobre os itens preferidos para presentear, 39,9% dos entrevistados presentearão com itens de vestuário. Em seguida, aparecem no ranking perfumes e cosméticos (17,2%); calçados (10,6%); joias, relógios ou acessórios (9,2%); alimentos, cestas e chocolates (6,3%); celulares e eletrônicos (3,4%); livros (3,2%); flores (3,2%); entre outros. Já 12,9% dos ouvidos pela pesquisa ainda não decidiram o que vão comprar para presentear.

 

Para escolha dos presentes, são principais determinantes as ofertas e promoções (44,9%) e a marca dos produtos (38,6%). Os dados também mostraram que 60,6% dos consumidores natalenses pretendem pagar a compra do presente de forma à vista, utilizando dinheiro, débito, PIX ou transferência bancária. Ao mesmo tempo que 39,5% vão recorrer às compras parceladas.

 

A respeito do local de compra, 46,3% dos respondentes da pesquisa afirmaram que vão comprar os presentes de Dia dos Namorados em lojas de shoppings, 28,6% se preparam para ir às compras em lojas do comércio de rua, enquanto 16,6% desejam comprar pela internet.

 

Para aqueles que vão comemorar, a atividade programada para o Dia dos Namorados mais planejada é o almoço ou jantar em restaurante (21,2%). Almoçar ou jantar em casa/familiar é a intenção de 13,1% dos entrevistados. Outros tipos de celebração como viagem para algum lugar especial, entre outros, foram citados por 7,5% dos natalenses.

 

Tribuna do Norte

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 6 de Junho de 2023

Prefeitura do Natal decreta ponto facultativo na próxima sexta-feira

Foto: Divulgação

 

A Prefeitura do Natal decretou ponto facultativo na sexta-feira (9), em razão ao feriado de Corpus Christi, que acontece nesta quinta-feira (8). A decisão foi oficializada em publicação no Diário Oficial do Município nesta segunda-feira (5).

 

Conforme trecho, "fica declarado ponto facultativo nas repartições públicas da Administração Municipal Direta, Indireta, Autárquica e Fundacional, no dia 09 de junho de 2023", diz.

 

Já os serviços essenciais, como maternidades, hospitais, UPAs e SAMU de urgências e emergências, continuam com funcionamento normalmente.

 

Tribuna do Norte

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 5 de Junho de 2023

Homem é preso enquanto tentava arrombar veículo dentro do Centro Administrativo

Um homem foi preso dentro do Centro Administrativo do Estado, em Natal, no início da manhã desta segunda-feira (5). Ele foi detido em flagrante por policiais militares enquanto tentava arrombar um veículo no local. O bandido portava uma arma branca, e os policiais chegaram a efetuar um disparo de advertência para que ele se rendesse.

 

O caso aconteceu por volta das 12h30. Pelo menos quatro agentes da PM participaram da prisão do criminoso. O bandido foi encaminhado à delegacia de Polícia Civil para os procedimentos legais.

 

Tribuna do Norte

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 5 de Junho de 2023

Prefeitura do Natal decreta ponto facultativo na próxima sexta-feira

A Prefeitura do Natal decretou ponto facultativo na sexta-feira (9), em razão ao feriado de Corpus Christi, que acontece nesta quinta-feira (8). A decisão foi oficializada em publicação no Diário Oficial do Município nesta segunda-feira (5).

 

Conforme trecho, “fica declarado ponto facultativo nas repartições públicas da Administração Municipal Direta, Indireta, Autárquica e Fundacional, no dia 09 de junho de 2023”, diz.

 

Já os serviços essenciais, como maternidades, hospitais, UPAs e SAMU de urgências e emergências, continuam com funcionamento normalmente.

 

Tribuna do Norte.

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 1 de Junho de 2023

Junho laranja busca prevenir queimaduras; casos aumentaram 23% em Natal

Foto: Reprodução 

Prevenção é o melhor caminho para se evitarem queimaduras. É a partir dessa afirmação que a Sociedade Brasileira de Queimadas (SBQ) promove a campanha Junho Laranja, visando conscientizar a população sobre esse grande problema de saúde pública. Com o slogan "Não se choque, eletricidade queima", a campanha deste ano foca nos acidentes com eletricidade, responsável por 46% dos acidentes fatais envolvendo queimaduras, e discute políticas públicas de prevenção.

Acidentes elétricos muitas vezes provocam a morte imediata, além de sequelas graves, como amputações. Segundo dados do Ministério da Saúde, no período de 2015 a 2020 ocorreram no Brasil 19.772 óbitos por queimaduras, entre os quais a eletricidade foi responsável em 9.117 casos, ou seja, 46,1% do total. Em Natal, o Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel teve um aumento de 23% em casos de queimaduras nos primeiros cinco meses do ano. Foram 265 ocorrências registradas em 2023, enquanto 215 casos foram tratados no ano passado.

Marco Almeida, cirurgião plástico do CTQ e membro do Comitê de Prevenção da SBQ, descreveu as causas dos acidentes envolvendo eletricidade. "Entre as principais estão as más condições da rede elétrica dentro das residências, os populares gatos para furtar eletricidade, o mau estado de eletrodomésticos e, ainda, os descuidos de vigilância em relação às crianças, como tampar as tomadas”, destacou o médico.

Somente entre janeiro e maio deste ano, 20 vitimas de queimaduras elétricas deram entrada no CTQ. O número é equivalente ao mesmo período de 2022. Nesse recorte temporal também foram registrados 223 atendimentos de queimaduras térmicas (causadas por calor ou frio) no Centro de Tratamento, um aumento em comparação aos primeiros cinco meses do ano passado, quando foram registrados 161 casos. Já em relação às queimaduras químicas (provocadas pela ação de agentes corrosivos, como ácidos), foram observados 22 casos entre janeiro e maio, uma diminuição em relação a 2022, quando 34 ocorrências foram registradas.

“Esse crescimento de casos de queimaduras é preocupante e serve de alerta para que as pessoas fiquem mais atentas aos cuidados de prevenção. Desde a pandemia da Covid-19, o álcool líquido 70% foi liberado para comercialização pela Anvisa e seu uso de forma incorreta ocasionou um aumento considerável dos acidentes com essa substância. Outro agravante que tem acontecido bastante são os acidentes com etanol combustível, usado pelas pessoas para cozinhar, diante do aumento do preço do gás de cozinha. No CTQ, percebemos nitidamente uma relação entre o encarecimento do gás de cozinha e o crescimento dos acidentes com o álcool combustível, acidentes estes muitas vezes fatais. Outra questão importante consiste nos cuidados na cozinha, que concentra 70% dos acidentes com queimaduras ocorridos em casa. Nesse contexto, a vigilância das crianças merece atenção redobrada, mantendo-as afastadas desse ambiente”, informou Marco Almeida.

Tribuna do Norte

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 1 de Junho de 2023

Câmara de Natal aprova ‘Voucher Educação’ para suprir falta de vagas na rede municipal

Foto: Elpídio Júnior

Os vereadores de Natal aprovaram, na sessão ordinária desta quarta-feira (31), o “Voucher Educação”, programa para o encaminhamento de crianças para escolas ou creches particulares, sempre que a oferta de vagas na rede municipal de ensino for insuficiente. O programa foi criado pelo projeto de lei 58/2019, de autoria do parlamentar Klaus Araújo (sem partido).

A vereadora Nina Souza (PDT) e Raniere Barbosa (Avante) defenderam o projeto em plenário, fazendo um apelo para que o prefeito Álvaro Dias não o vete. Em 2023, em uma iniciativa semelhante ao programa “Voucher Educação”, a Prefeitura de Natal favoreceu aproximadamente de 640 crianças, que não conseguiram vagas na rede municipal, com um valor mensal de cerca de R$ 150, para matriculá-las em escolinhas de bairro.

O “Voucher Educação” aprovado pela Câmara Municipal de Natal não prevê um valor mensal, mas preconiza que a criança que ficar em lista de espera por vaga nas creches ou escolas municipais deve ser encaminhada para matrícula no estabelecimento cadastrado mais próximo à residência dela.

De acordo com o PL, os estabelecimentos particulares de educação infantil que desejem conveniar com a Prefeitura de Natal deverão se cadastrar junto à Secretaria Municipal de Educação, informando sobre a disponibilidade de vagas, demonstrar capacidade de ministrar suporte pedagógico, sob supervisão da SME e se comprometer a não cobrar taxa de qualquer natureza aos alunos beneficiários do programa Voucher Educação, bem como garantir que esses estudantes vão receber o mesmo tratamento dos demais matriculados no local.

Na defesa do projeto de lei, o autor justificou: “O Voucher Educação visa amenizar o problema do déficit de vagas na rede municipal de ensino infantil. Só este ano foram mais de 1.700 crianças que ficaram em lista de espera. Essas mães e familiares precisam trabalhar e não tem onde deixar os filhos e filhas”.

O projeto foi bastante debatido em primeira e segunda discussão, e aprovado com emendas da vereadora Brisa Bracchi (PT). O autor, Klaus Araújo, acredita que o programa vai ajudar a milhares de famílias natalenses.

“É na escola onde muitas crianças reforça a alimentação e quando estão na escola deixam de estar vulneráveis às drogas, à criminalidade e à exploração sexual”, pontuou.

Tribuna do Norte

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 4 de Maio de 2023

Leilão do Hotel Parque da Costeira acontece na segunda-feira (8)

Foto: Divulgação

Na segunda-feira (8), a partir das 14h, o Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN) vai realizar leilão para a venda do Hotel Parque da Costeira. A hasta pública será realizada no auditório do Tribunal Pleno, em Natal, na modalidade híbrida (presencial e online pelo http://www.lancecertoleiloes.com.br).

O Leilão Judicial terá a publicação de apenas um pregão para a venda por maior lance da propriedade que está avaliada em R$ 139.268.130,69. De acordo com o edital publicado, o incremento entre os lances será de cinco mil reais de diferença da primeira oferta e assim sucessivamente, até o maior lance.

Contudo, ainda segundo o edital, a análise de condição de preço vil será feita por meio de decisão judicial, devidamente fundamentada, após o arremate do maior lance ofertado. A avaliação será realizada pelo juiz coordenador da CMPP/Caex, Cacio Oliveira Manoel.

Hotel

O Parque da Costeira está localizado na Avenida Senador Dinarte Mariz, 1195, Via Costeira, Ponta Negra, Natal – RN, com área de terreno total de 25.612,10m², área construída total de 13.972,27m².

O hotel possui estrutura de lazer, sete piscinas, cinco salões de eventos e uma área locável de 351 apartamentos. Na pandemia, o local foi transformado em um hospital de campanha do município para tratamento da Covid-19.

Confira o edital na íntegra:

https://www.trt21.jus.br/sites/default/files/servicos/leiloes/2023-04/Edital%20de%20leilão%20HOTEL%20PARQUE%20DA%20COSTEIRA-%2008.05.2023_0.pdf

 

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 4 de Maio de 2023

Perigo: Praia de Ponta Negra amanhece cheia de caravelas

Foto: Reprodução

A praia de Ponta Negra amanheceu, nessa quinta-feira (4), repleta de pequenas caravelas. Conforme a página do Instagram Natal Free Surf, o animal é do tipo caravela portuguesa e o fato é incomum pela quantidade e pela época do ano.

Até o momento, não houve nenhum relato de caso de queimadura em surfistas ou banhistas. Os animais já se encontram na areia.

Ainda conforme o perfil que realizou o alerta, a suspeita é que as condições do mar, vento e clima tenham favorecido para esse fenômeno.

Vale lembrar que, em caso de queimadura de caravela, o ferimento deve ser lavado imediatamente com água do mar, para remover os tentáculos e, em casos graves, procurar imediatamente ajuda médica.

Portal 96

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 2 de Maio de 2023

Justiça determina suspensão imediata da greve dos profissionais de saúde de Natal

Foto: Reprodução

A Prefeitura de Natal obteve na data de hoje (02) decisão judicial em tutela antecipada que determina a suspensão imediata da greve dos profissionais de saúde de Natal e o retorno imediato dos profissionais aos serviços. A paralisação iniciou-se em 24 de abril.

Em sua decisão, o desembargador relator João Rebouças justificou que neste momento existe o crescimento do quadro endêmico de arboviroses e síndromes respiratórias na capital, o que aumenta a procura da população pelos serviços de saúde. Em sua decisão, também foi fixada multa diária e outras responsabilidades para quem não cumprir a decisão.

A Secretaria Municipal de Saúde de Natal enviou um memorando circular informando a todas as suas unidades sobre a decisão do retorno imediato dos profissionais.

BLOG DO BG

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 2 de Maio de 2023

Esgoto a céu aberto em Nova Descoberta prejudica mobilidade de moradores locais

Foto: Divulgação 


Um esgoto a céu aberto causou transtornos na manhã desta terça-feira 2 para os moradores de Nova Descoberta, na zona Sul de Natal. O vazamento de esgoto está localizado na Rua da Saudade, próximo ao cemitério de Nova Descoberta.


Além do mau cheiro, o vazamento do esgoto tem causado alagamento da rua, atrapalhado o trânsito e a locomoção de pedestres da região.

 

Em contato com o AGORA RN, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), o vazamento se deu devido a um problema na estação elevatória de esgoto existente no local. Ainda de acordo com a companhia, o problema já foi resolvido.

 

Agora RN

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 25 de Abril de 2023

Covid: Natal inicia aplicação da vacina bivalente em pessoas a partir de 18 anos

Foto: Divulgação


A Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS) iniciou nesta terça-feira (25) a aplicação da vacina bivalente contra a Covid para pessoas a partir dos 18 anos de idade.


A ampliação do público foi anunciada pelo Ministério da Saúde na noite da segunda (24). Antes, a aplicação da vacina bivalente estava autorizada em idosos acima de 60 anos.

 

Para poder tomar a vacina bivalente, é necessário ter tomado, pelo menos, duas doses de vacinas Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer – como esquema primário ou como dose de reforço – há pelo menos quatro meses desde a última dose. Não é necessário ter recebido todas as doses de reforço.

 

Por enquanto, crianças e adolescentes com idade entre 5 anos e 17 anos, 11 meses e 29 dias receberão reforço em vacina monovalente. Bebês a partir de 6 meses a até crianças de 5 anos podem receber o esquema primário de vacinação.

 

As vacinas estão disponíveis na Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Natal e também nos pontos extras na capital potiguar, nos shoppings Via Direta, Midway Mall e Partage Norte.

 

O que é a vacina bivalente?

 

As principais vacinas utilizadas no combate à pandemia são as chamadas “monovalente”, eficazes contra casos graves, óbitos e hospitalizações mas fornecendo menos proteção frente à chamada variante dominante.

 

Variantes são “versões” do coronavírus derivadas de mutações (um fenômeno normal). Hoje, a variante dominante é a ômicron, que é bem diferente do vírus original.

 

As vacinas bivalentes são imunizantes elaborados para oferecer uma proteção extra contra a ômicron e suas subvariantes.

 

 G1 RN

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 24 de Abril de 2023

Projeto Som da Mata retorna com show no domingo (30) no Parque das Dunas, em Natal

Foto: Divulgação

 

O projeto Som da Mata vai retornar às atividades após seis meses de recesso com um show neste domingo (30) no Parque das Dunas.

 

A primeira apresentação da temporada deste ano do projeto instrumental será da banda Nem Choro Nem Vela. O show acontece às 16h30 no anfiteatro Pau-Brasil, dentro do Parque das Dunas.

 

A apresentação é gratuita, mas a entrada no parque custa R$ 1 e recentemente o espaço passou a aceitar pagamento por PIX.

 

O grupo Nem Choro Nem Vela, formado em 2009, tem como integrantes Raphael Almeida (cavaquinho e bandolim), Paulo Pereira (cavaquinho) e Bruno Pessoa (pandeiro). Eles serão acompanhados no domingo pelos músicos Aluízio Pisão (surdo) e Fernando Botelho (violão 7 cordas).

 

No repertório, a banda vai apresentar estilos como valsa, baião, samba e choro.

 

Serviço:

Som da Mata - Nem Choro Nem Vela
Local: Anfiteatro Pau-Brasil | Parque das Dunas
End: Av. Alexandrino de Alencar, S/Nº - Tirol
Dia: 30 de abril - Domingo
Hora: 16h30
Acesso ao Parque: R$ 1,00

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 24 de Abril de 2023

Cinema de Natal oferece meia entrada para todos nas salas VIP até domingo (30)

Foto: Divulgação Cinépolis

 

A Cinépolis, operadora do cinema do Natal Shopping, promove a segunda edição da “Semana do Cinema VIP”, a partir desta segunda-feira (24) até o próximo domingo (30). A ação faz com que os ingressos para todas as salas VIP do cinema tenham 50% de desconto e que o combo VIP, composto por balde de pipoca, duas bebidas grandes e duas porções de nachos, fique ao preço de R$ 59 durante o período.

 

A programação durante a ação terá o filme de terror “A Morte do Demônio: A Ascensão”, a produção nacional “Ninguém é de Ninguém”, a aventura “Os Três Mosqueteiros: D’Artagnan” e o drama “Beau Tem Medo”. Além de outros filmes em cartaz como: “Super Mario Bros. – O Filme”, “Dungeons & Dragons: Honra Entre Rebeldes”, “O Exorcista do Papa”, “John Wick 4: Baba Yaga” e “Air – A História Por Trás do Logo”. A ação vale para todas salas VIP da rede no Brasil.

 

A primeira sala VIP da rede no Brasil foi inaugurada em 2011 e, desde então, a Cinépolis tornou-se a maior operadora de salas VIP do país. Durante o filme, os clientes podem relaxar com poltronas de couro reclináveis com braço removível e comando elétrico para que se escolha o ângulo ideal.

 

Para completar a jornada, a rede oferece serviço de atendimento dentro das salas VIP, direto na poltrona. Assim os clientes podem ser servidos antes do início do filme, solicitando quaisquer serviços da bombonière VIP que possui um cardápio de alimentos e bebidas, como sanduíche de pernil, boneless chicken e crispy gouda, que também estarão com preço promocional de R$ 29,00 no período da ação.

 

“Estamos felizes por realizar mais uma ‘Semana do Cinema VIP’, em que todos pagarão meia entrada. Essa é uma oportunidade de viver a experiência Cinépolis VIP, que já foi diversas vezes premiada. Além disso, os clientes terão a oportunidade de se sentirem em casa, com as poltronas em couro totalmente reclináveis e o serviço em sala, antes do início do filme, que é oferecido no Brasil apenas pela rede Cinépolis.”, comenta o diretor Comercial e de Marketing da Cinépolis Brasil, Juliano Russo.

 

Os ingressos podem ser adquiridos a partir de 24 de abril nas bilheterias, ATMs ou por meio do site.

 

Serviço “Semana do Cinema VIP”

 

50% de desconto em todas as sessões das salas Cinépolis VIP 2D e 3D

 

Data: De 24 a 30 de abril.
Preço dos ingressos: Todos pagam meia entrada (50% de desconto)
Preço do combo VIP: R$ 59,00 composto por 1 balde de pipoca, 2 bebidas grandes e 2 porções de nachos. Consulte outras cinco opções de combos nas bombonières.

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 21 de Abril de 2023

Carro cai em terreno após sair da pista na Avenida Roberto Freire, em Ponta Negra

Foto: Anselmo Ferreira/InterTV Cabugi

 

Um carro de luxo da marca BMW saiu da pista e caiu dentro de um terreno após passar direto no calçadão da Avenida Engenheiro Roberto Freire, na Zona Sul de Natal, nesta sexta-feira (21). O acidente aconteceu na altura da rotatória que liga a Rota do Sol.

 

O veículo foi retirado do local nas primeiras horas da manhã deste feriado de Tiradentes, precisando ser içado para conseguir voltar à pista, onde estava o guincho.

 

O motorista do carro não estava mais no local do acidente no momento em que o veículo estava sendo retirado e não havia também equipe médica e nem a Companhia de Polícia Rodoviária Estadual na ocorrência.

 

O veículo estava parcialmente destruído e o movimento para retirar o carro do terreno foi acompanhada por curiosos no calçadão de Ponta Negra.

 

G1/RN

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 21 de Abril de 2023

Comércio e lazer: Veja o que funciona em Natal neste feriado de Tiradentes

Na sexta-feira, 21 de abril, o comércio da capital potiguar funciona em horário diferenciado devido ao feriado nacional de Tiradentes. Já o Sistema de Trens Urbanos de Natal não funciona.

A Ceasa não terá alteração no horário de funcionamento no feriado.

Confira abaixo o que abre e o que fecha:

- Vacinação

Os pontos extras localizados nos Shoppings Midway Mall, Partage Norte Shopping e Via Direta funcionam das 13h às 20h.

- Parque das Dunas

Aberto das 7h30 às 17h – Entrada R$ 1

- Cajueiro de Pirangi

Aberto das 7h30 às 17h30 – Entrada R$ 8

- Comércio de Rua

Alecrim: Lojas fechadas.
Centro da Cidade: Lojas fechadas
Zona Norte: Lojas fechadas.

- Ceasa

Acesso dos caminhões: da 0h até às 3h;
Acesso do público às lojas: das 3h às 13h;
Expediente interno das lojas, sem acesso ao público: das 13h às 18h;
Serviços administrativos Ceasa, com exceção dos setores técnico-comerciais: não haverá expediente;
Setores técnico-comerciais: das 7h às 13h.

 

- Shoppings

Shopping Midway Mall:

Das 11 às 21h, sendo praça de Alimentação e lazer: das 11 às 21h. Demais lojas: 12 e 15h.

 

Natal Shopping:

Alimentação: 11h às 22h
Quiosques de alimentação: 13h às 21h*
Âncoras e Mega Lojas: 12h às 21h*
Demais lojas e quiosques: 15h às 21h*
Academia Bodytech: 08h às 16h
Cinema: Conforme Programação *
Fechamento facultativo das 20h às 21h, desde que cumpra a quantidade de horas corridas estipulada por segmento.

 

- Praia Shopping:

Praça de Alimentação das 11 às 22h
Demais lojas, da 15 a 21h
Shopping Cidade Jardim
Lojas e Quiosques – 14h às 20h
Praça de Alimentação funcionará a partir das 11h

 

- Shopping Via Direta:

Lojas e Quiosques – 14h às 20h
Praça de Alimentação – 12 às 20h

 

- Partage Norte Shopping Natal:

Praça de Alimentação/Lazer: 11h às 22h;
Lojas/Quiosques: 15h às 21h, com abertura facultativa, a partir das 11h;
Carrefour: 7h às 21h;
Smart Fit: 08h às 14h;
Cosern: Fechada;
Lotérica: Fechada.
Cinema: Conforme sessões disponíveis

 

- Shopping 10:

Totalmente fechado

 

- Supermercados

Funcionam das 7h às 22h

- Bancos

Fechados.

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 18 de Abril de 2023

Carteiras de estudante tem validade prorrogada em Natal; confira novo prazo

Foto: Reprodução

 

As carteiras de estudante referentes ao ano de 2022 tiveram sua validade prorrogada até o dia 31 de maio desse ano. Informação foi dada na edição extra do Diário Oficial do Município de segunda-feira (17). O prazo anterior de validade ia até o final de março de 2023.

 

Desde o dia 31 de janeiro, estudantes já podem emitir a carteira de estudante de 2023. Para renovar ou solicitar uma nova carteira, basta ir até a unidade do NatalCard localizada em Candelária portando RG e CPF ou inserir os dados pelo aplicativo Meu NatalCard disponível para Android e IOS, e fazer a retirada na unidade. O valor para adquirir a carteira deste ano é de R$ 30 reais, incluindo a segunda via.

 

Caso o estudante não esteja cadastrado, é necessário procurar a sua instituição de ensino e solicitar cadastramento ou a renovação, por exemplo, passado o ano letivo de 2022, a escola precisa atualizar os dados de todos os estudantes para comprovar a série/ano em que estão, o mesmo serve para o ensino superior.

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 18 de Abril de 2023

Avenida Felizardo Moura passará por interdição total no domingo (23)

Foto: STTU

 

A Prefeitura do Natal, por meio da STTU, informa aos motoristas que a avenida Felizardo Moura passará por interdição total. O horário de interdição será das 07h do domingo 23, às 17h do domingo.

 

O motivo da interdição total é a implantação e remoção de postes e a instalação da rede de fornecimento de energia. Durante a interdição, equipes de agentes de mobilidade estará no local para garantir o acesso apenas para o transporte público e os veículos da empresa que estará executando a obra.

 

Durante a interdição temporária da avenida Felizardo Moura os motoristas deverão utilizar a ponte Newton Navarro ou o acesso sul do aeroporto de São Gonçalo do Amarante.

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 10 de Maio de 2022

Chuva provoca alagamentos e impacta trânsito durante a manhã em Natal

A chuva que cai desde a madrugada em Natal provocou pontos de alagamentos e também impactou o trânsito em vários pontos da cidade, nesta terça-feira (10).

Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), em apenas seis horas, choveu cerca de 20.67 milímetros na altura dos bairros Nossa Senhora de Nazaré e Lagoa Nova.

Outros bairros com bom volume de água foram Ponta Negra (18.49 mm), Neópolis (13.76) e Guarapes (10.04 mm).

Já a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana registrou pelo menos nove pontos de alagamento na cidade.

  • - Av. Prudente de Morais x Alexandrino de Alencar, na altura do Corpo de Bombeiros.
  • - Avenida do Contorno, por trás da Capitania das Artes.
  • - Avenida Rio Branco, por trás do Teatro Alberto Maranhão.
  • - Avenida Nevaldo Rocha, sentido norte, em frente a SEMTAS.
  • - Rua dr. Mário Negócio x Presidente Sarmento.
  • - Av. Presidente Leão Veloso x Rua dos Paiatis.
  • - Av. Coronel Estevam x Av. Alexandrino de Alencar.
  • - Av. Pres. Bandeira x Rua dos Canindés (Av. 06).
  • - Av. Jerônimo Câmara, entre a rua Jaguarari e rua dos Potiguares.

No bairro Petrópolis, moradores registraram alagamento na Rua Enéas Reis. Segundo os moradores, o volume de água não permite a passagem de carros pequenos.

 

Fonte: G1

Comentários

Deixe um comentário