Bagada escrito em 22 de Agosto de 2025

Uma sessão solene na Câmara Municipal de Natal proposta pelo vereador Fúlvio Saulo (Solidariedade), nesta quinta-feira (21), celebrou os comerciantes da Cidade Alta. Na ocasião, 17 personalidades de destaque, que representam as preocupações, conquistas e anseios do comércio da região, foram homenageadas pelos relevantes serviços prestados à sociedade.
A Cidade Alta de Natal foi o primeiro núcleo da cidade e, por muitos anos, o principal centro comercial de Natal, desenvolvendo-se a partir do século XIX com o loteamento de lojas na Avenida Rio Branco, que antes era a Rua Nova. O comércio se expandiu com a criação da Praça Augusto Severo e o Mercado Público, consolidando o bairro como polo comercial e cultural, que oferecia lojas, cinemas e lanchonetes.
Já no final do século XIX e início do XX, a Cidade Alta se consolidou como o principal centro comercial de Natal, abrigando lojas de diversos tipos e instituições financeiras. Nos anos 1980, o bairro era um importante local de encontro, com a presença de lojas de departamento. Com o crescimento de Natal e a expansão para outros centros comerciais e shoppings, a Cidade Alta perdeu parte do seu dinamismo. Apesar dos desafios, o comércio da Cidade Alta tem demonstrado resistência, com um crescimento no número de comércios ativos nos últimos anos, mostrando uma capacidade de atrair novos empreendimentos.
"Trata-se de uma justa homenagem a esses heróis do comércio natalense. Temos aqui comerciantes que estão há 60 anos empreendendo naquela localidade, pessoas que possuem uma ligação afetiva muito forte com a cidade de Alta e a Ribeira. Portanto, considero um gesto grandioso da nossa cidade reconhecer personalidades que trabalham bastante, acordam cedo, pagam impostos e geram empregos. Este momento é gratificante para todos que levantam a bandeira do resgate e da revitalização do Centro de Natal", comemorou o vereador Fúlvio Saulo.
O presidente da CDL - Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal, José Lucena, disse que o Centro é a história de Natal. "Foi lá onde tudo começou juntamente com a Ribeira. É um pessoal que realmente merece essa atenção, esse olhar diferenciado, porque foram eles que criaram as primeiras grandes lojas e magazines da capital potiguar. Então, tudo que a gente tem nos outros bairros é reflexo do pioneirismo comercial do Centro e, por isso, a Câmara Municipal acerta ao promover esta homenagem".
Também presente na solenidade, o presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, ressaltou o impacto social da atuação dos comerciantes da Cidade Alta. "Há várias décadas o comércio do Centro de Natal é atuante, com muitos empresários gerando empregos, renda e oferecendo bons produtos e serviços para a sociedade, sendo um vetor de desenvolvimento econômico para todo Rio Grande do Norte. Este evento celebra essa trajetória, incluindo a minha própria história, pois comecei a trabalhar lá em 1977", recordou.
Rodrigo Vasconcelos, presidente da Associação Viva o Centro, falou em nome dos homenageados. "Pela primeira vez o Legislativo natalense homenageia os empreendedores da Cidade de Alta, gente talentosa, fortes e persistente que não abandona o bairro. Oportunidade também para reunir os parceiros de jornada, alinhar nossas demandas e lutar juntos por melhorias. Aliás, essa homenagem veio em boa hora, haja vista que o varejo atravessa um momento desafiador. O apoio do poder público e das entidades comerciais são fundamentais para que essas pessoas continuem empreendendo na região".
Texto: Junior Martins
Fotos: Verônica Macedo
Comentários