logo

Bagada escrito em 11 de Setembro de 2024

Números de caso da COVID crescem 105% em um mês no Brasil

O Brasil enfrenta um aumento expressivo no número de casos e óbitos por Covid-19 entre os meses de julho e agosto deste ano. É o que mostram os dados mais recentes do Painel de Monitoramento do Coronavírus do Ministério da Saúde.

Em julho, foram registrados 17.964 novos casos de Covid-19 no país. Esse número mais que dobrou em agosto, alcançando 36.970, o que representa um aumento de 105,8%. As estatísticas foram analisadas pela reportagem com base nas semanas epidemiológicas 28 (7 de julho) a 35 (31 de agosto).

O número de óbitos também apresentou elevação. Foram 229 mortes em julho e 334 em agosto, marcando um crescimento de 45,85%.

As semanas epidemiológicas são um sistema padronizado para organizar e comparar dados de saúde, como casos de doenças, ao longo do tempo. Em vez de usar meses ou datas específicas, os profissionais de saúde dividem o ano em semanas numeradas de 1 a 52 (ou 53).

Desde o início da pandemia, em 2020, o Brasil já acumulou mais de 38 milhões de casos e 713 mil óbitos pela doença.

Em nota enviada ao Metrópoles, o Ministério da Saúde informou que, durante todo o ano de 2024, foram registrados 680.181 casos de Covid-19, valor abaixo do histórico se comparado com anos anteriores: 1.496.631 casos no mesmo período de 2023.

“Mas nas últimas semanas há tendência de aumento, principalmente entre idosos, o que reforça a importância da vacinação”, alerta a pasta.

O Ministério recomenda a vacinação contra a Covid-19 para a variante Arcturus, também conhecida como XBB, que previne as formas graves da doença e óbitos.

“A vacinação é direcionada a crianças de seis meses a menores de cinco anos, idosos, imunocomprometidos, gestantes e outros grupos prioritários. Crianças com esquema vacinal completo podem receber a dose da vacina XBB após três meses da última dose e pessoas de 5 a 59 anos não vacinadas podem iniciar com uma dose da XBB”, diz trecho da nota.

Metrópoles

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 10 de Setembro de 2024

Homens dependem de incentivo feminino para buscar cuidados médicos

Homens evitam buscar atendimento médico por não quererem receber más notícias e, na maioria das vezes, é preciso que mulheres da família intervenham para incentivá-los a se cuidar. Um estudo do Centro de Referência em Saúde do Homem de São Paulo, realizado em 2022, mostra que 70% dos homens que procuram atendimento médico são influenciados por presenças femininas, e muitos chegam com doenças em estágio avançado. O urologista Bruno Benigno e especialista em oncologia e cirurgia robótica destaca que em sua prática médica a maioria das consultas é marcada por mulheres, entre mães, esposas e filhas.

Folha de São Paulo 

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 4 de Setembro de 2024

Walfredo tem mais de 30 pacientes nos corredores, afirma Sindsaúde

O maior hospital público do Rio Grande do Norte voltou a ter corredores lotados de pacientes à espera de leitos e cirurgias nos últimos dias. Nesta terça-feira (03), segundo informações do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do RN (Sindsaúde/RN), o Hospital Estadual Monsenhor Walfredo Gurgel (HEWG) possuía 37 pacientes nos corredores, tendo ainda uma sala do centro cirúrgico sendo ocupada com usuários.

Segundo informações da coordenadora do Sindsaúde, Rosália Fernandes, a sobrecarga no Walfredo se deve a uma série de fatores, como o aumento no número dos acidentes de motos recentemente e a falta de atendimento regionalizado e em Natal para traumaortopedia.

Tribuna do Norte

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 1 de Setembro de 2024

Dormir mais no fim de semana pode reduzir em 20% risco de doenças cardíacas

Um novo estudo sugere que compensar o sono nos dias de folga pode reduzir riscos causados pela privação de sono durante a semana em até 20%.

Para chegar a essa conclusão, pesquisadores usaram dados de 90.903 indivíduos e avaliaram a relação entre sono compensado no fim de semana e doenças cardíacas, com base em informações registradas em acelerômetros (dispositivos que monitoram dados como batimentos cardíacos)
O estudo será apresentado no ESC Congress 2024, congresso anual da Sociedade Europeia de Cardiologia, em Londres, no Reino Unido.

CNN BRASIL

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 30 de Agosto de 2024

Inalar os gases intestinais do parceiro ou da parceira pode reduzir o risco de doenças, revela pesquisa de universidade britânica.

Pesquisadores da Universidade de Exeter, na Inglaterra, descobriram que a inalação dos gases intestinais do parceiro pode trazer benefícios para a saúde. O estudo revelou que o sulfeto de hidrogênio, um dos gases com cheiro de ovo presentes nas flatulências, pode diminuir o risco de várias doenças graves.

Conforme a pesquisa de 2014, esse subproduto microbiano pode reduzir as chances de ataques cardíacos, derrames, demência e câncer. Mark Wood, um dos pesquisadores, explicou: “Embora o sulfeto de hidrogênio seja conhecido por seu odor forte e desagradável presente nos ovos podres e nas flatulências, ele é produzido naturalmente pelo corpo e pode desempenhar um papel importante na saúde, com potenciais aplicações no tratamento de diversas doenças.”

O professor Matt Whiteman acrescentou: “Quando as células enfrentam estresse devido a doenças, elas ativam enzimas para gerar pequenas quantidades de sulfeto de hidrogênio. Isso ajuda a manter a mitocôndria funcionando e permite que as células permaneçam vivas. Sem esse processo, as células morrem e perdem a capacidade de regular a sobrevivência e controlar a inflamação.”

“Estamos explorando esse processo natural, desenvolvendo um composto chamado AP39, que libera lentamente pequenas quantidades desse gás diretamente para a mitocôndria. Nossos resultados mostram que, quando células estressadas são tratadas com AP39, a mitocôndria é protegida e as células permanecem vivas”, completou o professor.

 

TRICOTEI

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 27 de Agosto de 2024

Conheça planta que regula níveis de açúcar e melhora função cognitiva

A sálvia, uma planta comum na medicina tradicional, traz importantes benefícios para a saúde: ela ajuda a controlar o açúcar no sangue e melhora a memória. Com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, é uma opção natural para quem quer cuidar do bem-estar.

A nutricionista Carla de Castro, da Clínica Sallva, em Brasília, explica que a sálvia possui nutrientes essenciais como magnésio, cálcio, vitamina A e vitamina K, além de antioxidantes, como os flavonoides e os ácidos fenólicos. “A vitamina K e o cálcio podem contribuir para apoiar o processo de manutenção da densidade óssea, ajudando a prevenir a osteopenia ou a osteoporose”, informa.

Carla observa que a erva também tem ganhado papel de destaque na melhora da função cognitiva.

“Alguns óleos já incluem a sálvia como um dos compostos, e ela tem sido associada à melhora da #funçãocognitiva e da memória. Isso acontece porque a sálvia tem a capacidade de inibir uma enzima chamada acetilcolinesterase (ACEH), que degrada a acetilcolina, um neurotransmissor essencial para a memória e o aprendizado”, explica a profissional.

Entre os compostos bioativos da planta, Carla ressalta as propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, que podem ajudar a combater o estresse oxidativo, protegendo o corpo contra danos. Além disso, os antioxidantes presentes na erva podem contribuir para a saúde cognitiva a longo prazo.

A sálvia também desempenha um papel importante na regulação dos níveis de açúcar no sangue, contribuindo para uma melhor sensibilidade à #insulina.

“A sálvia contém ácido rosmarínico, um polifenol que auxilia na regulação dos níveis de glicose no sangue. Alguns estudos indicam que a sálvia pode melhorar a sensibilidade à insulina, facilitando a utilização da glicose pelas células e ajudando a manter os níveis de açúcar no sangue mais equilibrados”, diz.

Metrópoles

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 25 de Abril de 2024

O assustador crescimento do câncer colorretal em pessoas de até 50 anos

Médicos do mundo inteiro estão preocupados com o crescente número de casos de câncer colorretal em pessoas com menos de 50 anos. Profissionais de saúde entrevistados pela BBC News Brasil relataram o cenário global como ‘assustador’, ‘preocupante’, ‘problema global’ e ‘alerta mundial’.

O câncer colorretal, que afeta o intestino grosso e o reto, tem sido uma das doenças mais pontuais na saúde e na qualidade de vida. Nas últimas décadas, especialistas observaram uma tendência preocupante: embora os casos entre os mais velhos tenham permanecido relativamente estáveis, representando a maioria dos pacientes, as taxas entre os mais jovens aumentaram expressivamente.

Em comparação com as taxas de 30 anos atrás, alguns estudos indicam um aumento alarmante de até 70% na incidência de câncer colorretal em pacientes jovens. A tendência levanta sérias preocupações sobre a saúde dessa faixa etária e requer uma análise aprofundada das causas subjacentes.

Diante da escalada, os especialistas brasileiros estão agora empenhados em uma análise mais detalhada das estatísticas disponíveis no país, visando avaliar se são necessárias medidas adicionais para proteger essa população mais jovem contra o câncer colorretal.

Diante desse assunto tão sério, surge a pergunta: o que está por trás desse aumento alarmante de casos entre os jovens? Embora haja várias hipóteses, nenhuma delas foi confirmada até o momento. Uma das teorias sugere que as mudanças drásticas no estilo de vida, como a transição de uma sociedade agrária e rural para uma urbana, contribuíram para o aumento do câncer colorretal, com dietas baseadas em produtos ultraprocessados e menos alimentos naturais, além de um estilo de vida mais sedentário.

No caso do câncer colorretal, dois testes principais são utilizados: o exame de sangue oculto nas fezes e a colonoscopia. O primeiro investiga a presença de sangue nas fezes, indicando a necessidade de investigação adicional, enquanto a colonoscopia permite uma visualização direta do interior do intestino.

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 20 de Fevereiro de 2024

Cada mais mais homens tem p3nis amputado no Brasil; entenda motivos

'Tive que amputar parte do pênis. Eu me sinto decapitado", diz João*, de 63 anos. Ele teve um câncer no órgão.⁠

Um levantamento da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), com base em estatísticas do Ministério da Saúde, mostra que o número de casos assim têm crescido no Brasil.⁠

Entre 2013 e 2022, cerca de19,9 mil homens tiveram o diagnóstico de câncer de pênis, sendo que, desse total, 5,6 mil tiveram que ter o órgão amputado pela gravidade da doença. Uma média de pouco mais de dez amputações por semana.⁠

"Infelizmente, por vergonha ou falta de acesso aos serviços de saúde, é muito comum o homem recorrer a tratamentos indicados por conhecidos ou aquelas 'pomadinhas' do balconista da farmácia", afirma Diogo Abreu, médico da seção de Urologia do Instituto Nacional do Câncer (Inca).⁠

"Isso atrasa o diagnóstico precoce e prejudica o resultado do tratamento."⁠

Médicos ressaltam que, diferentemente de outros tipos de câncer, o de pênis é um dos que mais podem ser prevenidos.⁠

"A higiene correta ajuda a evitar o câncer de pênis, e o diagnóstico precoce da doença, que é essencial para o tratamento sem a necessidade de procedimentos mais radicais, como a amputação", completa Abreu.⁠

Tribuna do Norte

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 9 de Fevereiro de 2024

Sexo frequente pode trazer 5 benefícios físicos e mentais; veja quais

Fazer sexo é bom para a saúde. Especialistas defendem que, além de ser uma experiência de prazer, transar pode trazer benefícios para a mente e corpo.

Em um artigo publicado no site de divulgação científica The Conversation, o gerontologista (especialista em envelhecimento) espanhol Joaquín Mateu Mollá defende que a atividade sexual traz ao menos cinco benefícios a quem a pratica com frequência.

1) Melhora do estado de ânimo
O sexo produz endorfinas, substâncias que geram sensação de relaxamento e bem-estar. “A atividade sexual regular pode ser uma forma saudável de redução do estresse pela liberação de estímulos químicos no cérebro”, indica Claudia.

O sexo, porém, não deve ser usado como terapia. “A alta nos hormônios não é suficiente para indicar o orgasmo como tratamento antidepressivo ou para transtornos de ansiedade. Os benefícios da prática são pontuais e os transtornos precisam de atenção muito mais complexa”, ressalta Mollá.

2) Diminui o estresse
O estresse é mais que uma reação física. Ele ocorre com o acúmulo do cortisol no cérebro, hormônio que permite ao corpo estar alerta para enfrentar ameaças. Seu acúmulo, porém, acaba prejudicando o organismo.

O sexo diminui o estresse ao equilibrar o fluxo de hormônios no sistema nervoso, reduzindo o cortisol acumulado. “Os casais mais saudáveis tendem a transar justamente nos dias que tiveram mais jornadas estressantes, assim se beneficiam de seus efeitos positivos”, indica Mollá.

3) Fortalece o sistema imunológico
“O sexo regular pode fortalecer o sistema imunológico. Estudos indicam que a atividade sexual moderada pode aumentar os níveis de IgA, um anticorpo que desempenha papel crucial na imunidade”, indica Camila.

O gerentologista espanhol destaca que pessoas que transam três vezes ao mês inclusive têm mais chance de se proteger da Covid-19, de acordo com uma pesquisa de 2021 feita por cientistas da Universidade de Bagdá, no Iraque.

4) Reduz a pressão arterial e a dor
A pressão arterial é influenciada pela atividade sexual, já que os movimentos do sexo podem levar a um gasto energético até seis vezes maior do que a pessoa teria em repouso. A frequência sexual constante, portanto, poderia otimizar o funcionamento do sistema circulatório, uma vez que batimentos mais intensos levam a uma espécie de higienização das artérias.

5) Fortalece as conexões emocionais
O sexo também tem um benefício emocional e mental evidente: fortalecer os laços de afeto entre as pessoas que o praticam. “Transar é uma fonte poderosa de oxitocina, hormônio chave para o bem-estar. Ele é liberado no contato íntimo e, por sua experiência gratificante, estimula as relações sentimentais”, conclui Mollá.

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 9 de Fevereiro de 2024

Sextou! 62% dos homens héteros receberiam fio terra se a parceira pedisse

A pesquisa da Sexlog encomendada exclusivamente para o Metrópoles aponta que 62,13% dos homens héteros aceitariam receber o famoso fio terra durante o sexo se a parceira pedisse. Além disso, 43,90% afirmam que já receberam e gostaram, enquanto apenas 4,29% já receberam e não gostaram.

Entre os entrevistados, 78,41% disseram não acreditar que um fio terra tenha alguma relação com orientação sexual, enquanto 21,59% afirmam que acredita.

Apesar de todo ser humano ter um ânus e poder sentir prazer com ele, ainda existe a crença de que é uma “área proibida” para homens héteros, ainda que o estímulo seja feito por mulheres. Essa crença, além de preconceituosa, está longe de ser verdade.

Para além do fato de não existir problema algum em uma possível homo ou bissexualidade, o fato é que homens heterossexuais podem explorar o prazer anal com qualquer outra pessoa, sozinho ou mesmo com uma mulher — o que não muda em nada sua orientação sexual.

Metrópoles

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 8 de Fevereiro de 2024

Especialista dá dicas de saúde para o Carnaval

Se hidratar é importante antes, durante e depois!

Isso ajuda na eliminação de toxinas provenientes de bebida alcoólica e/ou má alimentação;

Evita o inchaço/acúmulo de líquido (retenção hídrica corporal) e consequente o ganho de peso;

Evita ressaca no dia seguinte, por evitar que você tenha uma desidratação e desbalanço hidroeletrolitico (que inclusive gera risco de falência de órgãos e morte).

Frutas ricas em água (melancia, melão, abacaxi, manga, kiwi etc.) chás, sucos, auxiliam na hidratação, mas não substituem o consumo de água potável!

Para saber a sua quantidade ideal de água a ser ingerida no dia, multiplique 40ml/kg de peso corporal!

Dica importante: a cada dose de bebida, consuma pelo menos 200ml de água!

Bom carnaval a todos!

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 3 de Dezembro de 2023

Idosos com cachorro têm 40% menos chances de demência, diz estudo

Ter um cachorro em casa reduz o risco de idosos desenvolverem demência em até 40%, afirmam pesquisadores do Japão. A descoberta foi publicada em outubro deste ano, na revista científica Preventive Medicine Reports.

De acordo com os cientistas do Instituto Metropolitano de Gerontologia de Tóquio, o cachorro aumenta a probabilidade de sair de casa, levando o idoso a praticar mais atividade física e a ter mais interações sociais.

A atividade mental melhora a capacidade do cérebro de lidar com a situação e continuar trabalhando, com um efeito supressivo no desenvolvimento da doença.

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 3 de Novembro de 2023

Harvard: estudo aponta melhores opções de carboidratos para emagrecer

Um extenso estudo realizado pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, constatou que é desnecessário eliminar completamente os carboidratos do cardápio caso o objetivo seja emagrecer.

A pesquisa, publicada no The British Medical Journal, apontou que é preciso fazer escolhas alimentares adequadas para um menor acúmulo de gordura. Grãos refinados, como arroz e farinha branca, podem ser facilmente substituídos por opções in natura, por exemplo.

O vilão das dietas é o carboidrato simples, refinado, que tem alto índice glicêmico. Quando é digerido, o macronutriente é transformado em glicose e, por ser quebrado muito rapidamente, gera uma elevação nos niveis de açúcar no sangue. Se a glicose não é usada para fornecer energia ao corpo, é armazenada na forma de gordura.

São eles:

  • arroz;
  • vegetais ricos em amido;
  • Carboidratos de alto índice glicêmico

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 2 de Novembro de 2023

Personal destaca benefícios da musculação na terceira idade

Abandonar o sedentarismo e adotar uma rotina regular de exercícios físicos é importante em qualquer fase da vida. No entanto, na terceira idade, esse estilo de vida tem um benefício ainda maior, segundo a personal trainer Luciana Gusmão.

De acordo com a profissional, além de prevenir muitas das doenças oriundas do sedentarismo e do próprio avanço da idade, como hipertensão, diabetes e problemas coronarianos, a musculação para idosos é uma forma de adquirir maior mobilidade para evitar as quedas que a falta de força e massa muscular ocasionam.

Dentre os inúmeros benefícios da prática, Luciana destaca principalmente o controle do colesterol, da diabetes e da hipertensão. Além disso, há também um considerável benefício cognitivo, pois a musculação ajuda a prevenir quadros de demência.

“Hoje nós temos várias pesquisas associadas à melhoria cognitiva, evitando quadros de demência com nível de massa muscular. Esses estudos trazem inúmeros benefícios significativos da melhoria da cognição em pessoas que praticam a musculação e que adquirem mais massa magra”, afirma a personal

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 19 de Outubro de 2023

Café ou energético? Estudo compara efeito das duas bebidas

Pesquisadores da Universidade de Melbourne, na Austrália, compararam os efeitos do café e do energético em pessoas que praticam treinos aeróbicos para saber qual deles oferece maior efeito estimulante. Os resultados foram publicados no International Journal of Sports Psychology and Performance.

Os cientistas analisaram os efeitos ergogênicos – substâncias para melhoria do desempenho esportivo – de um energético ou uma dose equivalente de cafeína anidra (a forma utilizada para a produção de suplementos de nutrição esportiva e medicamentos) em comparação com uma bebida sem cafeína no desempenho do ciclismo. Dessa forma, 11 ciclistas participaram do experimento duplo-cego e cruzado.

Os resultados mostraram que tanto o energético quanto o suplemento à base de cafeína intensificaram o rendimento em relação ao placebo. Porém, não houve nenhuma diferença identificada pelos pesquisadores entre o energético e a cafeína.

Metrópoles

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 18 de Outubro de 2023

Vi4gr4 para quê? Médico revela bebida barata que turbina a ereção

Desequilíbrios na vida íntima podem vir de uma série de fatores, que vão de ansiedade a estresse. Ao enfrentar esse tipo de problema, muita gente costuma recorrer ao uso de remédios que ajudem a turbinar a ereção, como o popular Viagra.

No entanto, para além do medicamento, existem alguns alimentos e bebidas que podem colaborar com o sexo. Um deles é bastante popular e amplamente consumido no Brasil: o café. Segundo o médico indiano Karan Raj, que faz sucesso no TikTok desmistificando crenças científicas, isso ocorre porque a bebida aumenta o fluxo sanguíneo e a circulação. Ou seja, não é mito que uma xícara antes do “rala e rola” é capaz de te dar orgasmos mais intensos.

“Em doses mais altas, a cafeína dilata os vasos e aumenta o fluxo sanguíneo. A excitação e os orgasmos baseiam-se, em grande parte, na quantidade de sangue que flui para os órgãos sexuais”, disse. “E quanto maior a circulação, maior a chance de ocorrer uma ereção”, explicou, na rede social.

Metrópoles

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 17 de Outubro de 2023

Aprenda a fazer 2 sucos simples para diminuir colesterol alto

O colesterol é uma substância gordurosa presente no nosso sangue. Há dois tipos de colesterol: o bom e o ruim.

O bom vai contribuir para que o corpo funcione bem — realiza uma espécie de limpeza nos vasos sanguíneos. Já o ruim possibilita a formação de placas de gordura nas artérias, um fator de risco importante para doenças cardiovasculares, como o infarto e o acidente vascular cerebral (AVC).

Quando falamos de colesterol alto, referimo-nos ao ruim. Se o indicador estiver acima do patamar desejado, é necessário mudar o estilo de vida e, em alguns casos, tomar medicação.

Os níveis de colesterol devem ser monitorados em exames de sangue periódicos.

Laranja com berinjela
A berinjela é uma excelente fonte de fibra solúvel. O consumo dela contribui para a eliminação do colesterol pelas fezes. A laranja entra na receita para tornar o suco mais agradável ao paladar, além de ajudar a melhorar a imunidade por meio da vitamina C. Para preparar é só bater no liquidificador 1 berinjela (200g) com casca e 200 ml de suco puro de laranja.

Suco de melancia
A melancia é rica em antioxidantes que protegem as artérias dos danos do LDL. O consumo da fruta ajuda na diminuição das placas de gordura no organismo. Para fazer, é simples: basta bater 2 fatias de melancia com casca e tomar em seguida.

 

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 28 de Setembro de 2023

Conheça 7 bons hábitos para se ter depois dos 60 anos

A chegada dos 60 anos marca uma fase especial na vida, repleta de oportunidades para aprimorar a saúde e o bem-estar. Nessa etapa, é crucial adotar hábitos que promovam qualidade de vida e longevidade. Aqui estão sete bons hábitos que podem fazer toda a diferença:

Atividade Física Regular: Manter-se ativo é essencial. Caminhadas, yoga, natação ou até mesmo dança podem ajudar a manter músculos e articulações saudáveis.

Alimentação Balanceada: Uma dieta rica em frutas, vegetais, grãos integrais e proteínas magras ajuda a manter a saúde e a energia. Evite alimentos processados e açúcares em excesso.

Mente Ativa: Exercite sua mente com quebra-cabeças, leitura, aprendizado de novas habilidades ou jogos. Isso ajuda a manter a cognição afiada.

Exames de Rotina: Consultas médicas regulares e exames de saúde são fundamentais para detectar problemas precocemente e prevenir doenças.

Hidratação Adequada: Beba água suficiente para manter seu corpo hidratado. A desidratação pode afetar sua saúde de várias maneiras.

Socialização: Mantenha conexões sociais. Envolva-se com amigos, família e grupos de interesse para evitar o isolamento.

Gestão do Estresse: Praticar técnicas de relaxamento, como meditação ou ioga, ajuda a lidar com o estresse, que pode ser prejudicial à saúde.

Lembrando que é sempre importante consultar um profissional de saúde antes de iniciar qualquer programa de exercícios ou mudanças na dieta. Com esses bons hábitos, a terceira idade pode ser uma fase de plenitude e bem-estar. Portanto, comece hoje e aproveite ao máximo essa jornada.

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 22 de Setembro de 2023

Agrião é eleito o vegetal mais saudável de todos por estudo do governo americano; entenda

Ter uma alimentação desequilibrada ou não consumir diariamente elementos nutricionais básicos e essenciais pode ter sérios custos para a saúde. Anemia, excesso de peso, problemas digestivos e falta de energia são apenas algumas das consequências que podem ocorrer se você não se alimentar bem. Portanto, sem dúvida, ter um plano nutricional que priorize alimentos naturais, orgânicos, ricos em vitaminas e minerais, é o melhor escudo para enfrentar as fragilidades do organismo e, portanto, condições crônicas ou problemas que podem ser evitáveis.

Uma pesquisa intitulada “Definindo Frutas e Legumes Poderosos: Uma Abordagem de Densidade Nutricional” publicada pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, conclui que após uma análise diversificada de vegetais e frutas, o agrião provou ser o vegetal mais saudável para comer e é considerado pelos pesquisadores como “perfeito” graças ao seu poderoso perfil nutricional: possui alta concentração de vitaminas e minerais essenciais para o corpo como cálcio, potássio e vitamina A, cye, entre outros.

Em relação às variáveis ​​que os pesquisadores levaram em consideração, prepararam uma lista dos alimentos naturais mais completos nutricionalmente e, para isso, determinaram quais substâncias todo ser humano deveria ingerir diariamente e em que proporção. Os resultados foram: potássio, fibra, proteína, cálcio, ferro, tiamina, riboflavina, niacina, ácido fólico, zinco e vitaminas A, B6, B12, C, D, E e K.

O Globo

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 14 de Setembro de 2023

Cúrcuma é tão eficaz para tratar indigestão quanto medicamento, diz estudo

A cúrcuma pode ser tão eficaz para avaliar os sintomas da indigestão quanto medicamentos como o omeprazol, segundo afirmam pesquisadores da Universidade Chulalongkorn, em Bangkok. A conclusão foi divulgada na segunda-feira (11/9), em estudo publicado na revista médica BMJ.

Os sintomas mais comuns da indigestão são dor e desconforto no estômago, inchaço, náusea, gases e queimação. Normalmente, a sensação é provocada pela ingestão muito veloz de alimentos, pelo consumo excessivo de líquidos e/ou por comer alimentos muito gordurosos em grande quantidade.

O omeprazol é frequentemente indicado para tratar os sintomas, pois diminui a produção de ácido no estômago.

Metrópoles

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 12 de Setembro de 2023

Comer muita proteína prejudica o rim? Estudo analisa os efeitos

Um #estudo internacional, feito por pesquisadores de universidades da Alemanha e Reino Unido, aponta que a #dieta com alto teor de #proteína não causa doença renal. Os resultados foram publicados na Revista Europeia de Nutrição, em maio.

Os cientistas iniciaram com o conceito de que mudanças no consumo de proteína dietética atingem metabolicamente as funções renais. E que paralelamente não há entendimento sobre as consequências opostas da ingestão prolongada de proteínas (HPI) para a saúde renal.

O intuito foi de resumir e avaliar as evidências viáveis para uma relação entre a HPI e doenças renais e para isso houve uma revisão abrangente de estudos sistemáticos. O método desse experimento consistiu em um exame minucioso de materiais publicados até dezembro de 2022 e sem meta-análises de ensaios clínicos randomizados ou de estudos de corte.

O resultado apontou que a certeza geral dessa evidência foi denominada como “possível” ao risco de cálculos não estar relacionado com HPI e que a albuminúria não é elevada por meio do HPI.

Além disso, há a conclusão de que nenhum dos resultados detectaram evidências de que o HPI ocasiona cálculos ou doenças renais. Coincidentemente, há a diferença do “alerta” para possíveis recomendações, que exigem os dados de longo prazo.

Metrópoles

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 6 de Setembro de 2023

HPV: um a cada 3 homens está infectado com o vírus, estima estudo

Um estudo publicado na edição mais recente da revista The Lancet estima que 1 em cada três homens é portador do vírus HPV, podendo ser vítima de suas consequências e também transmití-lo.

O vírus é uma das principais causas de câncer de colo de útero, tumor que atinge mais de 300 mil mulheres ao ano, e nos homens está associado a cânceres de pênis, reto e garganta. A Agência Internacional para Pesquisa em Câncer (IARC) estimou que em 2018 houve mais de 69 mil casos de câncer causados pelo HPV em homens.

A pesquisa partiu de vários estudos sobre a saúde sexual masculina realizados em 35 países, entre 1995 e 2022. Os trabalhos alcançaram uma população de de 44 mil homens e avaliaram a presença do vírus em coletas feitas nos órgãos sexuais dos voluntários.

De acordo com o trabalho, cerca de 31% dos homens acima dos 15 anos examinados apresentava alguma variante do vírus. O HPV-16, um dos mais associadas a tumores, foi encontrado em 5% deles.

Metrópoles

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 6 de Setembro de 2023

Muito legal: Chatbot para prevenção de suicídio voltado para educadores é lançado

Os softwares que simulam conversas humanas têm revolucionado a oferta em diferentes áreas, inclusive na saúde. Os diálogos por meio de chatbots, como são chamados, estão avançando para temas delicados e, nesta segunda-feira, 4, foi lançado o Bússola Ame Sua Mente, canal no WhatsApp focado em informações sobre sinais de alerta e prevenção ao suicídio em meio às ações do Setembro Amarelo – mês no qual a importância de evitar novos episódios é debatida ao redor do mundo. O conteúdo, iniciativa do Instituto Ame sua Mente elaborada por psiquiatras e especialistas em saúde mental, é voltado para educadores e tem como objetivo ajudá-los a orientar principalmente os jovens.

A atenção à população juvenil tem como base um dado alarmante da Organização Mundial da Saúde (OMS): o suicídio é a quarta maior causa de morte de jovens de 15 a 29 anos no mundo. O desafio para familiares, professores e todos que estão ao redor de quem está em risco de cometer o ato é que o suicídio é multifatorial. Então, é fundamental manter o diálogo, reconhecer vulnerabilidades e procurar ajuda especializada.

Por meio do software, ocorre uma simulação de conversa com um robô que encaminha os professores para a “árvore de conhecimento”. Neste canal, abas são abertas e abordam temas do dia a dia e orientações práticas com o intuito de apresentar os sinais de alerta. O acesso é gratuito pelo número (11) 9-9113-0019.

Líder de conteúdo do projeto, o médico psiquiatra Carlos Gustavo Zanotto Costardi explica que o reconhecimento da necessidade de cuidar da saúde mental é algo mais recente e precisa entrar no dia a dia das pessoas, não só no aspecto individual, mas com o envolvimento e engajamento dos mais diversos setores da sociedade, como educação, política, justiça e as mídias.

“Quando se fala em prevenção em outras áreas da medicina, como do coração e cérebro, as pessoas já têm uma noção e sabem que é bom fazer atividade física, ter um controle de peso, evitar o tabagismo e álcool. Para saúde mental, talvez seja mais tardio, estamos começando a falar sobre estresse, burnout, depressão e ansiedade. Por isso, a importância da conscientização para que se torne parte da nossa cultura”, diz Costardi, que também é coordenador do Ambulatório Longitudinal de Psiquiatria da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM-Unifesp).

Bagada escrito em 2 de Setembro de 2023

Bora mandar ressaca pra longe? O Blog do Bagada tem a receita perfeita; veja

Acordou com aquela ressaquinha? O Blog do Bagada tem a receita perfeita pra mandar ela pra lá e se levantar pronto pra outra. O milagre se chama "vitamina de banana com mel", uma das melhores curas pra ressaca já conhecida. Enquanto a banana acalma o estômago, o mel eleva os níveis de açúcar no sangue.

INGREDIENTES
2 bananas
500ml de água
2 colheres (sopa) de aveia (opcional)
2 colheres (sopa) de mel
Gelo a gosto

 

MODO DE PREPARO
Bata, no liquidificador, a banana, a água, a aveia e o mel.
Sirva gelado.

Dá-lhe! Não tem erro. Tome e fale pra mim o resultado. 

Blog do Bagada

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 31 de Agosto de 2023

Mulheres tem menos orgasm0s que homens, aponta estudo; saiba o porquê

Estudos mostram que 95% dos homens heterossexuais dizem sempre ter um orgasmo nas relações sexuais, enquanto apenas 65% das mulheres afirmam sentir o mesmo. Mas pelo menos 92% delas têm orgasmo quando dão prazer a si mesmas, indica outro levantamento.⁠

Um dos principais motivos para isso, apontado em diferentes estudos, está a supervalorização da penetração nas relações heterossexuais.⁠ "Relegamos a estimulação do clitóris que vem antes da relação sexual como um tipo de 'preliminar', sugerindo que é uma forma menor de sexo", escreve Laurie Mintz, professora emérita de psicologia na Universidade da Flórida.⁠

"Vários estudos demonstraram que tais mensagens dão a ideia de que o sexo deve ocorrer da seguinte forma: preliminares (apenas para preparar a mulher para a relação sexual com penetração), relação sexual com penetração, orgasmo masculino e sexo finalizado", completa⁠

Em um estudo com mais de 12 mil estudantes universitários, apenas 10% das mulheres disseram ter orgasmo na primeira vez com um homem, enquanto 68% disseram ter orgasmo quando o sexo ocorre em um relacionamento estável.⁠ Mulheres bissexuais também contaram ter mais orgasmo quando fazem sexo com outras mulheres. Em um estudo, 64% delas disseram que geralmente ou sempre têm orgasmo quando fazem sexo com outras mulheres.⁠

 

BBC

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 29 de Agosto de 2023

Caroço na virilha: o que pode ser e como identificar

É comum que, ao longo da vida, as pessoas se deparem com um caroço na virilha. Na maioria dos casos, o problema não é sério, mas a formação de um nódulo na região íntima pode ser sintoma de quadros complexos, como infecções sexualmente transmissíveis #ISTs, hérnias ou até linfomas — por isso, é preciso estar atento aos sinais.

O Metrópoles entrevistou quatro médicos para entender como eles orientariam pacientes que buscassem o consultório com este sintoma: o clínico geral Roberto Debski; a ginecologista e obstetra Albertina Takiuti; o angiologista Márcio Alberto Steinbruch e o #urologista Maurício Bruschini Rodrigues Netto, todos de São Paulo.

De acordo com todos os especialistas ouvidos, a formação de qualquer caroço na virilha é preocupante e deve ser observada. Se não sumir, crescer ou inflamar, deve ser vista por um médico.

Veja as possíveis explicações para o aparecimento dos caroços:

Cisto - São nódulos: podem ter aspecto avermelhado e secretar pus ou aparecerem sem dores ou cores diferentes.

Íngua - A íngua é o aumento dos linfonodos da região da virilha. Os caroços, em geral, são pequenos, sem cor, e doem se pressionados.

Hérnia - Na maioria dos casos, pode ser identificada com um exame simples: ao tossir intensamente, a hérnia inguinal (na virilha) se incha.

Problemas angiológicos - Podem ser consequência de tromboses ou varizes. Para definir o quadro, é preciso avaliar se há pulsação nos caroços ou se estão acompanhados de outros sintomas.

ISTs - Várias podem estar por trás do aparecimento de caroços na região da virilha ou do órgão sexual. Em geral, elas parecem verrugas e são acompanhadas de ardências ou da presença de corrimento.

Linfoma - Em raros casos, o caroço pode estar associado a um linfoma. No caso destes tumores, costuma estar acompanhando de febres, sudorese noturna, cansaço e perda de peso.

Desvio dos testículos - No caso dos homens, pode acontecer também um fenômeno de retração dos testículos, de forma natural ou a partir de golpes, indo para regiões da virilha ou mesmo das coxas.

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 27 de Agosto de 2023

Alerta: pesquisa mostra que 6 milhões de brasileiros consomem álcool em excesso

Um levantamento com base em dados de um inquérito nacional e de teste da OMS (Organização Mundial da Saúde) aponta que 6 milhões de brasileiros, ou 4% da população adulta, consomem bebidas alcoólicas em excesso e correm risco de dependência.

De acordo com a pesquisa, estão mais vulneráveis ao vício homens (6,6% contra 1,7% das mulheres), pessoas entre 45 e 54 anos (6,9%), com 9 a 11 anos de estudo (5%), residentes das regiões Centro-Oeste e Norte (6,8%) e pretos e pardos (4,7%).

Os dados fazem parte do Covitel (Inquérito Telefônico de Fatores de Risco para Doenças Crônicas Não Transmissíveis em Tempos de Pandemia). Ao todo, foram ouvidos 9 mil brasileiros de janeiro a abril de 2023.

Durante a pesquisa, foram analisados episódios de consumo abusivo, frequência semanal de consumo e risco ou de indício de dependência. Neste último item citado, os avaliadores aplicaram um instrumento de avaliação da OMS para identificar distúrbios no consumo do álcool.

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 25 de Agosto de 2023

Estudo mostra que ganhar peso depois dos 40 anos aumenta risco de morte precoce

Um estudo apresentado nesta sexta-feira (25/8), no Congresso da Sociedade Europeia de Cardiologia, em #Amsterdã, afirma que o ganho de peso na meia-idade pode aumentar em 30% o risco de morte prematura.

De acordo com os pesquisadores do Hospital do Condado de Västmanland, na Suécia, o aumento de peso na faixa etária entre 40 e 50 anos costuma estar associado a acúmulo de gordura ma barriga, hipertensão e colesterol alto, um quadro conhecido como síndrome metabólica.

“Muitas pessoas na faixa dos 40 e 50 anos têm um pouco de gordura na região central e pressão arterial, colesterol ou glicose marginalmente elevados, mas geralmente se sentem bem, não têm consciência dos riscos e não procuram aconselhamento médico”, afirma a pesquisadora Lena Lönnberg, autora do trabalho.

Os pesquisadores avaliaram dados de aproximadamente 34 mil pessoas com idades entre 40 e 50, inscritas em um programa de exames cardiológicos da Suécia entre 1990 e 1999.

Os formulários continham as medidas de altura, peso, pressão arterial, colesterol total, glicemia e circunferência da cintura e quadril, além de perguntas sobre hábitos de vida e histórico médico.

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 25 de Agosto de 2023

Estragando as crianças: dar celular para bebê atrasa seu desenvolvimento, diz estudo

De acordo com um novo estudo publicado no The Journal of the American Medical Association Pediatrics, crianças de 1 ano expostas a mais de quatro horas de tempo de tela por dia apresentaram atrasos no desenvolvimento de habilidades de comunicação e resolução de problemas por volta dos 2 e 4 anos.

Segundo o The New York Times, a pesquisa também descobriu que crianças de 1 ano que foram expostas a mais tempo de tela do que seus colegas apresentaram atrasos aos 2 anos no desenvolvimento de habilidades motoras, pessoais e sociais. Mas esses atrasos pareciam se dissipar aos 4 anos de idade.

O estudo não descobriu por que o tempo de tela causa atrasos no desenvolvimento, mas encontrou uma associação entre bebês expostos a mais tempo de tela e os atrasos. Esse padrão pode muito ser explicado pelo valor do tempo face a face para crianças pequenas, dizem os especialistas.

Segundo David J. Lewkowicz, psicólogo do desenvolvimento do Yale Child Study Center, a interação face a face entre pais e filhos é crucial para dar aos bebês um rico conjunto de informações, inclusive sobre como expressões faciais, palavras, tom de voz e o feedback físico se combinam para transmitir linguagens e significados.

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 18 de Agosto de 2023

Uso de cigarro eletrônico por apenas 30 dias já é capaz de gerar problemas respiratórios severos, diz estudo

Muito utilizado entre jovens, os cigarros eletrônicos representam um grande risco à saúde. Segundo um estudo feito pelo Center for Tobacco Research do The Ohio State University Comprehensive Cancer Center e da Southern California Keck School of Medicine, ambos dos Estados Unidos, apenas 30 dias de consumo dos chamados vapes podem gerar problemas respiratórios severos, mesmo em pessoas com boas condições de saúde e pouca idade, público que mais consome esse tipo de produto.

Os pesquisadores acompanharam mais de dois mil jovens com idade média de 17,3 anos. Os participantes preencheram uma pesquisa online, em 2014, sobre seus sintomas respiratórios e uso de cigarro eletrônico, cigarro tradicional ou maconha, com cerca de 23% dos participantes relatando histórico de asma.

Os pesquisadores coletaram dados da maioria desses participantes em outras três ocasiões: 2015, 2017 e 2018. Os participantes foram questionados se já haviam usado um dos três produtos, e, em caso positivo, eram perguntados sobre o número de dias em que usaram nos últimos 30 dias. Com isso, foram criados grupos: aqueles que nunca experimentaram um produto, classificados como “nunca usuários”; participantes que usaram um produto em pelo menos um dos últimos 30 dias, classificados como usuários “nos últimos 30 dias”.

Usuários de cigarros eletrônicos há 30 dias tiveram um risco 81% maior de apresentar um sintoma chamado chiado. Para esse grupo, também foi demostrado um risco 78% maior de sentir falta de ar e um risco 50% maior de apresentar sintomas de bronquite.

O Globo

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 18 de Agosto de 2023

Veja 5 hábitos que ajudam a prevenir o Alzheimer, segundo a ciência

O Alzheimer é o tipo de demência mais comum: o transtorno neurodegenerativo afeta a memória e o comportamento dos pacientes progressivamente. Os primeiros sinais costumam aparecer depois dos 50 anos.

 

A causa específica ainda não está totalmente clara. No entanto, pesquisas sobre a demência, em especial o Alzheimer, caminham para entender melhor o assunto. O transtorno é relacionado ao acúmulo das proteínas beta-amilóide e tau dentro dos neurônios e nos espaços que existem entre eles, causando inflamação, desordem e destruição das células do cérebro. Veja cinco hábitos que ajudam a evitar o desenvolvimento do Alzheimer, segundo a ciência:

 

Ter amigos
A solidão é uma adversidade recorrente entre os idosos, que se veem sem convívio social à medida que envelhecem. Além de problemas emocionais, como ansiedade e depressão, o problema pode levar ao encolhimento do cérebro, aumentando o risco de demência. Por isso, é extremamente importante manter uma rede de amigos próximos. Algumas dicas para manter o contato é fazer visita a familiares, frequentar grupos de atividades em comunidade ou praticar esportes. 

 

Atividade física
A atividade física é constantemente associada à melhora da saúde geral das pessoas. Pesquisadores da Universidade George Washington, nos Estados Unidos, descobriram que ela pode ajudar também a reduzir o declínio cognitivo. Dados de saúde de 649.605 pessoas com idade média de 61 anos, acompanhadas por quase uma década, mostraram que os participantes com melhor condicionamento físico tinham até 33% menos risco de desenvolver Alzheimer em comparação aos sedentários.

 

Manter-se ativo
As tarefas domésticas dividem opiniões. Para os que amam, pesquisadores da Sichuan University em Chengdu, na China, trouxeram boas notícias em um estudo publicado em 2022 no jornal da Academia de Neurologia dos Estados Unidos: cozinhar, lavar louças e praticar atividades de jardinagem podem reduzir o risco de desenvolver Alzheimer em cerca de 20%. As atividades domésticas seriam a segunda melhor forma de prevenção contra a degeneração do cérebro, atrás apenas de fazer caminhada ou andar de bicicleta regularmente, dizem os pesquisadores.

 

Autocuidado
Fazer reflexões sobre a própria vida e definir um propósito para ela também são apontados como hábitos que mantêm a saúde cerebral. As pessoas idosas que dedicam pelo menos dez minutos por dia para fazer uma auto reflexão e tentar entender os próprios sentimentos podem diminuir o risco de apresentar Alzheimer no futuro. De acordo com um estudo feito por pesquisadores da University College London, no Reino Unido, com 259 pessoas com cerca de 70 anos, elas apresentam melhor memória, maior concentração e melhores habilidades para resolver problemas. Em outra pesquisa, cientistas da mesma universidade descobriram que ter senso de propósito pode reduzir o risco de demência na terceira idade.

 

Alimentação
Chá verde, frutas vermelhas e dieta cetogênica estão entre as apostas da ciência para uma dieta eficaz para prevenir o Alzheimer. As substâncias presentes no chá verde, conhecidas como catequinas, reduziram significativamente a formação das placas de proteínas nos neurônios. O resveratrol, presente em uvas, mirtilos e vinho tinto, tem um efeito semelhante. Ambas possuem propriedades anti-inflamatórias, como destacam cientistas da Universidade de Tufts, nos EUA, em um artigo publicado na revista Free Radical Biology and Medicine.

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 10 de Agosto de 2023

Energético faz mal? Saiba quais os riscos a saúde

Com a correria do dia a dia é comum as pessoas se sentirem cansadas e procurarem por alternativas que possam ajudar a manter o ritmo. É por isso que bebidas e comprimidos energéticos estão cada vez mais frequentes na vida das pessoas.

 

No entanto, mesmo que dê mais ânimo, esses energéticos podem trazer alguns efeitos colaterais e problemas sérios para a saúde. Por isso, a MetLife vai mostrar abaixo quais riscos esses consumos podem trazer para a sua saúde. Acompanhe!

 

Quais os riscos para a saúde os energéticos podem trazer?

Mesmo que o energético posso dar mais energia para enfrentar o dia, eles contêm substâncias que possam afetar o seu organismo, como cafeína e açúcar. Esses ingredientes podem causar insônia, alteração dos batimentos cardíacos, irritabilidade e outros sintomas. A concentração de cafeína nos energéticos equivale a três xícaras de café. É uma alta dosagem que pode afetar seu sistema nervoso central, causando desidratação e perda de nutrientes que possuem efeito calmante.

 

Existem algum risco em misturar bebida energética com bebida alcoólica?

Nas baladas, é muito comum a pessoa fazer essa mistura para dar sabor à bebida e mais animação. Contudo, a combinação de cafeína ou guaraná com o álcool aumenta as chances de intoxicação e as substâncias estimulantes não reduzem o efeito do álcool sobre o cérebro.

 

Como se manter com energia sem o uso energéticos?

Para aguentar a rotina, é preciso se manter animado e bem disposto, mas para isso não é necessário usar nenhum tipo de substância. Existem hábitos que podem ser adotados que ajudam a alcançar esses objetivos.

 

Metlife

 

 

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 8 de Agosto de 2023

Suplemento de testosterona para homens pode colocar saúde em risco

Vira e mexe ouvimos notícias sobre os perigos que as mulheres correm ao usar #hormônios, especialmente os masculinos, com o objetivo de ganhar mais massa magra, perder gordura, aumentar o desempenho na prática de atividades físicas, dar um gás na energia e elevar a libido.

 

Mas pouca gente sabe que muitos homens também optam por fazer uma #suplementação de testosterona com os mesmos objetivos, ou seja, para ter ganhos estéticos, desportivos, energéticos e s3xuais. E, apesar de, no caso deles, parecer menos perigoso, já que os homens naturalmente têm uma quantidade maior desse hormônio, a suplementação masculina de testosterona também é bastante arriscada.

 

Mas existem situações em que homens realmente estão com seu nível de testosterona abaixo do indicado, o chamado hipogonadismo, que pode desencadear sintomas como redução da #vitalidade, sinais de depr3ssão e ansi3dade, diminuição da força muscular e da densidade mineral óssea, baixa da libido, disfunção 3rétil e dificuldade de atingir o orgasm0, entre outros. Nesses casos, que devem ser confirmados através de exame de sangue, um médico pode, sim, indicar uma reposição da substância.

 

Até mesmo indivíduos que realmente necessitam de uma dose extra do hormônio precisam ser sempre acompanhados por médicos para evitar problemas.

 

Metrópoles

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 11 de Julho de 2023

Intestino preso? Conheça 5 alimentos que são laxantes naturais

Foto: Andrey Zhuravlev/Getty

 

As causas para a prisão de ventre são várias, mas uma alimentação pobre em fibras e em água costuma estar entre as principais. São esses dois fatores que contribuem para a formação do bolo fecal no intestino e proporcionam maior mobilidade para que as fezes sejam evacuadas sem grandes dificuldades.

 

Confira alimentos que ajudam a soltar o intestino e, por isso, são chamados de laxantes naturais:

 

1. Ameixas
A ameixa é bastante indicada contra a constipação. Ela é rica em fibras solúveis e insolúveis. Essas fibras auxiliam no processo de motilidade intestinal. A fruta tem ainda a vantagem de ser um adoçante natural devido à substância sorbitol.

 

2. Café
Além de manter as pessoas acordadas, o café pode servir como estimulante para o funcionamento do intestino. A bebida melhora a contração muscular do órgão, o que permite uma melhor movimentação das fezes para a evacuação.

 

3. Chia e linhaça
As sementes de chia e linhaça são ricas em ômega-3, ferro, zinco, magnésio, cálcio e vitamina E. Por serem fibrosas, elas produzem um gel no intestino que dá maior consistência ao bolo fecal, o que permite um melhor trânsito intestinal.

 

4. Kiwi
Outro aliado importante contra a constipação é o kiwi. A fruta, de origem chinesa, além de ser fibrosa, contém uma enzima chamada actinidina. Ela melhora a digestão, promovendo melhor motilidade intestinal.

 

5. Ruibarbo
O ruibarbo é uma planta com poderoso efeito estimulante e digestivo. “Ele possui substâncias como crisofânico, antraquinonas e glicosídeos, que podem funcionar como laxante natural na forma de chá”, afirma a nutricionista. Ela alerta, entretanto, que as folhas do ruibarbo são tóxicas e não devem ser incluídas no preparo.

 

Metrópoles

Comentários

Deixe um comentário

Bagada escrito em 29 de Junho de 2023

Julho se torna o mês de conscientização da saúde bucal

A campanha Julho Neon é uma iniciativa da SINOG, Associação Brasileira de Planos Odontológicos, que está comemorando 25 anos em 2021 e celebrando o início do Movimento Salve o Sorriso Brasileiro. O objetivo dessa campanha é democratizar o acesso à saúde bucal em todo o país, acreditando que, por meio do mutualismo, é possível proporcionar uma saúde bucal de qualidade a um preço acessível para todos os cidadãos brasileiros.

Apesar de o Brasil ser o país com o maior número de dentistas no mundo, ainda há uma parcela significativa da população que nunca teve a oportunidade de fazer uma consulta odontológica. Por isso, em julho, queremos chamar a atenção da população para a importância dos cuidados com a higiene bucal, a prevenção de doenças e o tratamento odontológico.

O sorriso é a representação da autoestima do brasileiro, e escolhemos o mês de julho por ser um período de férias escolares, quando as pessoas têm maior disponibilidade para realizar consultas e tratamentos, incluindo as crianças. O neon foi escolhido como tema da campanha por representar a expressão da nossa espontaneidade e merecer maior atenção e cuidado. Além disso, trouxemos a cor grená, símbolo da Odontologia, como um dos elementos do nosso laço, que é o símbolo do Movimento Salve o Sorriso Brasileiro.

Acreditamos que um sorriso brilhante irradia saúde e expressa toda a autenticidade do povo brasileiro. Junte-se a nós nesse movimento e ajude a promover a importância da saúde bucal para todos. Vamos Salvar o Sorriso Brasileiro!

 

Comentários

Deixe um comentário