logo


Bagada escrito em 9 de Fevereiro de 2024

Sexo frequente pode trazer 5 benefícios físicos e mentais; veja quais

Fazer sexo é bom para a saúde. Especialistas defendem que, além de ser uma experiência de prazer, transar pode trazer benefícios para a mente e corpo.

Em um artigo publicado no site de divulgação científica The Conversation, o gerontologista (especialista em envelhecimento) espanhol Joaquín Mateu Mollá defende que a atividade sexual traz ao menos cinco benefícios a quem a pratica com frequência.

1) Melhora do estado de ânimo
O sexo produz endorfinas, substâncias que geram sensação de relaxamento e bem-estar. “A atividade sexual regular pode ser uma forma saudável de redução do estresse pela liberação de estímulos químicos no cérebro”, indica Claudia.

O sexo, porém, não deve ser usado como terapia. “A alta nos hormônios não é suficiente para indicar o orgasmo como tratamento antidepressivo ou para transtornos de ansiedade. Os benefícios da prática são pontuais e os transtornos precisam de atenção muito mais complexa”, ressalta Mollá.

2) Diminui o estresse
O estresse é mais que uma reação física. Ele ocorre com o acúmulo do cortisol no cérebro, hormônio que permite ao corpo estar alerta para enfrentar ameaças. Seu acúmulo, porém, acaba prejudicando o organismo.

O sexo diminui o estresse ao equilibrar o fluxo de hormônios no sistema nervoso, reduzindo o cortisol acumulado. “Os casais mais saudáveis tendem a transar justamente nos dias que tiveram mais jornadas estressantes, assim se beneficiam de seus efeitos positivos”, indica Mollá.

3) Fortalece o sistema imunológico
“O sexo regular pode fortalecer o sistema imunológico. Estudos indicam que a atividade sexual moderada pode aumentar os níveis de IgA, um anticorpo que desempenha papel crucial na imunidade”, indica Camila.

O gerentologista espanhol destaca que pessoas que transam três vezes ao mês inclusive têm mais chance de se proteger da Covid-19, de acordo com uma pesquisa de 2021 feita por cientistas da Universidade de Bagdá, no Iraque.

4) Reduz a pressão arterial e a dor
A pressão arterial é influenciada pela atividade sexual, já que os movimentos do sexo podem levar a um gasto energético até seis vezes maior do que a pessoa teria em repouso. A frequência sexual constante, portanto, poderia otimizar o funcionamento do sistema circulatório, uma vez que batimentos mais intensos levam a uma espécie de higienização das artérias.

5) Fortalece as conexões emocionais
O sexo também tem um benefício emocional e mental evidente: fortalecer os laços de afeto entre as pessoas que o praticam. “Transar é uma fonte poderosa de oxitocina, hormônio chave para o bem-estar. Ele é liberado no contato íntimo e, por sua experiência gratificante, estimula as relações sentimentais”, conclui Mollá.

Comentários

Deixe um comentário