logo

Bagada escrito em 29 de Agosto de 2023

Caroço na virilha: o que pode ser e como identificar

É comum que, ao longo da vida, as pessoas se deparem com um caroço na virilha. Na maioria dos casos, o problema não é sério, mas a formação de um nódulo na região íntima pode ser sintoma de quadros complexos, como infecções sexualmente transmissíveis #ISTs, hérnias ou até linfomas — por isso, é preciso estar atento aos sinais.

O Metrópoles entrevistou quatro médicos para entender como eles orientariam pacientes que buscassem o consultório com este sintoma: o clínico geral Roberto Debski; a ginecologista e obstetra Albertina Takiuti; o angiologista Márcio Alberto Steinbruch e o #urologista Maurício Bruschini Rodrigues Netto, todos de São Paulo.

De acordo com todos os especialistas ouvidos, a formação de qualquer caroço na virilha é preocupante e deve ser observada. Se não sumir, crescer ou inflamar, deve ser vista por um médico.

Veja as possíveis explicações para o aparecimento dos caroços:

Cisto - São nódulos: podem ter aspecto avermelhado e secretar pus ou aparecerem sem dores ou cores diferentes.

Íngua - A íngua é o aumento dos linfonodos da região da virilha. Os caroços, em geral, são pequenos, sem cor, e doem se pressionados.

Hérnia - Na maioria dos casos, pode ser identificada com um exame simples: ao tossir intensamente, a hérnia inguinal (na virilha) se incha.

Problemas angiológicos - Podem ser consequência de tromboses ou varizes. Para definir o quadro, é preciso avaliar se há pulsação nos caroços ou se estão acompanhados de outros sintomas.

ISTs - Várias podem estar por trás do aparecimento de caroços na região da virilha ou do órgão sexual. Em geral, elas parecem verrugas e são acompanhadas de ardências ou da presença de corrimento.

Linfoma - Em raros casos, o caroço pode estar associado a um linfoma. No caso destes tumores, costuma estar acompanhando de febres, sudorese noturna, cansaço e perda de peso.

Desvio dos testículos - No caso dos homens, pode acontecer também um fenômeno de retração dos testículos, de forma natural ou a partir de golpes, indo para regiões da virilha ou mesmo das coxas.

Comentários

Deixe um comentário