logo


Bagada escrito em 13 de Março de 2024

Natal está mais quente e perdeu 50% da vegetação nos últimos anos

Entre 1984 e 2013, Natal perdeu mais da metade de sua área verde, o que deixou a cidade entre 0,9 0C e 1,50C mais quente, segundo o professor do IFRN (Instituto Federal do Rio Grande do Norte), Malco Jeiel, que é geógrafo e doutor em Climatologia pela Universidade Autônoma de Madrid.

“As imagens de satélite demonstram uma notória redução da área verde, primeiro fator a influenciar no aumento de temperatura de uma cidade. O IPCC [sigla em inglês para Intergovernmental Panel on Climate Change, ou Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, em português], que é formado por mais de 50 cientistas do mundo inteiro, inclusive do Brasil, que produzem estudos constantemente sobre aquecimento global, diz que a temperatura do planeta aumentou entre 0,70C e 0,80C... e olha o efeito que já dá", alerta o pesquisador, que planeja atualizar os dados do estudo até o meio deste ano.

Segundo o professor, "o efeito climático, com o aumento de um ou meio grau a gente pensa que é pouco, mas não é não, porque a escala é exponencial para o ambiente como um todo. Por exemplo, o Brasil trabalha como agronegócio e quando o planeta vai aquecendo, tem que haver pesquisa de melhoramento genético da planta para se tornar mais resistente a mais um grau, o café...é a mesma coisa. O aumento de meio ou 10C é muito preocupante, tanto é, que o gatilho para o IPCC é 1,50C, passou disso, a situação é considerada irreversível”.

Comentários

Deixe um comentário