logo


Bagada escrito em 28 de Junho de 2023

Bebe água na garrafa? Ela pode ter mais bactérias que assento de vaso sanitário; saiba como lavar

Ter sua própria garrafa para encher de água e beber é muito melhor para o meio ambiente do que usar copos plásticos toda vez que sentir sede. No entanto, este hábito pode trazer riscos se a higiene das garrafinhas não estiver em dia.

Um estudo feito pela organização WaterFilterGuru.com ("Guru do Filtro de Água", em português) aponta que garrafas de água reutilizáveis contêm uma média de 20,8 milhões de unidades formadoras de colônias (UFCs) de bactérias, o que equivale a 40 mil vezes mais do que os microrganismos existentes em um assento de vaso sanitário.

A explicação é simples. Quando vamos nos hidratar, nossa boca entra em contato com a água da garrafa. Isso possibilita que restos de alimentos e até mesmo as bactérias da nossa boca entrem em contato com a água. A umidade e o abafamento tornam o recipiente ainda mais propício para a reprodução dos microrganismos.

O ideal, apontam os especialistas, seria lavar as garrafas de água após cada uso. Como isso é bem difícil — principalmente porque costumamos usar a garrafa quando estamos fora de casa — a dica é higienizar bem o recipiente pelo menos três vezes por semana.

Água quente e detergente são as principais "armas" contra as bactérias armazenadas nas garrafas de água reutilizáveis. Deixe o recipiente de molho na mistura de água aquecida com detergente. Dê uma atenção especial para as tampas. Se elas tiverem roscas, use escovas limpas para esfregar entre as frestas.

O Globo

 

Comentários

Deixe um comentário