logo



Bagada escrito em 19 de Setembro de 2025

Temer ligou a ministros do STF durante reunião sobre PL da Anistia, diz relator

O relator do Projeto de Lei da Anistia na Câmara dos Deputados, Paulinho da Força (Solidariedade-SP), afirmou nesta sexta-feira (19/9) que o ex-presidente Michel Temer telefonou para os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes, durante uma reunião em que o tema foi discutido.

Paulinho, que prefere chamar a proposta de “PL da Dosimetria”, foi recebido em São Paulo pelo ex-presidente Temer na quinta-feira (19/9) para conversar sobre o texto que prevê a redução de penas para todos os envolvidos nos acontecimentos de 8 de Janeiro.

Além de Temer e do relator, também participou da reunião o deputado Aécio Neves (PSDB-MG) e, à distância, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB). Em determinado momento do encontro, Temer colocou Moraes e Gilmar Mendes na conversa.

O projeto do relator inclui uma diminuição da pena do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), mas o montante ainda não foi definido. Atualmente, a condenação de Bolsonaro soma 27 anos e 3 meses.

“Vamos supor que durante as discussões no Congresso se diminua 10 anos. Nesse caso, ele [Bolsonaro] ficaria com 17 anos. Então, o caso dele passaria a ser tratado de outra forma, não mais neste projeto que apresentaremos. O tamanho dessa redução dependerá das conversas que farei a partir de segunda-feira”, explicou Paulinho ao Metropoles.

Paulinho da Força mantém encontros com políticos de diferentes espectros, do bolsonarismo ao petismo, buscando um consenso sobre a redução das penalidades. Ele também busca diálogo que envolva o Judiciário e o governo Lula.

O grupo bolsonarista tem mostrado insatisfação com o debate que propõe apenas a redução das penas, e não uma anistia ampla, geral e irrestrita. Paulinho afirmou que “não há possibilidade” de aprovar um texto conforme o desejo deste grupo.

Na sexta-feira, o relator reforçou que não irá votar um projeto que seja um afronta ao STF. Ele tem bom relacionamento com a Corte, assim como Temer, com quem já se reuniu.

Créditos: Metropoles


Comentários

Deixe um comentário