Bagada escrito em 25 de Agosto de 2025

A cidade de São Paulo ganhou no início deste mês um centro de formação de influencers e criadores de conteúdo digitais. O local é um grande estúdio, com direito a praia artificial e banheiros instagramáveis (veja vídeo acima).
Chamada pelos executivos da empresa de "primeira universidade de criação de conteúdo do Brasil", a Community Creators Academy foi instalada num enorme galpão na Vila Leopoldina, na Zona Oeste da capital. A área tem 14 mil m² e mais de 200 estúdios diferentes, para os alunos poderem criar seus conteúdos e jorrá-los nas redes sociais.
Com cursos que variam de R$ 25 mil a R$ 35 mil, a Creators Academy promete transformar o jeito com que os atuais influencers se portam nas redes sociais, para melhorar a atração das marcas e a comunicação com o público.
A ideia foi do empresário baiano Fabio Duarte, dono de uma agência de publicidade na capital paulista especializada em comunicação digital, a Agência California.
Ele buscou uma parceria com o grupo educacional Ânima Educação – dono da Universidade Anhembi Morumbi – para formatar o espaço e o programa dos cursos, de olho em um "mercado trilionário", segundo Duarte. Fabio diz terem sido investidos cerca de R$ 40 milhões na ideia.
“A 'creator economy' é um mercado gigantesco no mundo, que deve movimentar mais de US$ 1 trilhão nos próximos anos no mundo. E a criação de conteúdo está virando uma grande 'skill' [habilidade] valorizada pelo mercado. Antes se exigia datilografar, Pacote Office, inglês. Hoje a criação de conteúdo e a IA [inteligência artificial] são 'skills' importantes para aceleração de qualquer carreira”, afirmou Fabio.
“Atualmente, 75% dos jovens querem ser influencers no Brasil. Então, essa é uma profissão, ou uma habilidade, que vem crescendo muito e vai gerar muitos negócios. E não existia no mundo um local focado na formação dessa habilidade que 1 bilhão de pessoas querem ser nos próximos anos. E daí veio o insight [ideia] de transformar isso num grande hub”, disse.
G1
Comentários