Bagada escrito em 9 de Agosto de 2023
Perguntas inadequadas fazem parte da vida de qualquer mulher, principalmente das que trilham uma carreira. Na primeira semana de Copa do Mundo feminina, um repórter da rede de TV inglesa BBC perguntou à capitã do time do Marrocos se havia jogadoras lésbicas no time e como elas viviam, já que relacionamentos entre pessoas do mesmo sexo são proibidos no país. A pergunta pode ter consequências que colocam em risco não só a carreira, mas a liberdade de alguém – e por isso a representante da FIFA interferiu antes que a capitã tentasse responder.
Ainda que esse seja um caso extremo, ao longo de suas trajetórias, é comum que mulheres sejam colocadas em situações difíceis por perguntas inadequadas. No dia a dia, não teremos ninguém da FIFA para interferir em perguntas que apareecem com frequência durante as entrevistas de emprego. É um clássico para as mulheres ouvir perguntas em torno de casamento e maternidade. “É casada? Quando pretende ter filhos? Quem vai ficar com suas crianças?”.
Ao ouvir esse tipo de questionamento, é importante manter a calma e desmonstrar que o que está em jogo ali é a carreira, não sua vida pessoal. “O primeiro passo é entender que vivemos em uma sociedade enviesada, então a mulher vai ouvir essas perguntas. O melhor é estar preparada para respondê-las com dados e informações do mercado”, diz Jhennyfer Coutinho, CEO e fundadora da Plure, startup dedicada a conectar mulheres a vagas de emprego.
Forbes
Comentários