logo


Bagada escrito em 20 de Dezembro de 2023

Por que você deveria parar de usar cabos de iPhone de outras pessoas

Você costuma dividir seu cabo do celular com quem pede um força para recarga? Dê uma olhada no cabo do carregador do seu iPhone, não importa se é a nova versão USB-C ou o tradicional Lightning. Um acessório tão simples. Você nunca imaginaria a ameaça perigosa que poderia estar escondida dentro daquela elegante capa branca.⁠

⁠Apelidado de “cabo USB mais perigoso do mundo”, o OMG Cable, um dispositivo disponível online por menos de U$ 200, foi atualizado mais uma vez. Esse cabo com aparência inofensiva pode capturar teclas pressionadas, roubar credenciais, extrair dados e até mesmo instalar malware — e não é preciso mais nada além do próprio cabo.

Um invasor pode se conectar diretamente ao pequeno dispositivo de qualquer lugar, e se você estiver sob um ataque, dificilmente perceberia.“Os invasores usam uma variedade de técnicas em ataques altamente direcionados para espionar suas vítimas, e esses cabos são mais uma ferramenta em seu arsenal”, explica Jake Moore da ESET. “Se o indivíduo está em posição de risco, é recomendável que nunca usem nenhum cabo ou dispositivo não autorizado.”

Lançado pela primeira vez em 2019 com amplo reconhecimento, o novo OMG trouxe avanços em relação ao original que estamos mais acostumados a ver nos fabricantes de PCs e smartphones de alta potência, que esses cabos pretendem comprometer.

Os cabos da OMG escondem processamento, carga útil e um ponto de acesso WiFi, nas mesmas dimensões da carcaça dos originais da Apple ou de outros lugares. “Na prática”, disse Davey Winder sobre o lançamento original da OMG, “isso é um mini-computador preso na ponta de um cabo — é incrível”.

Comentários

Deixe um comentário