Bagada escrito em 20 de Novembro de 2023
O ministro Rui Costa, da Casa Civil, deve propor ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a substituição do atual presidente da Petrobras, Jean Paul Prates. Costa pretende emplacar Marcus Cavalcanti, seu aliado e secretário do Programa de Parcerias de Investimentos, como o novo líder da companhia.
De acordo com uma apuração do jornal O Globo publicada nesta segunda (20), a substituição deve ocorrer por conta da queda de braço de Prates e o ministro Alexandre Silveira, de Minas e Energia, que vem pressionando por uma redução do preço dos combustíveis após a queda da cotação do petróleo no mercado internacional.
Costa, no entanto, negou a possibilidade e disse que "apesar de ser citado nesta matéria, quero informar que não fui procurado e nem ouvido antes da publicação". "As informações citadas com meu nome não são verdadeiras", completou.
Prates tem resistido a diminuir o preço dos combustíveis de imediato, e disse neste final de semana que os ajustes não devem ser feitos dia a dia como ocorria com a política do Preço de Paridade Internacional (PPI), suspensa no primeiro semestre do ano.
“A grande virtude da atual estratégia comercial da Petrobras é prover estabilidade e previsibilidade. Quem alardeia coisas sem esse sentido, ou não entende como viabilizar a missão passada pelo presidente, ou está querendo criar crise onde não existe”, disse em entrevista neste domingo (19).
Gazeta do Povo
Comentários