logo


Bagada escrito em 29 de Novembro de 2024

Juros altos e inflação deixam Black Friday mais cara em 2024

Uma das datas mais aguardadas para as compras do fim de ano é a Black Friday, que começa nesta sexta-feira (29/11). Boa parte da população faz planos e economiza dinheiro para comprar eletrodomésticos, roupas e até passagens aéreas.

Como a alta dos juros, mudanças na taxação de produtos importados e o dólar nas alturas impactam o comportamento dos consumidores durante a Black Friday? O Metrópoles consultou especialistas para entender como esses fatores influenciam no momento das compras.

É consenso entre eles que a taxa Selic e a inflação impactam no poder de compra das pessoas. Quanto maior os juros, o crédito dos consumidores fica mais caro, o que acaba desestimulando o interesse por compras parceladas. Do outro lado da balança, a inflação faz a renda familiar ficar comprometida e, assim, a prioridade passa a ser a aquisição de itens essenciais.

Carlos Braga Monteiro, CEO do Grupo Studio, analisa que a combinação dos fatores (inflação elevada e alta taxa de juros) “tem impacto significativo no comportamento de consumidores e varejistas durante a Black Friday”.

“A inflação reduz o poder de compra da população, enquanto os juros elevados encarecem o crédito, desestimulando compras parceladas. Consequentemente, os consumidores estão mais cautelosos, priorizando itens essenciais e buscando descontos reais”, explica. “Por outro lado, os varejistas enfrentam desafios para oferecer promoções atrativas, já que os custos operacionais aumentaram devido à inflação”, complementa.

Metrópoles

Comentários

Deixe um comentário