logo



Bagada escrito em 7 de Janeiro de 2026

José Dirceu aponta João Campos como um dos nomes para suceder Lula em 2030

De volta aos holofotes políticos de forma definitiva, o ex-ministro José Dirceu - hoje, um dos articuladores do Partido dos Trabalhadores (PT) - já começou a projetar o "pós-Lula" para as eleições presidenciais de 2030, colocando o prefeito do Recife, João Campos (PSB), entre os nomes que podem vir a suceder o atual presidente da República.

 

Em entrevista ao Estadão, divulgada no último dia 30, Dirceu analisou o cenário político atual e projetou o futuro do PT, que passa por encontrar um sucessor para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e garantir uma reconstrução do partido.

 

"A construção do pós-Lula passa pela reconstrução do PT. De 2013 a 2019 nós não podíamos sair às ruas com os símbolos do PT", afirmou.

 

De acordo com Dirceu, "não tem vazio político" para encontrar um nome para o pós-Lula, apontando, também, que o problema com sucessores e líderes está na direita, que teria apenas o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), como um presidenciável à altura de uma disputa com Lula.

 

"Quem não tem nomes é a direita. Depois do Bolsonaro, a direita só tem hoje o Tarcísio", disse.

 

"No nosso caso, estamos falando de 2030. Fernando Haddad (ministro da Fazenda) é um nome; o Rafael Fonteles, governador do Piauí, está se projetando nacionalmente, o João Campos (prefeito do Recife) amanhã pode ser um candidato. Não tem vazio político", complementou.

 

Para 2026, Dirceu projeta a continuação do programa do governo Lula, mas ressaltou que a base do governo, atualmente, está na centro-direita, dando sinais de que a gestão petista não caminhará, necessariamente, à esquerda.

 

"Depende do eleitorado. A base do governo (hoje) é de centro-direita. A pior coisa em política é esconder a realidade porque depois acontece o que aconteceu e aí os eleitores do PT não entendem o que está acontecendo", afirmou.

 

 

 

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado e Edson Holanda/PCR


Comentários

Deixe um comentário