logo

Bagada escrito em 5 de Setembro de 2025

Governador petista decreta situação de emergência por tarifaço de Trump

Ceará decreta situação de emergência por impacto do tarifaço dos EUA, que afeta 90% das exportações locais, incluindo siderurgia e frutas.

O governo do Ceará decretou situação de emergência nesta quinta-feira (4) em razão do impacto do tarifaço dos Estados Unidos. O decreto nº 36.828, assinado pelo governador Elmano de Freitas (PT), garante a solicitação e obtenção de recursos federais e estaduais para lidar com o problema.

No setor de exportações, o Ceará tem dependência do mercado norte-americano, responsável por mais de 44% das exportações locais. As tarifas impactam siderurgia, frutas, pescados e pás eólicas.

As exceções previstas pelo governo dos EUA não contemplaram a maioria dos produtos cearenses. Segundo o governo do estado, mais de 90% das mercadorias seguem sujeitas ao aumento de 50% nas tarifas.

No primeiro semestre de 2025, o Ceará exportou mais de US$ 1,1 bilhão. A siderurgia respondeu por US$ 528 milhões, quase metade do total. Os dados mostram que o setor representa 49% de todas as vendas externas do estado entre janeiro e junho, consolidando-se como a base das exportações cearenses.

Gazeta do Povo


Comentários

Deixe um comentário