logo


Bagada escrito em 8 de Maio de 2025

Governador da BA é alvo de impeachment após fala de levar para vala apoiadores de Bolsonaro

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, foi alvo de um pedido de impeachment enviado, na terça-feira (6), à Procuradoria-Geral da Assembleia Legislativa da Bahia. Em um discurso, no último dia 2, Jerônimo sugeriu que eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) sejam levados “para a vala”.

No requerimento que pede o afastamento do governador, o deputado estadual Leandro de Jesus (PL) acusa o petista de cometer crime de responsabilidade ao “incitar violência política”. A declaração do governador, ao incitar a eliminação de cidadãos com base em suas escolhas políticas, afronta diretamente a dignidade da pessoa humana e o pluralismo político, princípios basilares do ordenamento estadual”, diz trecho do pedido.

Ainda segundo o deputado estadual, a intimidação de eleitores se trata de um “ataque à cidadania e à soberania popular”. “A retórica empregada, que desumaniza milhões de cidadãos e ameaça a convivência democrática, é incompatível com a dignidade, a honra e o decoro exigidos do chefe do Executivo estadual”, continua.

A presidente da Assembleia Legislativa, deputada Ivana Bastos (PSD), afirmou que agora deve esperar a análise do órgão. A parlamentar afirmou que reconhece que Jerônimo Rodrigues “se excedeu” na declaração, mas que sua fala foi também “mal interpretada”.

O TEMPO

Comentários

Deixe um comentário