Bagada escrito em 29 de Setembro de 2025

O ex-ministro chinês da Agricultura e Assuntos Rurais, Tang Renjian, foi condenado à morte neste domingo (28) por corrupção. Segundo o Tribunal Popular Intermediário de Changchun, ele recebeu ilegalmente 268 milhões de RMB, cerca de R$ 200 milhões, entre 2007 e 2024, aproveitando-se de cargos públicos que ocupou ao longo da carreira.
A sentença prevê pena de morte com dois anos de suspensão condicional, perda definitiva dos direitos políticos e confisco de todos os bens. Os valores obtidos de forma ilícita, assim como os juros, serão devolvidos ao tesouro nacional, e novas medidas de recuperação ainda serão aplicadas.
Tang exerceu funções de destaque, como governador da província de Gansu e vice-diretor do gabinete geral para assuntos financeiros e econômicos. Ele foi afastado do ministério em maio de 2024, expulso do Partido Comunista em novembro e, ao ser julgado em julho deste ano, admitiu culpa e demonstrou arrependimento.
A decisão faz parte da campanha anticorrupção conduzida por Xi Jinping, que endureceu as punições contra autoridades de alto escalão envolvidas em escândalos financeiros.
Na China, a pena de morte suspensa determina prisão por dois anos. Se o condenado não cometer novos crimes nesse período, a punição é convertida em prisão perpétua, podendo ser reduzida em caso de contribuições relevantes. Porém, se houver reincidência em delitos intencionais, a execução pode ser autorizada após revisão do Supremo Tribunal Popular.
Alfinetei
Comentários