logo


Bagada escrito em 1 de Novembro de 2024

Dia de Todos os Santos: entenda por que data é celebrada em 1º de novembro

O Dia de Todos os Santos é comemorado todo dia 1º de novembro, entre as festividades do Halloween e o Dia dos Mortos. Esta data celebra aquelas figuras que foram canonizadas ao longo da história, e também aquelas que não o foram, mas que realizaram obras meritórias e são consideradas no Paraíso. Embora comemorado depois do Halloween, feriado secular, o Dia de Todos os Santos é protegido pelo catolicismo. Da mesma forma, é comemorado na véspera do Dia de Finados, também conhecido como Dia dos Mortos, o que pode ser confuso.

Porém, este último se concentra naquelas almas que não estão mais neste plano, para que possam alcançar a plenitude. Antigamente, a Igreja Católica prestava homenagem aos mártires, no aniversário da sua morte e no local do acontecimento. Durante a perseguição de Diocleciano em 303, o número aumentou rapidamente, tornando o tributo impossível. Desta forma, a Igreja decidiu dedicar um dia por ano em sua homenagem.

Durante os séculos VIII e IX, esta iniciativa começou a tornar-se popular em toda a Europa. No entanto, foi o Papa Gregório II, que serviu de 731 a 741, que decidiu designar um dia para esta celebração. Assim, na capela de São Pedro, em Roma, ele proclamou o dia 1º de novembro como o Dia de Todos os Santos.

O Sumo Pontífice mandou construir uma capela dedicada “às relíquias dos Santos Apóstolos e de todos os santos mártires e confessores, e de todos os justos aperfeiçoados que descansam em paz no mundo”. Com o propósito de acompanhar esta nova incorporação da Igreja Católica, este feriado foi a oportunidade para os fiéis se aproximarem da igreja e prestarem homenagem a todos os santos não proclamados.

Por volta do ano 837, o Papa Gregório IV designou esta data para ser classificada como observância oficial do Dia de Todos os Santos, o que a ajudou a alcançar maior popularidade e, ao longo dos séculos, reconhecimento mundial.

As festividades desta data são muitas vezes confundidas e estão principalmente relacionadas com o Dia dos Mortos no México, graças aos seus altares e costumes. Contudo, o Dia de Todos os Santos propõe pensar e rezar por aqueles que já não estão aqui. Muitas pessoas visitam igrejas para orar, enquanto outras criam altares em suas casas que usarão no dia seguinte.

Outra das atrações mais populares são as visitas aos cemitérios durante a noite de 1º de novembro, muito frequentadas em diversas regiões mexicanas. Ali são acesas velas e feitas oferendas de pão aos falecidos, flores e objetos pessoais associados à pessoa que partiu.

Fonte: O Globo

Comentários

Deixe um comentário