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Bagada escrito em 16 de Março de 2024

Crush, Mirinda, Grapette: o que aconteceu com os famosos refrigerantes que bombaram nos anos 80

No efervescente cenário dos anos 1980, marcas icônicas de refrigerantes conquistaram o paladar e o coração dos consumidores. Eram produtos que seguem na memória olfativa (e afetiva) de muita gente até hoje. 

Entre elas, a Crush, que por muito tempo rivalizou com a Fanta, e sua essência de cascas de laranja, e a Gini, produzida pela Pakera, com o aroma do limão. E quem não se lembra do marcante slogan "Quem bebe Grapette repete"? Com sabor de uva, a Grapette conquistou o público brasileiro em 1948, através da Companhia de Refrigerantes Guanabara.

Crush

Durante muito tempo a Crush foi considerada a maior rival da Fanta, uma das principais marcas da Coca-Cola. Criada em 1911 pelo químico americano Neil C. Ward, a bebida usava óleo de cascas de laranja e, depois, o próprio suco da bebida, para criar o sabor.

No Brasil, a marca funcionava num modelo comum dos anos 1970: havia uma licença, como franquia, e várias empresas produziam a bebida pelo país. Entre as empresas que engarrafavam a bebida estão a Golé, de Uberaba e a Pakera, de Magé, no Rio de Janeiro.

A Crush deixou de ser produzida no Brasil nos anos 1990, quando as licenças da marca não foram renovadas. No início dos anos 2010, a Coca-Cola adquiriu a licença e voltou a produzi-la, numa edição limitada no país. A empresa circulou com guaraná e suco de caju na composição em 2011 na região do Cariri, no Ceará.

Gini

Assim como a Crush, a Pakera também produzia outro refrigerante conhecido no Brasil nos anos 1970 e 1980: o Gini. Se a Crush focava na laranja, a Gini olhava para outra fruta: o limão. Assim como a Crush, a empresa parou de produzir a bebida no país nos anos de 1990.

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Fora daqui, a Gini segue funcionando. A marca foi criada em 1971 pela Perrier e adquirida pela Cadbury Schweppes em 1989. Hoje, no Brasil, a Schweppes segue funcionando -- e com um gosto semelhante ao da Gini.

Atualmente, a Gini é fabricada pela Suntory. Segue bem conhecida na França, onde seu slogan é “La plus chaude des boissons froides”, “a mais quente das bebidas geladas”.

Grapette

"Quem bebe Grapette repete". O famoso slogan reflete um sucesso das bebidas gaseificadas do século passado. Em 1930, o químico americano, Benjamin Tyndle Fooks, elaborou uma fórmula de bebida gaseificada com sabor de uva à qual deu o nome de Grapette. Após a Segunda Guerra Mundial, Fooks finalmente chegou ao sabor especial que tanto buscava e Grapette foi sucesso imediato nos Estados Unidos, tendo conquistado um grande número de consumidores naquele país.

No Brasil, chegou em 1948, por meio da Companhia de Refrigerantes Guanabara, do Rio de Janeiro. Por aqui, a bebida repeitu o sucesso dos Estados Unidos e várias franquias e distribuidoras foram abertas nacionalmente.

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