Bagada escrito em 19 de Fevereiro de 2025

A literatura erótica vive um bom momento editorial, e está crescendo graças a uma revolução no conteúdo picante. Pessoas cansadas de sites de pornografia que deixam pouco (ou nada) para a imaginação buscam pela opção mais lúdica, encontrando nos livros o “calor” que faltava. Embora os contos eróticos possam parecer um pouco old school, a literatura com toque sexy segue quente no século 21 graças a fanfics on-line e aos sites de contos “calientes“.
Uma pesquisa realizada pela plataforma Sexlog destacou que os contos eróticos fazem muito sucesso na comunidade de swing no Brasil. Ao todo, 70,78% dos usuários já leram um conto erótico – e um número expressivo deles, 76,95%, chegou ao orgasmo só com a leitura.
O conteúdo erótico literário tem o poder de despertar fantasias e estimular a imaginação. Não à toa, a maioria dos leitores prefere curtir a leitura dos contos sozinhos (92,28%) e no conforto de casa (92,49%).
Gabriela Benvenutti, mestre em saúde sexual, destaca que um dos motivos para a popularidade da literatura erótica é o aumento do número de escritores. “O formato digital também possibilitou mais leitores, principalmente mulheres que podiam ter vergonha de comprar o livro físico e, agora, se sentem mais confiantes.”
A profissional destaca que, desde a “febre” de 50 Tons de Cinza, o mercado se movimentou mais sobre o tema. “Vemos mais mulheres lendo literatura erótica sem constrangimento, mas acho que esses novos suportes facilitaram a questão da leitura também, pois permitiram que essa mulher que não quer ser julgada porque está lendo literatura erótica possa entrar em contato com isso de outras formas.”
Metrópoles
Comentários