logo


Bagada escrito em 6 de Maio de 2024

Varela Santiago é destaque em ortopedia e traumatologia infantil

Principal referência para cirurgias neurológicas e tratamento oncológico no Rio Grande do Norte, desde 2019 o Hospital Infantil Varela Santiago, em Natal, se destaca também pelos serviços de Ortopedia e Traumatologia. Por mês, são cerca de 400 consultas e uma média de 600 a 700 cirurgias por ano (algo em torno de 50 procedimentos mensais). No setor, são realizadas operações de baixa, média e alta complexidade, com atendimento a crianças e adolescentes de todo o Estado. O médico cirurgião Ricardo Araújo está à frente dos serviços desde que eles foram implantados na unidade, há quase cinco anos. Ele diz que o objetivo é tornar a unidade porta de urgência referenciada para a ortopedia e traumatologia infantil.

Com isso, as crianças, com exceção daquelas com fratura exposta, iriam direto para o Varela Santiago, ao contrário do que acontece atualmente – hoje, elas precisam seguir para outros hospitais e só depois são reguladas à unidade para a realização de procedimentos ou de acompanhamento. Segundo Araújo, conversas com a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) foram iniciadas neste sentido no início do ano passado.

Até o final deste semestre, um novo encontro com representantes da pasta deve acontecer para discussões sobre o tema. Transformar o hospital em unidade de urgência referenciada é um dos grandes desafios que o médico Ricardo Araújo afirma ter no momento.

“A gente quer desburocratizar [processos] para fazer com que a criança chegue o mais breve possível ao Varela, porque ela consolida a fratura muito mais rápido do que o adulto. Meu objetivo é que a criança venha direto para cá, com exceção da fratura exposta, onde o atendimento deve continuar acontecendo no Walfredo Gurgel. Tivemos essa conversa no início do ano passado com Lyane Ramalho [secretária de Saúde do RN], junto com a ortopedia do CRI [Centro de Reabilitação Infantil] e do Maria Alice Fernandes. Haveria uma escala de sobreaviso aqui para isso”, explica.

Atualmente, além do próprio Ricardo Araújo, que atua na traumatologia, o Varela Santiago conta com um ortopedista de plantão nas terças-feiras e mais três, divididos em atendimentos nas quartas-feiras (com atuação na especialidade neuromuscular) e nas sextas, (com atuação em cirurgias de má formação congênita). “Para a urgência referenciada, seria necessário chamar novos ortopedistas”, frisa Araújo.

O médico destaca a ampla capacidade do hospital em realizar os atendimentos. “Fazemos desde uma simples correção de polidactilia (quando a pessoa nasce com dedos a mais), cirurgias de má formação congênita grave, passando por procedimentos de traumas e tumores, especialmente, benignos”, detalhou Ricardo Araújo à TRIBUNA DO NORTE.

Tribuna do Norte

Comentários

Deixe um comentário