logo


Bagada escrito em 19 de Fevereiro de 2024

Terraplanista vê que planeta é redondo após viajar para provar o contrário: ‘Foi um baque’

Durante mais de seis anos, o youtuber Leandro Batista, de 37 anos, divulgou vídeos sobre a teoria da Terra plana na internet, angariando nada menos que 150 mil assinaturas para o seu canal, o Inteligência Natural, e ajudando a divulgar a ideia de que o planeta não seria esférico. O testemunho de um fenômeno natural – o chamado sol da meia-noite – em meados do ano passado, no entanto, o fez mudar de ideia. A Terra é redonda mesmo, constatou.

“Senti um pouquinho de frustração porque queria estar certo. Em tudo o que a gente faz, quer estar certo…. Foi um baque sim”, contou o ex-terraplanista.

“Mas estou mais feliz do que decepcionado. Viver negando tudo, achando que você está certo e o mundo inteiro errado, é uma prisão mental, um grande fardo. Foi libertador poder tirar a prova pessoalmente e ver que a Terra é esférica”, acrescenta ele.

Detalhes

Pelo menos dois mil anos de conhecimento científico acumulado, sem falar das inúmeras fotos tiradas do espaço, não foram suficientes para convencer Leandro Batista sobre o formato do planeta. O youtuber decidiu, então, coletar evidências pessoalmente.

Depois de angariar fundos com seus seguidores, partiu para a Noruega, onde é possível testemunhar o sol da meia-noite - um dos fenômenos naturais que comprovam a esfericidade da Terra.

O eixo de rotação da Terra tem inclinação de 23,5 graus em relação ao eixo de rotação do Sol. Por conta dessa discrepância, em determinados períodos do ano, o Sol fica acima da linha do horizonte durante as 24 horas do dia. Ou seja, não anoitece.

Ao longo de um ano, por conta do movimento de translação (da Terra ao redor do Sol) isso ocorre duas vezes, em regiões opostas do planeta: no Círculo Polar Ártico e no Círculo Polar Antártico. Se, de um lado, a luz se mantém por 24 horas, do outro ocorre o fenômeno oposto, da noite polar, quando o sol está abaixo da linha do horizonte e a noite se prolonga por 24 horas.

“É impossível sustentar a ideia de uma Terra plana se um fenômeno como o sol da meia-noite existe nos dois polos”, afirma o youtuber, que agora arrecada dinheiro para ir à Antártida. “Se o sol da meia-noite ocorre nos dois extremos, isso demonstra que a Terra é um globo.”

De acordo com a teoria terraplanista, o planeta teria o formato de um disco achatado, coberto por um domo invisível. O Ártico ficaria no centro do disco, enquanto a Antártida estaria ao redor das bordas, onde o gelo funcionaria como uma espécie de contenção para as águas dos oceanos. Ainda segundo a teoria, é o sol que gira ao redor da Terra.

Estadão

Comentários

Deixe um comentário