logo


Bagada escrito em 13 de Março de 2024

Tampinha da Inclusão busca voluntários para mutirão


Quem passou pela Praça ao lado da Igreja Matriz de Candelária nos últimos dias, percebeu uma tenda armada e várias mesas lotadas de tampinhas plásticas. É um mutirão para separação das tampas doadas ao projeto Tampinha da Inclusão, fundado em 2021 pelo vereador Tércio Tinoco. O projeto arrecada as tampas e vende todo o material para uma empresa de reciclagem. 100% da renda é revertida para a compra de cadeiras de rodas, que são doadas. Mais de 500 pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida já foram beneficiadas pelo projeto.

No ano passado, o projeto bateu recorde de coleta, com mais de 30 toneladas arrecadadas. “A cada dia cresce a adesão ao Tampinha da Inclusão, temos parceiros incríveis. Do cidadão comum que junta as tampinhas que usa em casa; a escolas e comércios que nos entregam toneladas de material”, celebra o vereador. Mas ele lembra que um outro trabalho é feito após o recebimento das doações: a separação das tampas por cores. “Separamos as brancas e transparente das coloridas. Essa divisão aumenta o valor agregado do material na hora da venda, gerando mais recursos financeiros e consequentemente, mais cadeiras de rodas”, diz ele.

Esse trabalho normalmente é feito por voluntários, apoiadores do projeto e a equipe do gabinete do vereador, que esta semana estão reunidos em um mutirão em praça pública, também para chamar a atenção das pessoas que ajudam ao projeto para a importância de entregar o material separado por cores sempre que possível. “Estamos chamando o mutirão de “Hora da Tampinha”, e toda ajuda será bem vinda. Estaremos na Praça Padre Antônio Vilela até o fim da tarde dessa sexta-feira. É também uma oportunidade para quem não conhece o Tampinha da Inclusão de entender como ele funciona”, diz Wesley Aureliano, voluntário do projeto.

Quem quiser apoiar a causa, pode entregar o material coletado nos seguints pontos de arrecadação: Câmara de Vereadores; escritório do vereador Tércio Tinoco em Candelária, em frente à Igreja Católica; Instituto Tércio Tinoco, na Av. Guaratinguetá, 612, Lagoa Azul; em todas as unidades do DNA Center. Para empresas, comércios e condomínios, o gabinete também dispõe de coletores, que podem ser solicitados pelo instagram @tampinhadainclusao ou pelo Whatsapp 98188-2221.

As cadeiras de rodas são doadas a pessoas cadastradas e que passam por uma triagem da equipe do gabinete.

Comentários

Deixe um comentário