logo


Bagada escrito em 22 de Fevereiro de 2024

Styvenson diz que fugas colocaram sistema em risco

O senador Styvenson Valentim (Podemos) esperou uma semana para comentar o episódio das fugas de dois presos da penitenciária federal em Mossoró. “Essa fuga do presídio de segurança máxima, a primeira no país, coloca em risco e em xeque, justamente, uma verdade que se tinha sobre a qualidade dos presídios federais, como é que um preso tinha acesso a tanta informação?”, questionou o parlamentar.

Styvenson Valentim avalia que a fuga ocorrida na madrugada da quarta-feira de Cinzas (14), “coloca uma fissura, uma rachadura dentro do sistema carcerário federal”, temendo inclusive, que essa fuga tenha um efeito cascata em presídios estaduais pelo país: “Espero que não se prolifere ou ou se manifeste com euforia em outros presídios, que muitas vezes, porque a gente tinha na cabeça que o federal era seguro, não tem essa segurança toda, imagine no estadual, que não tem tanta quantidade de investimentos”.

Apesar do presidio federal não estar, obviamente, sob a responsabilidade do aparelho de segurança do Estado, Styvenson Valentim considera o caso “vergonhoso para o Rio Grande do Norte, ter mais um caso que só chama a atenção por coisas ruins, por desgraças”.

O senador, tem algumas perguntas que o Ministério da Justiça tem que responder, “que eu não vou nem citar o Governo do Estado, infelizmente aconteceu no Rio Grande do Norte, que já foi assolado o ano passado pelas facções criminosas, pois já corre essa má fama de ser um Estado perigoso, por mais que exija-se um esforço pessoal do policial militar, do policial civil, do policial rodoviário federal, das forças de segurança em reverter isso”.

Valentim lembra que o RN “não consegue enfrentar os problemas da segurança, porque precisa de investimentos públicos da parte do Estado, que não tem recurso para investir, tudo depende do Governo Federal, tudo depende do Ministério da Justiça para poder fazer isso”.

Comentários

Deixe um comentário