logo


Bagada escrito em 12 de Março de 2024

Projetos sobre pessoas com TEA são aprovados na Comissão de Saúde

Nesta segunda-feira (11), a Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Câmara Municipal de Natal realizou uma reunião para analisar e deliberar projetos de lei, além de debater assuntos importantes para a população natalense. Participaram do encontro os vereadores Luciano Nascimento (PTB), presidente da comissão, Peixoto (PTB), Herberth Sena (PSDB) e Preto Aquino (PSD).

Destaque para a aprovação de três matérias voltadas para as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA): PL 293/2023, do vereador Milklei Leite (PV), que institui a utilização de sinais sonoros adequados às Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), na rede municipal de ensino de Natal, PL 378/2023, da vereadora Camila Araújo (União Brasil), que institui o Programa de Identificação e Acompanhamento Integrado dos Alunos com o Transtorno do Espectro Autista (TEAcompanha) na Rede Pública de Ensino Municipal, e o PL 285/2023, do vereador Dickson Nasser Júnior (PDT), que impõe atendimento psicossocial prioritário para às mães, pais e responsáveis que se dedicam integralmente ao cuidado de pessoas com transtorno do espectro autista - TEA.

O vereador Herberth Sena, que fez a relatoria das três proposições, falou sobre a importância das políticas públicas direcionadas para o TEA. Todo mundo sabe da defesa que faço dessa temática. E aqui apresentei pareceres para que todo esse processo possa andar com mais velocidade. Com diferentes graus de autismo, as pessoas que apresentam esse transtorno podem sofrer para se adaptar a uma vida autônoma em uma sociedade que não parece oferecer as adequadas ferramentas para atendimento e diálogo com esse segmento social. Portanto, qualquer iniciativa dos poderes públicos que venha para ajudar é bem-vinda", defendeu ele.

Ao final da reunião, o presidente da Comissão de Saúde, vereador Luciano Nascimento, falou sobre a visita fiscalizatória ao Complexo Hospitalar Monsenhor Walfredo Gurgele informou que um relatório foi feito e enviado à Secretaria de Saúde do Estado. "Todos os problemas encontrados pelo nosso colegiado foram colocados neste documento para que as autoridades estaduais busquem soluções. Enquanto isso, vamos continuar cumprindo nossa missão de fiscalizar os equipamentos de saúde existentes na capital potiguar e fornecer projetos que melhorem a vida das pessoas", concluiu.

 

Comentários

Deixe um comentário