logo


Bagada escrito em 19 de Março de 2024

Polícia alerta para crescimento nos furtos a veículos em Natal com uso de "chapolin"

O furto a veículos continua sendo um problema recorrente na Segurança Pública em Natal. No bairro do Alecrim, policiais civis têm registrado o aumento no número de furtos em uma modalidade ainda não muito usual na capital potiguar: o uso do “chapolin”, que é um dispositivo que bloqueia o travamento das portas dos carros.

Segundo relatos de policiais que atuam no Alecrim, motoristas têm prestado queixas cada vez mais constantemente por furtos a objetos dos carros, sem o arrombamento do veículo. O caso ocorre porque, ao acionar o travamento das portas através do controle que existe na chave dos veículos, os criminosos usam o “chapolin”, que é semelhante um controle remoto que ‘embaralha’ os sinais eletromagnéticos do aparelho dos motoristas. Assim, apesar de haver o alerta sonoro ou de luzes para o travamento, as portas seguem abertas.

“Há relatos até de motoristas que travaram o carro, conferiram a porta dianteira, mas somente a porta traseira estava aberta. Isso é algo que pode ser já um aperfeiçoamento por parte dos criminosos”, disse um policial civil que terá o nome preservado.

O “chapolin” já é utilizado no país pelo menos desde 2018, mas não há um registro sobre números de furtos relacionados ao equipamento. Entre o início deste ano e o dia 15 de março, a Delegacia de Polícia do Alecrim registrou 72 ocorrências de furtos e 14 casos de roubo. Já no mesmo período de 2023, foram 54 furtos e 15 roubos.

Comentários

Deixe um comentário