logo


Bagada escrito em 28 de Fevereiro de 2024

Pesquisa: prisão de Bolsonaro seria justa para 50% e injusta para 39% dos brasileiros

Metade dos brasileiros consideram que seria “justo” prender o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em meio às investigações da Polícia Federal sobre a articulação de um golpe de Estado. Enquanto isso, 39% consideram que seria “injusto”, e 10% não souberam ou não responderam.

Os dados foram coletados em pesquisa Genial/Quaest, entre os dias 25 e 27 de fevereiro. O levantamento com 2.000 eleitores, por meio de entrevistas presenciais, mediu a percepção dos brasileiros sobre o ato realizado por aliados do ex-presidente na Avenida Paulista.

Segundo o levantamento, mesmo um em cada dez eleitores que dizem ter votado em Bolsonaro no segundo turno das eleições de 2022 concorda que seria justo ele ser detido, enquanto 82% rejeitam. Entre os eleitores de Lula, naturalmente, o resultado se inverte: 79% veem justiça em uma eventual prisão, e 12% veem injustiça.

De acordo com o levantamento, aqueles que consideram que Bolsonaro está sofrendo uma perseguição, como ele e alguns de seus apoiadores argumentam com frequência, são 39%. Por outro lado, 53% dos brasileiros dizem que isso não está acontecendo, enquanto 7% não souberam ou não responderam. O mote da injustiça foi o principal tema nos discursos feitos na Avenida Paulista no último domingo.

A Quaest também questionou os brasileiros se eles acham que Bolsonaro participou ou não de um plano de golpe de Estado. Os que acham que sim são 47%, enquanto 40% acham que não. Os outros 13% não souberam ou não responderam. Entre os eleitores de Lula em 2022, os que acham que Bolsonaro tentou dar um golpe são 77%, contra 12% que não veem assim. Já entre os eleitores de Bolsonaro, 9% veem sua participação em um plano de golpe e 83% não concordam que isso tenha acontecido.

Comentários

Deixe um comentário