Bagada escrito em 30 de Dezembro de 2024
O peso argentino foi a moeda com maior valorização real em 2024, subindo 44,2% nos primeiros 11 meses do ano, segundo dados do Bank for International Settlements analisados pela GMA Capital. A estabilidade foi alcançada mesmo com uma inflação acumulada de 112% no período, impulsionada por políticas econômicas do presidente Javier Milei. Por outro lado, o real ficou no último lugar no ranking, com depreciação superior a 10%.
Apesar dos ganhos, a valorização, apelidada de “super peso”, está elevando os preços em dólares, impactando setores como o agronegócio e a indústria. O governo argentino espera manter sua política cambial ao longo de 2025, especialmente após uma anistia fiscal que atraiu dólares para a economia. No entanto, o cenário para o futuro é incerto, uma vez que Milei promete impor câmbio flutuante até o final do próximo ano.
Ao Financial Times, Nicolás Dujovne, ex-ministro da Economia da Argentina, disse acreditar que “com uma moeda valorizada, cada passo na política fiscal se torna mais crucial”. Arraste para o lado e confira o desempenho da moeda.
InfoMoney
Comentários