logo


Bagada escrito em 5 de Fevereiro de 2024

Ozempic: médicos alertam para riscos de remédio usado para emagrecer

O remédio semaglutida ou semaglutido, vendido nas farmácias pelos nomes de Ozempic, Wegovy ou Rybelsus, pode apresentar riscos para quem o utiliza fora do previsto pela bula. O medicamento, em forma de caneta e com custo de R$ 1 mil, é indicado para tratar diabetes tipo 2 e obesidade, mas tem sido aderido por pessoas que buscam uma perda de peso pequena e rápida.

Em entrevista ao Fantástico, da TV Globo, o endócrino Bruno Halpern alertou para uma possível dependência psicológica, mas não física, de quem faz uso do remédio por questões estéticas.

“Nessa pessoa que só quer perder alguns quilos, se parar de usar, a medicação não vai conseguir manter, vai aumentar a fome, e vai acabar pensando em usar esse remédio a longo prazo. Cria uma dependência psicológica nesse sentido. Mas vamos deixar claro, não é uma dependência física”, disse.

Outros profissionais relacionados aos cuidados e tratamentos estéticos, como personal trainers e dermatologistas, apontaram um aumento no número de clientes que aderiram à semaglutida para emagrecer.

“Nas últimas semanas, eu não passo um único dia sem que uma paciente venha reportando que, depois do uso dessas medicações, notou como se fosse esse derretimento. Uma perda muito rápida de peso. Ele perde compartimentos de gordura tanto de corpo quanto de rosto. E a gordura, para nós, é um tecido importante de sustentação da pele. São queixas relacionadas à flacidez de pele”, disse a dermatologista Maria Fernanda Guazzelli, ao Fantástico.

Metrópoles 

Comentários

Deixe um comentário