logo

Bagada escrito em 7 de Agosto de 2024

Opinião: criticar a seleção masculina pode, criticar a feminina é machismo?

Opinião: criticar a seleção masculina pode, criticar a feminina é machismo?

As meninas da seleção brasileira de futebol surpreenderam a todos, talvez até a elas mesmas, e chegaram à final das Olimpíadas de Paris. Um feito sensacional, principalmente se analisarmos os primeiros jogos por ela realizados, onde deixaram muito a desejar e quase não conseguem avançar de fase. Classificaram-se após uma combinação de resultados.

Acontece que estamos vendo a lacração e o mimimi sendo exaustivamente usados para comemorar este feito. Frases do tipo “hoje foi um péssimo dia para quem não gosta do futebol feminino” estão tomando conta das redes sociais e de parte da imprensa, principalmente a feminina. Pra quê? No que isso ajuda a causa? O futebol é o esporte mais amado do nosso país. Não é natural que haja cobrança ou crítica?

Quem lembra das Copas de 94 e 2002? Brasil campeão nas duas! Lembro o quanto Parreira, Felipão e cia eram massacrados diariamente até chegar às semi. “Retranqueiro” era o menor xingamento! Nas Copas de 98 e 2002 os técnicos foram atacados por todos os lados por não levarem Romário. Em 2014, jogando em casa, logo após o terrível 7x1, jogadores e comissão mal podiam sair de casa. Atualmente, com a força e alcance das redes sociais, os craques de clubes mal podem ter vida privada, uma saída para jantar ou para uma balada vira um inferno.

Algumas dessas bravas meninas da seleção brasileira suportariam essa cobrança toda? As comentaristas femininas, que esbravejam comemorações lacradoras, que dizem “respeita as mina”, que choraram emocionadas, são as mesmas que estão todos os dias cobrando e botando para lascar nos jogadores homens dos campeonatos brasileiros.

Portanto, amigas, vamos deixar de vitimismo besta e celebremos a conquista do Brasil. Até no momento de unir, vocês querem polemizar, lacrar e polarizar? Não precisa ser gênio ou especialista em futebol para reconhecer o feito destas garotas. Mas todo atleta de alta performance, principalmente do futebol, seja homem ou mulher, precisa estar preparado para críticas e glórias. Simples assim!!

Pra cima, meninas! Tragam o ouro!!

Comentários

Deixe um comentário