logo


Bagada escrito em 11 de Setembro de 2023

Nuggets, refeições prontas e salsichas: estudo liga alimentos ultraprocessados a câncer

Os alimentos ultraprocessados, como nuggets de frango, sorvetes e cereais matinais, estão sendo associados a mortes prematuras e problemas de saúde, de acordo com novos estudos conduzidos por cientistas da França e da Espanha. Esses estudos também apontam que o consumo desses alimentos altamente processados tem aumentado significativamente nos últimos anos.

Os "alimentos ultraprocessados" passaram por um extenso processamento industrial e frequentemente contêm uma grande quantidade de ingredientes, incluindo conservantes, edulcorantes ou intensificadores de cor. Geralmente, uma regra simples para identificar esses alimentos é verificar se eles contêm mais de cinco ingredientes, como destacou Maira Bes-Rastrollo, da Universidade de Navarra, na Espanha.

Exemplos comuns de alimentos ultraprocessados incluem:

Carne processada, como salsichas e hambúrgueres;
Cereais matinais ou barras de cereal;
Sopas instantâneas;
Bebidas açucaradas;
Nuggets de frango;
Bolos;
Chocolate;
Sorvete;
Pão produzido em larga escala;
Refeições prontas, como tortas e pizza;
Shakes que substituem refeições.

Esses alimentos costumam ser ricos em calorias vazias, açúcares adicionados, gorduras saturadas e sódio, o que os torna menos saudáveis quando consumidos em excesso. Portanto, é aconselhável limitar a ingestão de alimentos ultraprocessados e optar por opções mais saudáveis e menos processadas em sua dieta.

O primeiro estudo, realizado pela Universidade de Navarra, envolveu o acompanhamento de 19.899 pessoas ao longo de uma década e avaliou sua dieta a cada dois anos. Durante o período do estudo, 335 participantes faleceram. Os resultados mostraram que, para cada 10 mortes entre aqueles que consumiam menos alimentos ultraprocessados, houve 16 mortes entre aqueles que ingeriam mais desses alimentos (mais de quatro porções por dia).

Comentários

Deixe um comentário