logo


Bagada escrito em 25 de Setembro de 2023

Mounjaro x Ozempic: entenda diferenças entre remédios

A #Anvisa aprovou, nesta segunda-feira (25/9), a venda do medicamento #Mounjaro (tirzepatida), da farmacêutica Eli Lilly, no Brasil. O Mounjaro é um medicamento semelhante ao Ozempic (semaglutida), com indicação para o tratamento da #diabetes tipo 2. O #emagrecimento – tanto em uma como no outro – é um efeito secundário do uso.

O Ozempic e o Monjuaro funcionam melhorando os níveis de #açúcar no #sangue dos pacientes e reduzindo o apetite, por isso ocorre o efeito emagrecimento aparece. No entanto, caso a pessoa não tenha diagnóstico de diabetes, o uso das #medicações ocorre “off label”, fora da #bula.

Muitos médicos não são contra o uso “off label”, mas ressaltam a importância de que a medicação seja usado com acompanhamento e não de maneira “#cosmética”, voltada apenas a resultados imediatos.

O Mounjaro é uma injeção semanal que ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue de pacientes #adultos. Aliado com uma rotina de exercícios, o uso do medicamento foi associado a uma perda de até 20% do peso corporal em pessoas com #obesidade.

O Ozempic, por sua vez, também é um remédio de controle da diabetes tipo 2, mas atua com outro princípio, a #semaglutida. Em ensaios clínicos, o Ozempic levou uma redução média de 15% do #peso #corporal.

A principal diferença entre os remédios é o prícipio ativo. O #Ozempic simula os efeitos do GLP1, um hormônio que reduz a fome e aumenta a secreção de insulina do pâncreas, levando ao controle do açúcar no #organismo.

Já o Mounjaro não apenas imita o GLP1 como também o GIP, outro hormônio com efeitos semelhantes. O GIP e o GLP1, portanto, vão atuar de forma coordenada e é por isso que os efeitos do Mounjaro são mais intensos.

“O Mounjaro é mais eficaz tanto no controle glicêmico quanto no emagrecimento”, aponta a endocrinologista Elaine Dias, de São Paulo. “No entanto, não há milagre. Ambos os remédios são aliados de tratamentos médicos que envolvem uma série de consultas e de exames para garantir a #segurança e o bom uso”, completa.

Comentários

Deixe um comentário