Bagada escrito em 13 de Janeiro de 2026
Pesquisa Meio/Ideia divulgada nesta terça-feira (13) indica que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), seria o candidato de direita mais competitivo para enfrentar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que disputará a reeleição. A sondagem mostra o petista em liderança numérica em todos os cenários.
Em um eventual segundo turno entre Lula e Tarcísio, o presidente teria 44,4% dos votos, contra 42,1% do governador. A diferença configura um empate técnico, dentro da margem de erro da pesquisa, de 2,2 pontos percentuais.
Já contra o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), a liderança de Lula é mais folgada. Em um segundo turno entre os dois, o petista venceria por 46,2% a 36%. Flávio foi indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, que está inelegível e preso. Tarcísio tem afirmado que é candidato à reeleição.
A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e os governadores Ratinho Jr. (Paraná), Ronaldo Caiado (Goiás) e Romeu Zema (Minas Gerais) também teriam desempenhos melhores que o de Flávio, caso disputem e avancem para um eventual segundo turno. Os cenários são:
Lula 46% x 39% Michelle
Lula 46% x 37% Ratinho Jr.
Lula 46,3% x 36,5% Caiado
Lula 46,3% x 36,1% Zema
Lula lidera em todos os cenários de primeiro turno, e Tarcísio se mostra o mais competitivo. Em uma eventual candidatura do governador de São Paulo à Presidência, o petista teria 40,2% dos votos, contra 32,7% de Tarcísio. Flávio chegaria a 27,5% das intenções de voto no cenário sem a presença de Ratinho Jr.
Em dezembro, pesquisa Genial/Quaest foi a primeira a medir o desempenho de Flávio Bolsonaro após o anúncio de sua pré-candidatura. Segundo o levantamento, que tem metodologia diferente e foi realizado em outro momento, Lula venceria o senador em um segundo turno por 46% a 36%. Contra Tarcísio, a vantagem do presidente seria de 45% a 35%.
Reprodução: Valor Econômico


Comentários