logo


Bagada escrito em 10 de Dezembro de 2023

Lula quebra tradição de 40 anos ao enviar chanceler para posse de Milei

O presidente Lula decidiu não ir à posse de Javier Milei na Argentina e optou por enviar apenas o chanceler brasileiro, Mauro Vieira, como seu representante durante evento neste domingo (10), em Buenos Aires. A decisão marca, em quatro décadas, que o Brasil não será representado por seu presidente ou por seu vice.

Essa é uma decisão inédita depois da redemocratização dos dois países. A última vez que um presidente brasileiro ou seu vice não esteve em Buenos Aires para celebrar o início do governo novo do país vizinho ocorreu na posse de Raul Alfonsín, em 1983.

Lula avaliou que não haveria clima para ele próprio comparecer à posse, depois de ser xingado por Milei durante a campanha — o argentino chegou a chamar o petista de "corrupto" e "comunista".

Chanceleres também representam deferência, embora menos que os dois primeiros membros da linha sucessória de um país. Quando não costuma haver grande proximidade entre os governos, costuma-se designar o embaixador do país para acompanhara as cerimônias. Essa situação chegou a ser cogitada por alguns auxiliares de Lula.

Comentários

Deixe um comentário