logo


Bagada escrito em 14 de Fevereiro de 2024

Luiza Trajano Donato, fundadora do Magazine Luiza, morre aos 97 anos

A fundadora do grupo Magazine Luiza, Luiza Trajano Donato, morreu na madrugada desta segunda-feira (12/2), em Franca (SP), aos 97 anos. Ela morreu em casa, por causas naturais.

O velório está marcado para as 10h, no Velório São Vicente, e o enterro está previsto para as 16h no Cemitério da Saudade. Em luto, todas as lojas da empresa em Franca permanecerão fechadas nesta segunda-feira.

Donato é conhecida por ter sido uma vendedora muito popular em Franca e por fundar com o marido, em 1957, a loja que mais tarde se tornaria a primeira unidade de uma das maiores redes varejistas do país, a Magazine Luiza.

Nascida em Cristais Paulista (SP) em 1926, ela foi criada por uma família de comerciantes. Aos 31 anos, casou-se com Pelegrino José Donato e, com ele, investiu economias no varejo para montar seu próprio negócio.

Os dois fundaram a loja de presentes “A Cristaleira” — situada no Centro de Franca e, posteriormente, rebatizada de Magazine Luiza.

Sem filhos, no início da década de 1990, ela escolheu a sobrinha Luiza Helena Trajano para assumir os negócios. A sucessora não só alavancou o grupo como também se tornou uma das maiores empresárias do país.

Comentários

Deixe um comentário