logo


Bagada escrito em 16 de Agosto de 2023

Liga e desliga! Cientistas afirmam ter encontrado o “botão” da libido masculina


Neurologistas da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, afirmam ter desvendado onde está o mecanismo que ativa e desativa a libido masculina. A descoberta pode levar à criação de novos medicamentos para tratar a falta de desejo ou seu excesso.


Em um experimento feito com camundongos, os pesquisadores mapearam um circuito cerebral que é acionado pela presença de uma fêmea. “Identificamos um circuito no cérebro dos mamíferos machos que controla o reconhecimento sexual, a libido e o comportamento de acasalamento”, afirmou o principal autor do estudo, Nirao Shah, em artigo publicado na sexta-feira (11/8), na revista Cell.

 

Entre os camundongos usados no estudo, o período refratário padrão dura cinco dias. Ao estimularem alguns dos neurônios do hipotálamo pré-óptico, os cientistas levaram ratos que estavam no período refratário a repetirem imediatamente o ritual de acasalamento.

 

"Demorou um segundo ou menos para eles retomarem a atividade sexual. É uma redução de mais de 400 mil vezes no período refratário”, explicou Shah.

 

 

 

Comentários

Deixe um comentário