logo


Bagada escrito em 12 de Janeiro de 2024

Justiça afasta Geraldo Rufino de empresa; interventor apura fraudes

O empresário Geraldo Rufino, conhecido como “catador de sonhos”, foi afastado pela Justiça paulista do comando da JR Diesel, maior rede de desmanche legal da América Latina. A juíza responsável pela recuperação judicial da companhia nomeou um gestor de sua confiança para a empresa e determinou que sejam apurados indícios de fraudes em suas contas.

O interventor entregou um relatório preliminar no qual aponta suspeitas de crimes falimentares. No documento, obtido pelo Metrópoles, ele afirma ter encontrado pagamentos da empresa a parentes e a empresas ligadas à família de Geraldo Rufino, aparentemente sem vínculo com a JR Diesel.

Na decisão em que afastou Geraldo Rufino, no fim do ano passado, a magistrada também mandou trocar o administrador judicial da empresa, por quebra de confiança. Ela criticou a “postura displicente” do auxiliar da Justiça sobre “fundadas suspeitas” de irregularidades na JR Diesel.

A juíza Gilvana de Souza, da 7ª Vara Cível de Osasco, determinou à Polícia Civil de São Paulo e à Polícia Federal (PF) que enviem inquéritos sobre empresas ligadas a familiares do empresário para ajudar a apurar possíveis irregularidades na recuperação judicial.

O despacho foi assinado após a publicação de uma reportagem do Metrópoles, em agosto de 2023, que revelou as suspeitas de fraudes nas empresas da família Rufino a partir de decisões judiciais, investigações criminais e acusações de credores. A juíza ordenou que o novo administrador judicial apure a “confusão patrimonial” e o “exercício espúrio de poder sobre outras sociedades”.

Metrópoles

Comentários

Deixe um comentário