Bagada escrito em 6 de Novembro de 2025
Transparência e acesso à informação são pilares indispensáveis para a gestão de qualquer negócio e tornam-se ainda mais estratégicos em companhias que empregam dezenas de milhares de pessoas. Nessas dimensões, comunicar resultados de forma clara é essencial para assegurar a confiança e o engajamento de todos os públicos: colaboradores, gestores, comunidade e sociedade. A ferramenta mais reconhecida para isso são os Relatórios de Sustentabilidade GRI, que seguem parâmetros globais de mensuração e governança em temas ambientais, sociais e de gestão corporativa (ESG).
Guiada por valores que sustentam sua trajetória lastreada em foco, colaboração, busca constante pela excelência e coragem para evoluir, a AeC, uma das maiores empregadoras privada do Nordeste, apresentou nesta quinta-feira (6) seu primeiro Relatório de Sustentabilidade GRI, durante evento em Natal (RN), que reuniu mais de 80 convidados. O objetivo foi prestar contas, demonstrar impacto e ampliar a visibilidade das ações que integram a presença da empresa nas comunidades onde atua, seja pela geração de empregos formais, seja por suas iniciativas de sustentabilidade, diversidade e responsabilidade social.
O evento contou com palestras da ministra do Tribunal Superior do Trabalho, Morgana de Almeida Richa, do desembargador do TRT-RN, Bento Herculano Duarte Neto e do procurador-chefe do Trabalho da 21ª Região (PRT21), Gleydson Gadelha, além da presença de representantes do Governo do Estado, do Legislativo, do Judiciário, de prefeituras, entidades de classe, imprensa e associações.
Os anfitriões foram Antônio Guilherme Noronha, fundador e presidente do Conselho Administrativo da AeC, Raphael Duailibi, CEO; Flávia Tomagnini, diretora Jurídica, ESG e Compliance Officer, e Alexandre Faria, vice-presidente de Pessoas e Serviços Corporativos, que apresentaram os principais resultados do relatório, com destaque para indicadores econômicos e sociais referentes ao Rio Grande do Norte e ao Nordeste.
A atuação da AeC está fortemente alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), iniciativa global da Organização das Nações Unidas (ONU) que mobiliza governos, empresas e sociedade em torno de um futuro mais equilibrado e justo. Nove dos 17 ODS´s fazem parte do eixo estratégico da companhia, que transforma metas internas em compromissos concretos, unindo inovação, responsabilidade social e crescimento econômico sob uma mesma diretriz: propósito aliado a resultado.
Com investimentos constantes em inteligência artificial, automação e inovações disruptivas, a AeC aprimorou processos e elevou a eficiência operacional, tornando o ambiente de trabalho mais dinâmico e satisfatório. Para o fundador da companhia, Antônio Guilherme Noronha, a tecnologia deve servir à ampliação das potencialidades humanas, e não à sua substituição.
“A tecnologia deve ampliar o potencial humano, e não o substituir. A inteligência artificial, quando aplicada com propósito, é uma ferramenta de inteligência ampliada, que potencializa talentos, melhora processos e cria oportunidades. Na AeC, acreditamos que inovação e humanização caminham juntas, porque o que realmente transforma é a capacidade de conectar pessoas”, afirma.
“A força da AeC está na combinação entre tecnologia e pessoas. Mais do que formar profissionais, a AeC forma histórias de vida de forma inclusiva, com oportunidade para todos. Quando oferecemos oportunidades reais de crescimento, promovemos transformação, e essa transformação se reflete também na sustentabilidade do nosso negócio”, ressalta Raphael Duailibi, CEO da AeC.
Para Duailibi, o evento de lançamento do Relatório de Sustentabilidade representa um marco: “Esse encontro nos permite compartilhar resultados, dar transparência às nossas ações e reafirmar o compromisso público com um modelo de negócio que gera impacto positivo nas pessoas, nas cidades e no futuro do trabalho. É também um símbolo da vanguarda da AeC em temas essenciais à institucionalidade, como Governança, Compliance e Responsabilidade Social”.
Compromisso com o desenvolvimento sustentável
Atualmente, a unidade de Mossoró conta com mais de 6.300 colaboradores, dos quais 62% são mulheres e 69% se declaram negros ou pardos. A promoção de carreiras é uma realidade sólida: apenas nos últimos 12 meses, 200 pessoas foram promovidas apenas na unidade de Mossoró.. Em 2024, a AeC foi reconhecida, pela quinta vez consecutiva, como um ótimo lugar para trabalhar, recebendo o selo Great Place to Work® (GPTW).
“Quando olhamos para os nossos mais de 6 mil colaboradores em Mossoró e vemos que mais de 3.400 são jovens entre 18 e 24 anos, entendemos de forma muito concreta o alcance social da AeC”, afirma Flávia Tomagnini, diretora Jurídica, Compliance e ESG da companhia.
Segundo ela, oferecer oportunidades de primeiro emprego contribui para fixar os jovens em sua terra natal e viabiliza a continuidade dos estudos. “Esse número representa 20% do total de jovens moradores da cidade e mostra que nossa presença vai além da geração de empregos; representa acesso à renda, capacitação e mobilidade social em regiões onde o trabalho formal transforma vidas. É assim que traduzimos, na prática, o compromisso da AeC com ESG: promovendo inclusão, dignidade e desenvolvimento humano em larga escala”, destaca.
O vice-presidente de Pessoas e Serviços Corporativos, Alexandre Faria, reforça o papel central das pessoas na estratégia da companhia: “Tecnologia, processos e estrutura são fundamentais, mas é o potencial humano que sustenta o crescimento da AeC e dá sentido à nossa atuação. Cada oportunidade gerada e cada carreira construída refletem um compromisso genuíno com o desenvolvimento sustentável, das pessoas e das comunidades onde estamos presentes”.
A política de diversidade e inclusão da AeC é reconhecida internacionalmente: a empresa foi a primeira do Brasil a conquistar a certificação ISO 30415, que atesta boas práticas e padrões de excelência nessa área.
Impacto em Mossoró
Com operação iniciada em 2013, a unidade da AeC em Mossoró, segunda maior cidade do Rio Grande do Norte, começou com 500 colaboradores e, em pouco mais de uma década, tornou-se uma das maiores empregadoras formais do município. A participação da empresa no mercado de trabalho formal local triplicou: passou de 2% em 2013 para 6% em 2023. Considerando apenas o setor privado, a AeC responde por quase 7% da população ocupada com carteira assinada na cidade.
No primeiro trimestre de 2023, a massa salarial média mensal atingiu R$ 6,1 milhões, crescendo 13,5% ao ano desde 2013. Nos últimos 12 meses, foram movimentados R$ 107 milhões em salários, e, em cinco anos, a AeC injetou R$ 540 milhões na economia local, com R$ 28 milhões em investimentos diretos.
Além de gerar, entre 2022 e 2025, um novo posto de trabalho por hora - somando todas as unidades -, a AeC mantém apoio consistente a projetos sociais voltados à inclusão e proteção de comunidades vulneráveis.
Com transparência, inovação e propósito, a AeC reafirma sua presença como agente de transformação, conectando negócios, pessoas e comunidades em torno de um futuro mais humano, inclusivo e sustentável.
Sobre a AeC
A AeC está entre as empresas líderes do setor, na entrega de soluções de experiência do cliente e gestão de processos terceirizados. Servindo as principais marcas do mercado nacional, recebeu nos dois últimos anos o título de Empresa do Ano de BPO pela conceituada Frost and Sullivan. Líder também nas práticas de ESG, recebe há nove anos consecutivos o título de Melhor Empresa de Serviços pela Época Negócios 360°.
Com um olhar inovador, o seu diferencial está no modo como integra o cuidado com as pessoas e aplica tecnologia de ponta em seus processos, desenvolvendo e criando oportunidades para mais de 54 mil colaboradores e conectando milhões de pessoas às suas marcas, serviços e produtos.
Atualmente, a AeC possui 24 unidades distribuídas por 7 estados do país e é certificada pelo instituto Great Place to Work como uma das melhores empresas para trabalhar do País.



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