logo


Bagada escrito em 19 de Setembro de 2023

Governo do Rio Grande do Norte e SENAI apresentam estudo sobre energia eólica offshore

O governo do Rio Grande do Norte, em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec) e o Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), revelou na quarta-feira (6 de setembro) um estudo intitulado “Avaliação de estratégias locacionais para o desenvolvimento de infraestruturas de transmissão de energia no suporte ao setor eólico offshore do estado do Rio Grande do Norte”. O estudo representa um marco no Brasil, pois apresenta um mapeamento inédito que destaca as áreas mais promissoras para o escoamento da energia dos futuros complexos eólicos offshore, localizados no mar.

Além disso, todas as informações estarão disponíveis ao público em uma plataforma online acessível. A energia eólica offshore, também conhecida como “energia dos ventos”, é gerada por turbinas instaladas no mar. Atualmente, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) registra a existência de 10 projetos cadastrados no estado, aguardando licenciamento.

Este estudo abrangente leva em consideração fatores técnicos, ambientais, econômicos e sociais relacionados à implementação da infraestrutura necessária para conectar a energia gerada por esses empreendimentos à rede elétrica e, por fim, aos consumidores.

Comentários

Deixe um comentário