logo


Bagada escrito em 16 de Janeiro de 2024

Fim de uma era: Transferências por DOC acabaram; veja o que vai mudar

A partir desta segunda-feira (16), as instituições financeiras de todo o país associadas à Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) deixarão de fazer transferências via Documento de Ordem de Crédito (DOC), tanto para pessoas físicas quanto para pessoas jurídicas (empresas). O tradicional meio de pagamento será extinto.

A Transferência Eletrônica Disponível (TED), por sua vez, será mantida.

"E quem já agendou pagamento via DOC?"
De acordo com a Febraban, após 22h desta segunda-feira não será mais possível fazer transferência via DOC nem agendar uma operação. Até esse horário, ainda será possível o agendamento, mas a data-limite, neste caso, será 29 de fevereiro, quando o sistema será definitivamente encerrado.

Também terminará nessa data o prazo para que as instituições financeiras processem todos os agendamentos feitos pelos clientes. 

"Por que o DOC vai acabar?"
Criado em 1985, o DOC tem caído em desuso desde a implantação do Pix, que surgiu em novembro de 2020 e não tem cobrança de tarifa bancária. 

Ainda de acordo com um levantamento feito pela Febraban, com base em dados do Banco Central (BC), as operações via DOC somaram 18,3 milhões de transações no primeiro semestre de 2023, o que representa apenas 0,05% do total de 37 bilhões de transferências e pagamentos realizados no ano passado.

Comentários

Deixe um comentário