logo


Bagada escrito em 5 de Janeiro de 2024

Festa de Santos Reis termina neste sábado com missas e procissão

Histórias de fé e devoção que se renovam há 114 anos e ajudam a explicar por que Gaspar, Baltazar e Belchior se tornaram, mesmo sem lei ou decreto existente, copadroeiros de Natal. Em 2024, mais uma vez, milhares de fiéis irão passar, até este sábado (6), pelo Santuário dos Santos Reis para renovar os votos de confiança nos homens que, segundo a tradição cristã, visitaram Jesus na manjedoura logo após o nascimento, com presentes como ouro, incenso e mirra. As festividades em Santos Reis, bairro da zona Leste da capital, começaram no dia 27 de dezembro e contam, no âmbito da programação, com a realização de missas, novenas e apresentações musicais.

Francisco Lima, pároco do Santuário, explica que a devoção pelos Reis Magos é herança europeia, mas entre os potiguares há uma veneração em especial. “As pessoas sempre dizem que os grandes milagres são alcançados pelo rei Baltazar, que é o que tem a cor negra, talvez, porque muitas pessoas se identifiquem nesse aspecto. Quando eu pergunto por que sempre procuram Baltazar, elas respondem: porque ele é o que nos traz mais milagres”, conta o padre.

“E os milagres são diversos: casamentos, pessoas que saíram das drogas, fiéis que alcançaram a cura de enfermidades, crianças que estavam com dificuldade para viver e as mães as consagraram aos reis, e outros. Sempre com um pedido especial a Baltazar”, completa o sacerdote. No Santuário, estão as estátuas dos três reis. Elas vieram da Europa como presente da Coroa Portuguesa para a Fortaleza dos Reis Magos. “As peças são originais, tombadas como patrimônio histórico da humanidade e enviadas a pedido da esposa de dom José I, de Portugal”, detalha padre Francisco.

Tribuna do Norte 

Comentários

Deixe um comentário