logo


Bagada escrito em 1 de Fevereiro de 2024

Exclusivo: entidade denuncia contratação de sócio de superintendente do Dnit no RN como motorista no órgão

A Associação Nacional dos Engenheiros e Analistas em Infraestrutura de Transportes do Dnit (AEDNIT) denunciou uma contratação irregular de um profissional vinculado ao superintendente do Dnit no Rio Grande do Norte, Getúlio Batista.

De acordo com o documento, encaminhado ao Ministro dos Transportes, Renan Filho, a irregularidade estaria no senhor Bruno da Silva Dantas, contratado como motorista do órgão em agosto do ano passado, seria sócio de empresa privada do próprio Getúlio.

No documento, comprovações são detalhadas da relação entre ambos, sócios na empresa que tem como nome fantasia "Petrópolis Café". A empresa, inclusive, segue ativa no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica.

De acordo com a categoria, esse tipo de contratação pode se caracterizar como "abuso de poder".

"Esse abuso de posição é definido como uma conduta contrária ao interesse público, em que o agente utiliza sua posição para atender a interesses privados, beneficiando-se a si mesmo ou a terceiros. Exemplos disso incluem a concessão de cargos ou vantagens em troca de apoio, esquivar-se do cumprimento de obrigações e falsificar informações para interesses privados", afirmou a categoria no documento.

O blog entrou em contato com o Dnit, que respondeu: "O DNIT informa que as instâncias de integridade da autarquia estão apurando os fatos a fim de adotar as medidas administrativas que forem necessárias".

Comentários

Deixe um comentário