logo


Bagada escrito em 20 de Fevereiro de 2024

Estudo mostra que pessoa com herpes tem o dobro de risco de desenvolver demência

Após acompanhar cerca de mil adultos por 15 anos, pesquisadores da Suécia descobriram que pessoas com anticorpos contra o vírus #herpes simplex tipo 1 têm o dobro de chance de desenvolver demência. Apesar de muitas pessoas com o vírus não apresentarem sintomas, o mais comum deles é o aparecimento de bolhas e inflamações ao redor da #boca.

Por enquanto, a ciência acredita que dois fatores principais influenciam no desenvolvimento de demências: a presença do gene APOE-4 e a idade.

O estudo das universidades de Uppsala e Umeå é um dos primeiros a mostrar que infecções também podem estar relacionadas com o declínio cognitivo. A maioria das equipes de pesquisa neurológica ainda está começando a incorporar especialistas em microbiologia e virologia, uma vez que o assunto ainda é novidade.

O levantamento foi publicado na última terça (13/2) na revista científica Journal of Alzheimer’s Disease. O #Alzheimer, a demência mais comum, acontece a partir da formação de placas de proteínas que se acumulam no #cérebro — os cientistas apontam que a existência delas pode ser justificada por respostas imunológicas descontroladas a ataques ao sistema nervoso central, como o causado pela infecção da herpes.

Metrópoles

Comentários

Deixe um comentário