logo


Bagada escrito em 21 de Fevereiro de 2024

Estudo defende que conviver com um animal de estimação reduz efeitos da depressão

Ter um animal de estimação traz uma série de benefícios para a saúde física e mental. Um estudo publicado na segunda-feira (19/2), na revista Human-Animal Interactions, mostra que eles são companheiros importantes para pessoas com depressão.

Ao realizar um estudo sobre a #saúde física e mental de pessoas em situação de rua, os pesquisadores do Centro de Ciências da Saúde da Universidade do Texas em Houston (EUA), descobriram que os animais de companhia são uma fonte de amizade e segurança para essas pessoas, que costumam levar uma vida com muitas vulnerabilidades.

“Moradores de rua com animais de estimação relatam taxas significativamente mais baixas de depressão e solidão em comparação com pessoas que não os têm. Eles têm um vínculo único, já que os animais são muitas vezes a única fonte de amor incondicional ou companheirismo em suas vidas”, afirmam os cientistas.

Para realizar a análise, Michelle Kurkowski e Andrew Springer revisaram 19 pesquisas publicadas anteriormente nas bases de dados PubMed e Embase. Elas são focadas em donos de animais de estimação sem teto nos EUA, Canadá e Reino Unido.

Comentários

Deixe um comentário