logo


Bagada escrito em 18 de Outubro de 2023

Ditadura de Maduro assina acordo com a oposição para ‘eleições livres’ na Venezuela

O ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, assinou na terça-feira 17 um acordo com a oposição se comprometendo a realizar eleições limpas e livres no segundo semestre de 2024.

O acordo foi assinado em Bridgetown, capital de Barbados, e estabelece que as eleições presidenciais venezuelanas deverão ser acompanhadas por observadores de missões técnicas da União Europeia (UE), da Organização das Nações Unidas (ONU) e de outras entidades internacionais.

Pela oposição, representada pela Plataforma Unitária Democrática (PUD), estiveram presentes Gerard Blyde, Tomás Guanipa e Claudia Nikken. Já do lado de Maduro, assinou o acordo o deputado Jorge Rodríguez, presidente da Assembleia Nacional, controlada pelo chavismo.

Eleições limpas e livres são uma exigência do governo dos Estados Unidos, que pretende afrouxar as sanções à ditadura de Maduro e voltar a comprar petróleo da Venezuela.

O responsável por mediar o acordo é o diplomata norueguês Dag Nylander. O pacto prevê o “reconhecimento e o respeito ao direito de cada ator político de escolher seu candidato para as eleições presidenciais, em conformidade com a Constituição e a lei”, com o objetivo de fortalecer a “democracia inclusiva e uma cultura de tolerância”, além do “respeito aos direitos humanos”.

Revista Oeste

Comentários

Deixe um comentário