logo


Bagada escrito em 6 de Setembro de 2023

Desfile de 7 de setembro em Brasília não terá fala de Lula

O primeiro desfile da Independência neste mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) será mais “enxuto e dinâmico”, segundo a Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom). Com a presença do mandatário, mas sem previsão de discurso dele, a celebração no 7 de Setembro começará às 9h e deve durar cerca de 2h.

 

Como o Metrópoles mostrou na última semana, o governo estima um público de 30 mil pessoas para assistir ao desfile militar, à Esquadrilha da Fumaça e às inovações propostas para este ano, com o tema: “Democracia, soberania e união”.

 

Após quatro anos de politização da data, o presidente Lula pretende fazer um contraponto às celebrações sob a gestão de Jair Bolsonaro (PL), retomando o caráter cívico nacional da cerimônia.

 

Ao contrário do antecessor, que marcou as últimas festas da Independência com discursos inflados por retórica política e ideológica, além de ataques a outras instituições, não há previsão da fala de Lula durante o evento.

 

O titular do Planalto deve fazer um pronunciamento em rede nacional de rádio e TV na noite da véspera, em 6 de setembro, para transmitir, segundo o ministro Paulo Pimenta, da Secom, uma mensagem sobre patriotismo.

 

Metrópoles

Comentários

Deixe um comentário