logo


Bagada escrito em 4 de Março de 2024

Descubra o pior tipo de alimento inflamatório associado ao câncer

Os processos inflamatórios atrasam significativamente a saúde do ser humano. Eles, por muitas vezes, são eventos crônicos e duradouros no organismo que ocorrem progressivamente até que um dia explodem em doenças mais severas. A inflamação crônica pode ocorrer de forma persistente pela exposição prolongada a agentes tóxicos, sejam exógenos ou endógenos, pela imunidade e por outros fatores mediados pelo comportamento e pelos hábitos de vida. A inflamação crônica prolongada é perigosa porque, além de muitas vezes ser silenciosa, altera muitos processos corporais.

No que diz respeito à alimentação, a alta ingestão de produtos industrializados, com adição de componentes químicos, pode piorar ainda mais o quadro. Para se ter uma ideia, os alimentos ultraprocessados, aqueles que sofrem não apenas processamento industrial, como adição de corantes, espessantes, acidulantes e outros, já foram associados ao surgimento de mais de 25 tipos de câncer.

Dentre esse tipo de alimento, um, em específico, pode preocupar ainda mais, principalmente quando consumido com frequência. Em 2015, a Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu um alerta sobre o consumo de alimentos embutidos, como peito de peru, bacon e presunto, classificando-os como grupo 1 de alimentos carcinogênicos. Para se ter ideia da gravidade que isso representa, esses alimentos alcançaram o mesmo patamar de substâncias e produtos como tabaco, amianto e fumaça de óleo de diesel.

Para alcançar essa classificação, são realizados estudos em humanos e animais, além da realização de pesquisas sobre quaisquer aspectos que sejam significativos, como metabolismo, fatores genéticos e toxicologia do agente. Dessa forma, não se trata de um mito, mas de evidências que motivaram a Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (Iarc) e a OMS a conscientizarem a sociedade.

Metrópoles

Comentários

Deixe um comentário