Bagada escrito em 14 de Outubro de 2025

Um evento pulsante e cada vez mais consolidado no cenário cultural do Seridó do Rio Grande do Norte. Assim é o Festival Literário de Currais Novos (FLIC), que chega à sua 5ª edição em 2025 com vasta programação para movimentar a cena literária e cultural do interior do estado. Mantendo a tradição dos anos anteriores, o FLIC vai homenagear um artista local: a escolhida foi a musicista paraibana radicada em Currais Novos, Suetônia Batista. Além disso, escritores nacionais e vencedores do Prêmio Jabuti, como Socorro Acioli e Marcelino Freire, estão confirmados na programação.
A abertura do FLIC será no próximo domingo (19), com sessão de música da Banda Musical Maestro Santa Rosa e o espetáculo “O Torto Andar do Outro, da Companhia Pão Doce. Além de apresentações, o FLIC terá sessões de cinema, Feira do Livro, exposições em parceria com a BiblioSesc, rodas de conversa com escritores e artistas potiguares, como Iara Maria Carvalho, Wescley J.Gama, Maria Maria Gomes e Regina Azevedo. O evento ainda contará com exposições literárias e artísticas e o encantador MiniFLIC, espaço voltado especialmente para o público infantil, com contação de histórias, apresentações teatrais e recreação.
“O FLIC 2025 valoriza a literatura em todas as suas dimensões, reunindo autores locais, regionais e nacionais em uma celebração da escrita. Entre os destaques estão Socorro Acioli e Marcelino Freire, dois grandes nomes da literatura brasileira contemporânea, reconhecidos por suas obras premiadas e pela contribuição à cultura do país. A coordenação do FLIC agradece ao SESC RN e ao Comitê Estadual de Cultura do Governo Federal, pelo apoio fundamental que garantiu a vinda desses importantes escritores.”, destacou Mattson Ranier, um dos organizadores do evento.
A programação é gratuita e as ações vão acontecer em vários espaços culturais da cidade, como o Espaço Avoante de Cultura, a Escola do Legislativo José Bezerra Gomes, Praça Tomaz Salustino e o Teatro Municipal Ubirajara Galvão, aberto nos últimos anos para a população curraisnovense.
“Chegar à quinta edição do FLIC é celebrar não apenas a literatura, mas o que ela representa para Currais Novos e para o Seridó: a força da palavra, da memória e da identidade do povo seridoense. O FLIC nasceu do desejo de reunir leitores, escritores, artistas e população em torno da cultura e das artes — e hoje se consolida como um dos mais importantes festivais literários do interior do Rio Grande do Norte. Cada edição é um convite ao encantamento e à reflexão sobre quem somos e sobre o legado cultural que queremos construir para nossas gerações futuras”, acrescenta João Gustavo, coordenador do evento.
O FLIC é um projeto financiado pela Política Nacional Aldir Blanc através da Fundação José Augusto (FJA), Secretaria Estadual de Cultura, Governo do Rio Grande do Norte, Ministério da Cultura e Governo Federal. A realização é da Associação Seridoense de Cultura (Ascult), com apoio da Prefeitura de Currais Novos em parceria com o Sesc RN, Programa BNB Cultural, Comitê de Cultura do Rio Grande do Norte, Escola do Legislativo José Bezerra Gomes e diversos coletivos culturais da região.
*Suetônia Batista*
Suetônia Batista (1927-1986), nasceu na cidade de Guarabira, na Paraíba, no dia 12 de abril de 1927. Suetônia marcou época sendo uma mulher à frente do seu tempo, sempre desafiando os valores de uma Currais Novos austera e conservadora. Tinha habilidade para vários instrumentos: tocava piano, violão, violino e por vezes ritmava o baião no acordeão. Aos 12 anos de idade começou a tocar bandolim, seu instrumento predileto. Faleceu em Currais Novos-RN, no dia 19 de fevereiro de 1986. A Escola de Música de Currais Novos recebeu o nome de Suetônia Batista em homenagem à artista.
*Serviço:*
📖 V Festival Literário de Currais Novos – FLIC 2025
📅 19 a 25 de outubro de 2025
📍 Currais Novos – RN
🎟️ Acesso gratuito
🔗 Siga o FLIC nas redes sociais: @flic_cn
Fotos: Ruth Xavier
Comentários