Bagada escrito em 17 de Junho de 2025

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um alerta na quinta-feira (12) sobre um evento adverso muito raro que pode causar perda de visão repentina relacionado ao uso de medicamentos com semaglutida, como Ozempic, Rybelsus e Wegovy, todos da farmacêutica Novo Nordisk.
Além do alerta, a Anvisa solicitou a inclusão da reação adversa chamada Noiana nas bulas desses medicamentos. A decisão foi tomada após análises do Comitê de Avaliação de Risco em Farmacovigilância (PRAC), da Agência Europeia de Medicamentos (EMA).
A Noiana é uma lesão do nervo óptico causada por obstrução do suprimento sanguíneo, o que leva à disfunção das células nervosas e à perda de visão. Segundo o Manual MSD, essa perda é rápida, indolor e, geralmente, afeta apenas um dos olhos.
Segundo a farmacêutica, com base no conjunto total de evidências, os dados não indicam uma possibilidade razoável de relação causal entre a semaglutida e a Neuropatia Óptica Isquêmica Anterior não Arterítica. A empresa afirma ainda que o perfil de risco-benefício da semaglutida permanece favorável.
Apesar disso, a Novo Nordisk informou que irá colaborar com a EMA para a atualização das bulas, incluindo a Noiana como uma reação adversa medicamentosa muito rara.
CNN
Comentários