logo

Bagada escrito em 22 de Dezembro de 2024

Alexandre Monteiro é nomeado pelo governador Clécio ao cargo de procurador-geral de Justiça do MP-AP para 2025-2027

O promotor de justiça Alexandre Monteiro foi nomeado pelo governador do Estado do Amapá, Clécio Luís, para o cargo de procurador-geral de justiça do Ministério Público do Amapá (MP-AP), para o biênio 2025/2027. A nomeação foi feita na noite de sexta-feira (20), no Palácio do Setentrião, na presença da procuradora de justiça e conselheira do CNMP, Ivana Cei, e do procurador de justiça Nicolau Crispino.

Os indicados foram definidos em votação virtual realizada no dia 6, com participação de 100% dos membros aptos a votar, que em sua maioria votaram em Alexandre Monteiro, com 60 votos, compondo a lista tríplice com o procurador de Justiça Nicolau Crispino, com 43 votos, e o promotor de Justiça e atual PGJ, Paulo Celso Ramos, obtendo 41 votos.

O governador do Estado disse que os três indicados são excelentes profissionais de carreira no MP-AP e que utilizou o critério do mais votado para decidir, em respeito aos membros da instituição.

“Eu recebi uma lista tríplice com três grandes nomes do nosso Ministério Público e que estão no mesmo patamar com muitos serviços prestados para a instituição e para a sociedade. Então eu estabeleci um critério que é mais objetivo, que não compara esses três grandes nomes e ao mesmo tempo é uma demonstração de respeito à vontade dos membros do MP. Eu escolhi o jovem promotor Alexandre Monteiro porque ele foi o mais votado, aliás é a 2ª vez que ele figura na lista tríplice como o mais votado entre os candidatos. Espero com isso sinalizar que tenho um respeito pela instituição e em respeito aos seus membros, como demonstração de quem acredita no papel do Ministério Público, eu resolvi então optar pelo mais votado. Parabéns ao dr. Alexandre. Parabéns à instituição Ministério Público do Amapá.

Perfil de Alexandre Monteiro

Alexandre Flávio Medeiros Monteiro é natural de Natal-RN. Bacharel em direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), especialista em Ciências Criminais pela Universidade Sul de Santa Catarina (UNISUL), graduado em Ciências Contábeis pela Faculdade Estácio e especialista em Direito Administrativo e Gestão Pública junto à Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP-MPRS).

Antes de ingressar no MP-AP foi técnico ministerial do MPRN (2001-2006), assessor de procurador de justiça do MPRN (2003-2006) e professor colaborador da Universidade Federal do Amapá (2008), nas disciplinas de Direito Penal III e IV.

No MP-AP, foi aprovado no V Concurso para Promotor de Justiça Substituto, sendo empossado em 18/08/2006. Exerceu a titularidade nos municípios de Oiapoque, Amapá, Tartarugalzinho e Mazagão. Foi assessor da Corregedoria-Geral do MP-AP, de 2014 a 2020, e integrou grupos e comissões no âmbito interno, tanto na área meio quanto na área finalística. Atualmente exerce a titularidade da 8ª Promotoria Criminal de Macapá/AP e o cargo de Secretário-Geral da Procuradoria-Geral de Justiça.

Comentários

Deixe um comentário